Que tal ter uma loja virtual geek? Será que vale a pena ter uma?
Pois bem, antes de mais nada, convém explicar para quem ainda não está por dentro, o que é um geek?
Geek é uma palavra inglesa que ganhou vários significados ao longo do tempo, sendo o mais atual aquele voltado para identificar pessoas que possuem um gosto acima da média por computadores, computação, videogames, internet, filmes de fantasia e ficção científica, gadgets e outras tecnologias.
Sendo assim, um geek é alguém muito interessante.
Dessa forma, você precisa ter um site e-commerce igualmente interessante se quiser vender alguma coisa para essas pessoas.
Falando em vender, como será que está o mercado geek?
COMO ESTÁ O MERCADO GEEK?
De acordo com a Rakuten Digital Commerce, que entre maio de 2018 e abril de 2019 realizou uma pesquisa no setor, os geeks gastam 40% mais do que a média nacional de consumidores.
Em outras palavras, enquanto o Ticket Médio dos consumidores comuns é de R$ 329,00, o dos geeks é de 548,00.
Ou seja, esse mercado está uma mina de ouro.
Obviamente, se você for entrar nele, não se esqueça de pesquisar mais detalhes antes.
Por exemplo, uma das curiosidades desse público é que ele é formado majoritariamente por homens com faixa etária entre 20 e 30 anos.
Então, se você vai mesmo criar uma loja virtual geek, comece criando uma persona e-commerce para o setor.
COMO MONTAR UM E-COMMERCE GEEK: PASSO A PASSO
Além de montar uma persona, para desenvolver um e-commerce geek você terá que passar pelos seguintes processos:
1 – Empreendedorismo:
Ultimamente tenho mencionado dois métodos de empreendedorismo aqui no blog da e-Plus.
O primeiro deles é o tradicional Plano de Negócios, com o qual você planeja tudo primeiro e executa depois.
Já o outro método é o da startup e-commerce, em que você planeja e executa simultaneamente e, dessa maneira, aprende fazendo.
Escolha aquele que melhor de adapta ao seu estilo.
É nessa fase que você terá que criar o seu mix de produtos geek. Posteriormente será possível aperfeiçoá-lo conforme a demanda.
Abra, enfim, uma empresa. Só dessa forma é que poderá emitir notas fiscais.
2 – Plataforma:
A plataforma e-commerce é a ferramenta mais importante de um comércio eletrônico.
É com ela que você vai montar e administrar sua loja virtual geek.
Desse modo, escolha uma plataforma fácil de utilizar.
Ela deve ser escalável, isto é, suportar o crescimento do negócio.
Além disso, ela precisa ser omnichannel para que você possa integrar a loja virtual com loja física, mobile e outros canais de vendas.
3 – Gestão:
A gestão de um e-commerce deve levar em conta as rotinas administrativas comuns em todas as empresas, além da gestão da loja virtual propriamente dita.
Você pode fazer isso praticamente sozinho enquanto o e-commerce for pequeno e se tiver as habilidades necessárias para tal.
Mas depois que a loja virtual crescer a ponto de se tornar uma pequena ou média empresa, aí então você precisará contratar uma equipe.
Mas não se preocupe com isso agora, pois essa coisa da contratação é algo que deverá ser feito gradativamente.
4 – Marketing:
No Brasil, a cada 100 visitantes únicos de um site de comércio eletrônico só 1 faz uma compra.
Por isso, você precisa do Marketing para dessa forma fazer com que as pessoas visitem a sua loja virtual.
E, como se pode observar, quanto mais visitantes melhor, pois as chances de vender mais aumentam dessa forma.
Para tanto, aposte principalmente nos recursos de Marketing Digital.
5 – Vendas:
Tão logo a sua loja virtual passe a receber visitantes, ela começará a fazer vendas.
Analise os dados de visitas e compras, pois assim será possível aperfeiçoar seu mix de produtos.
Crie metas de vendas e supere-as para que o seu e-commerce possa prosperar.
6 – Logística:
Faça parcerias com empresas de logística diversas.
Os Correios, por exemplo, possuem serviços voltados para o e-commerce que valem a pena experimentar.
7 – Pós-vendas:
Depois de vender e entregar, certifique-se de que os seus clientes geeks ficaram satisfeitos.
Envie uma mensagem de e-mail para agradecer e verificar se a entrega foi realizada adequadamente e se o produto é o que o cliente esperava.
8 – Otimização:
No mundo moderno, muitos serviços e sistemas ficam ultrapassados num piscar de olhos. Eles são substituídos por recursos que geram resultados melhores.
Desse modo, você deve acompanhar esta evolução.
Otimize, por exemplo, o Design e-commerce, as aplicações da sua loja virtual, as abordagens de Marketing Digital, a logística e outros processos periodicamente.
Invista em melhoria contínua.
SUPORTE PARA CRIAÇÃO E GESTÃO DE LOJA VIRTUAL GEEK
Caso não possua conhecimento suficiente para desenvolver e administrar uma loja virtual, então poderá contratar o suporte de uma agência de e-commerce como a e-Plus.
No mercado de 2013, a equipe e-Plus já desenvolveu mais de 300 lojas virtuais com plataformas de e-commerce top de linha para empresários(as) brasileiros(as) e estrangeiros.
Além de criar e ajudar você a administrar lojas virtuais, a e-Plus conta com uma linha de serviços de Marketing Digital voltada para gerar mais visitantes para o seu site.
Com o suporte da agência e-Plus, a sua loja virtual geek sem dúvida vai sair do sonho para realidade com sucesso.