Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Aqui estou mais uma vez com mais um post mensal da série sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol campeões brasileiros. Hoje lhes apresentarei a Grêmio Mania, a loja virtual do Tricolor Gaúcho.
O e-commerce do Grêmio possui 8 departamentos, confira em seguida:
- Umbro 2021: uniformes, roupas, calçados e acessórios da marca patrocinadora;
- Réplicas: imitações de camisetas da marca original;
- Masculino: itens como bonés, camisetas, calçados e perfumes, por exemplo;
- Feminino: baby look, regatas, toucas , blusas, moda de academia e praia, etc.;
- Infantil: fantasias, bolas, brinquedos, linha gremistinha e muito mais;
- Gaudéria: bombas de chimarrão, bombachas, cuias, facas, lenços, etc.;
- Casa: copos, taças, cama, mesa, banho, churrasco, canecas e outros itens;
- Acessórios: linha pet, canetas, bandeiras, miniaturas, etc.
Esta loja virtual possui ala institucional, ala de políticas de entregas, trocas e privacidade. Tem também um SAC para sugestões e reclamações. Além disso, ela conta carrinho virtual, painel do usuário e diversas opções de pagamento como cartões de crédito e boleto.
Uma vez dentro dessa loja, um consumidor pode procurar um produto usando a barra de pesquisa ou navegando pelo menu de departamentos. As páginas de produtos contam com fotos de boa qualidade, descrições pequenas, preço e botão comprar bem visíveis.
Ademais, a Grêmio Mania integra-se com as redes sociais do Grêmio. A loja possui, enfim, um botão do WhatsApp onde os consumidores podem clicar para abrir um chat online com um atendente, o que é um excelente recurso para tirar dúvidas sobre os produtos. Continue lendo e conheça mais sobre este e-commerce!
NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO GRÊMIO
Para analisar a loja virtual do Grêmio, eu usei às ferramentas Semrush e Page Speed Insights. Observe os resultados logo adiante:
Semrush
A loja oficial do Grêmio obteve mais de 88 mil visitas em novembro de 2021, de acordo com a Semrush. Essas visitas foram feitas por mais de 67 mil visitantes únicos. Como se pode observar na tabela que exponho a seguir, houve um decréscimo de 13% no número de acessos em relação ao mês de outubro do mesmo ano. Seja como for, cada visita levou em média pouco mais de 3 minutos. E a taxa de rejeição ficou em 61%.
Veja na tabela que do tráfego obtido no período, mais de 169K chegou à loja do Tricolor do Pampas por meio das buscas orgânicas. A Semrush, contudo, não computou o tráfego pago. Portanto, não é possível saber por esta análise se o Grêmio usa links patrocinados para e-commerce.
As palavras-chave mais usadas pelos torcedores do Grêmio para chegar à loja virtual foram “camisa do grêmio”, “grêmio mania” e “grêmio”. Observe, enfim, que mais de 50% das páginas de vendas da loja classificam entre a posição 51 e 100 no Google.
Page Speed Insights
O e-commerce do Grêmio tem velocidade moderada no mobile e é rápida nos desktops, conforme análise feita na ferramenta Page Speed Insights em novembro de 2021. No primeiro ela obteve pontuação “57” e no segundo “90”. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo).
Para que os consumidores possam acessar a loja virtual do Grêmio de forma ágil, a Page Speed recomenda eliminar recursos que impedem a renderização, reduzir o tempo de resposta inicial do servidor e garantir que o texto continue visível durante o carregamento da webfont, por exemplo, entre outras ações.
Esta é, enfim, a análise da Grêmio Mania, a loja online do Tricolor Gaúcho. Aproveito a chance para pedir que você leitor(a) se inscreva aqui no blog da Agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Receba, desse modo, as nossas atualizações diárias e as próximas análises direto no seu e-mail. Tudo grátis!
Assim que puder clique em “Loja virtual do Botafogo” e conheça o e-commerce da Estrela Solitária!