A partir de hoje inicio aqui no blog da agência e-Plus a análise mensal das lojas online dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros. Assim, você que está se preparando para montar um e-commerce esportivo, poderá extrair daqui algumas dicas quentes para o seu negócio. Começo com a loja virtual do Palmeiras, também chamada de Palmeiras Store.
A loja online do Verdão conta com cinco departamentos, são eles:
- Uniforme de jogo: venda de calções, camisas e meiões principais;
- Treino e viagem: venda de camisas, calças, jaquetas, camisetas, polos, etc.;
- Linha torcedor: comércio de camisas e blusas retrô e casuais;
- Presentes: comércio de copos, squeezes, bolsas, caixas de som e outros itens;
- Acessórios: venda de bolas, bonés, bolsas, cachecóis, malas e máscaras.
Além disso, a loja possui uma ala institucional sobre o clube. Ela também tem um setor de informações úteis que aborda as formas de pagamento, privacidade, entregas e trocas. Há, ainda, as seções Fale Conosco, Atendimento, Certificados e Redes Sociais.
A Palmeiras Store tem painel Minha Conta e Carrinho de Compras. Ademais, ela aceita pagamento com cartão de crédito, boleto bancário e transferência bancária via PayMee. Ou seja, trata-se de um e-commerce que possui o básico para funcionar bem.
Assim que puder clique também em “Construção de site e-commerce” e conheça uma agência e-commerce que já realizou mais de 300 projetos no ramo.
NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO PALMEIRAS
Sem mais delongas, para analisar a loja do Verdão eu vou usar duas ferramentas, a Semrush e a PageSpeed Insights.
Semrush
De acordo com a Semrush, a loja virtual do Palmeiras recebeu pouco mais de 251 mil acessos feitos por 159 mil visitantes únicos em novembro de 2020. E como se pode observar na tabela adiante, houve um aumento de 2,23% no número de visitas em relação ao mês anterior.
Seja como for, cada um desses visitantes acessou três ou quatro páginas da loja. A média de duração de cada acesso foi de 6 minutos e 54 segundos. A taxa de rejeição girou em torno de 51%.
De todo o tráfego obtido pela Palmeiras Store, 187K proveio das pesquisas orgânicas e 514K das mídias pagas. Com efeito, dá para ver que o Verdão investe muito em links patrocinados para gerar visitas e vendas em seu e-commerce.
Neste cenário, as palavras-chave orgânicas que mais geraram resultados no período foram “camisa do palmeiras”, “Palmeiras”, “Palmeiras Store” e “Camisa do Palmeiras 2020”. Já as keywords pagas mais interessantes foram “Palmeiras”, “jogo do Palmeiras”, “jogo Palmeiras”, “próximo jogo do Palmeiras” e “jogo Palmeiras hoje”.
PageSpeed Insights
Mudando de ferramenta, a PageSpeed Insights revelou que a loja do Verdão é lenta tanto no mobile e no desktop. No primeiro ela conseguiu pontuação “7” e no segundo “27” em uma escala que vai de 0 a 100.
Segundo a PageSpeed Insights, para que a Palmeiras Store fique mais rápida será necessário adiar imagens fora da tela, disponibilizar imagens em formatos de última geração e definir um tamanho adequado para as imagens, entre outras várias providências.
Então é isso, por enquanto, galera! Inscrevam-se no blog da agência e-Plus e recebam as nossas atualizações por e-mail. Desse modo, fiquem de olho nas próximas análises. A próxima, aliás, será feita em fevereiro. Fiquem com a gente!
Assim que puder clique em “Lojas online de futebol” e conheça os e-commerces dos 17 clubes campeões brasileiros.