Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Venho hoje mais uma vez lhes trazer um novo post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol campeões brasileiros. Pois desta vez eu vou lhes mostrar a loja virtual do Bahia, clube também chamado de Esquadrão de Aço e Tricolor de Aço.
A Loja Esquadrão, como é conhecido este e-commerce, tem 4 departamentos:
- Uniformes: camisas oficiais e não oficiais, coleções e meiões;
- Casual: camisas, bermudas, moda praia, fitness, linhas bike, irmã Dulce e produtos LGBT;
- Acessórios: bandeiras, malas, carteiras, flâmulas, bonés, chaveiros e relógios;
- Utensílios: papelaria, jogos, brinquedos, linha pet e linha para cuidados pessoais.
Além disso, a loja virtual do Esporte Clube Bahia possui ala institucional com política de privacidade e termos de uso. Ela também tem um setor de ajuda e suporte onde os consumidores podem ler documentos sobre condições gerais de compras, trocas e devoluções, por exemplo, e entrar em contato.
O e-commerce possui, ainda, painel “Minha Conta”, várias formas de pagamento como boleto e cartão de crédito, integração com redes sociais, campo para pesquisa, certificado SSL e outros recursos. Suas páginas de vendas contam com botão “Comprar” e preços bem aparentes, como manda a Lei do E-commerce.
As imagens das páginas de vendas são de boa definição e possuem zoom, o que ajuda os consumidores a verificarem o produto e a tomarem uma decisão de compra. Ademais, os produtos têm dados descritivos breves e opinião dos clientes. A loja promete entregas para todo o Brasil.
Como visto, a Loja Esquadrão possui o básico para fazer sucesso. Para pessoas como você que querem montar o próprio e-commerce, ela é um bom case para se inspirar. Continue lendo!
Assim que puder clique em “Construção de site e-commerce” e saiba mais sobre a Agência e-Plus, que já criou mais de 300 lojas virtuais para clientes nacionais e internacionais!
NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO BAHIA
Recorri a duas ferramentas para analisar a Loja Esquadrão, a Semrush e a Page Speed Insights. Confira em seguida os resultados.
Semrush
A loja virtual do Tricolor de Aço obteve 2,8 mil visitas feitas por 2,8 mil visitantes no mês de agosto de 2021, conforme dados da Semrush. De acordo com a tabela que mostro a seguir, houve um aumento de 2,76% no número de acessos em relação ao mês de julho do mesmo ano.
Como se pode observar na tabela, de todo o tráfego obtido pela loja no período, 32,9K ocorreu a partir das buscas orgânicas. O documento não mostra dados sobre o tráfego pago e sendo assim não é possível saber o quanto o Bahia investe em links patrocinados para e-commerce.
Sobre as buscas orgânicas, contudo, a Semrush revela que as palavras-chave mais pesquisadas pelos torcedores que chegam ao e-commerce do clube são “camisa do bahia”, “loja esquadrão”, “esquadrão”, “camisa bahia”, e “loja do bahia”.
Page Speed Insights
A loja do Bahia é lenta no mobile e moderada no desktop, de acordo com análise da Google Page Speed Insights feita em outubro de 2021. No primeiro quesito ela obteve pontuação “36” e no segundo “77”. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo).
Conforme esta ferramenta, para que os consumidores possam acessar a loja do Bahia com agilidade será necessário eliminar recursos que impedem a renderização, reduzir o JavaScript e o CSS não usado, definir um tamanho adequado para as imagens, reduzir o tempo de resposta inicial do servidor, codificar imagens com eficiência e disponibilizar imagens em formatos de última geração, entre outras providências.
Muito bem, esta é a análise da loja online do Esquadrão de Aço. Aproveito a chance para solicitar que você leitor ou leitora se inscreva aqui no blog da Agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Receba, assim, as nossas atualizações diárias e as nossas próximas análises via e-mail. Fique de olho!
Assim que puder clique em “Loja virtual do Internacional” e conheça os números do e-commerce colorado!