Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Estou de volta com um novo post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol que já foram campeões brasileiros. Pois desta vez eu vou lhes apresentar a loja virtual do Fluminense, a máquina tricolor carioca.
A loja oficial do Fluzão conta com 5 departamentos:
- Homem: produtos como tênis, calças, regatas e meiões, por exemplo;
- Mulher: chinelos, shorts, camisas, vestidos, etc.;
- Kids: tênis infantis, roupas baby, etc.;
- Acessórios: bonés, bolas, livros, copos, itens para pet e muito mais;
- Umbro: vestuário de jogo, treino e viagem, entre outros produtos.
O e-commerce tricolor possui recurso para pesquisa, painel “Minha Conta” e carrinho virtual. Além disso, ele conta com ala de informações e suporte, várias formas de pagamento e um chat online para compras.
Essa loja também tem formulário para captura de e-mails. Desse modo, o Fluminense consegue trabalhar o Topo de Funil, aumentando a base de leads de seu Funil de Vendas. Isso, de fato, é muito importante para converter clientes em médio e longo prazo.
Seja como for, logo em seguida você ficará por dentro de alguns números da loja do Flu. Pois continue lendo!
NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO FLUMINENSE
Para analisar a loja online do Fluminense eu recorri às ferramentas Semrush e Page Speed Insights. Confira agora os resultados!
Semrush
A loja online do Fluminense obteve quase 425 mil visitas no mês de maio de 2021, as quais foram feitas por pouco mais de 187 mil visitantes únicos. De acordo com a tabela que mostro adiante, houve um aumento de 29,42% no número de visitas em relação ao mês anterior.
Observe, na tabela, que cada visitante passou em média 6 minutos e 56 segundos dentro do e-commerce do Flu. Ademais, cada um desses visitantes acessou entre 2 e 3 páginas da loja.
De todo o tráfego que a loja virtual do Fluminense recebeu em maio, 1,2M proveio das buscas orgânicas. Contudo, a Semrush não encontrou dados sobre tráfego pago. Ou seja, não é possível saber o quanto o Fluminense tem usado de links patrocinados para gerar visitas em seu e-commerce.
Ainda acerca das buscas orgânicas, a Semrush nos indica que as palavras-chave pesquisadas pelos consumidores que chegam à loja do Fluminense são principalmente “fluminense”, “fluminense football club escalacao”, “loja oficial do fluminense online” e “camisa do fluminense”.
Page Speed Insights
A análise com a ferramenta Page Speed Insights expõe que o e-commerce do Fluzão é lento no mobile e moderado no desktop. No primeiro ele pontou “19” e no segundo “58”. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo).
Conforme esta ferramenta, para que a loja online do Flu seja mais ágil é necessário usar imagens em tamanho adequado e em formato de última geração. Além disso, é preciso adiar as imagens fora da tela e eliminar recursos que impedem a renderização, entre outras providências.
Esta é, enfim, a análise do e-commerce do Fluminense. Aproveito a oportunidade para solicitar que você se inscreva aqui no blog da agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Receba, então, as nossas atualizações por e-mail. Desse modo, fique de olho nas próximas análises!
Assim que puder clique em “Loja virtual do Cruzeiro” e conheça os números do e-commerce da Raposa!