Loja virtual do Atlético Mineiro: analisando o e-commerce do Galo

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Fique por dentro de algumas características e números do Shopping da Massa!

Atlético Mineiro campeão da Libertadores de 2013. Foto: Conmebol
Atlético Mineiro campeão da Libertadores de 2013. Foto: Conmebol

Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Estou de volta com mais um post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol campeões brasileiros. Hoje lhes apresento o Shopping da Massa, a loja virtual do Atlético Mineiro, o Galo de Minas Gerais.

Desenvolvido com plataforma VTEX, o e-commerce do Atlético MG possui 6 departamentos, confira em seguida:

  • Elenco: camisas com os nomes dos jogadores nas costas;
  • Oficial: camisas I, II e II, além de roupas para treino e viagem;
  • Masculino: camisas, camisetas, calças, calções e jaquetas, por exemplo;
  • Feminino: vestidos e sobretudo camisas e camisetas para mulheres;
  • Infantil: roupas e calçados da linha baby e infantil;
  • Acessórios: bolas, bonés, carteiras, livros, máscaras, linha pet e muito mais.
Homepage da loja virtual do Atlético Mineiro
Homepage da loja virtual do Atlético Mineiro

Ao fazer uma visita ao Shopping da Massa você perceberá que esta loja possui ala de atendimento e suporte. O torcedor pode navegar e ler perguntas e respostas frequentes, políticas de privacidade, entrega, trocas e devoluções, entre outras coisas. Além disso, ela conta com os painéis “Meus dados” e “Meus pedidos”, que proporcionam mais clareza ao consumidor.

Uma vez dentro deste e-commerce, o torcedor pode procurar produtos por meio de uma barra de pesquisa ou por meio do menu. As páginas de vendas contam com boas imagens, recurso de zoom, preço bem visível, seletores de tamanho, calculadora de frete e botão “Adicionar ao carrinho”. Na hora de pagar, o consumidor pode optar por boleto bancário ou cartão de crédito.

Em resumo, esta loja online tem todos os recursos básicos para alavancar compras na internet. E como se pode observar adiante, o clube Atlético Mineiro faz muito bom proveito dessa tecnologia. Confira!

NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO ATLÉTICO MINEIRO

Para analisar a loja virtual do Atlético Mineiro eu recorri às ferramentas Page Speed Insights, do Google, e Semrush. Observe os resultados:

Semrush:

A loja oficial do Atlético MG obteve mais de 75 mil visitas em dezembro de 2021, conforme revela a Semrush. Essas visitas, por suas vezes, foram feitas por mais de 42 mil visitantes únicos. Como você poderá visualizar na tabela que exponho logo em seguida, houve um acréscimo de mais de 16% no número de acessos em relação ao mês de novembro do mesmo ano. Seja como for, cada visita levou em média um pouco mais do que 7 minutos. A taxa de rejeição, enfim, ficou na casa dos 64%.

Loja virtual do Atlético Mineiro, conforme a Semrush
Loja virtual do Atlético Mineiro, conforme a Semrush

Do tráfego obtido no período, mais de 70K proveio das buscas orgânicas. Outros 5,4K proveio de mídias pagas, o que comprova, portanto, que o Atlético Mineiro investe em links patrocinados para e-commerce.

As palavras-chave mais usadas pelos torcedores do Galo para chegar ao Shopping da Massa foram “loja do galo”, “galo”, “camisa do galo”, “atlético” e “camisa atlético”. Já os principais termos-chave pagos foram “manto da massa”, “camisa atlético” e “camisa do galo”.

Vídeo: hino do Galo na Libertadores de 2013

Page Speed Insights

O e-commerce do Atlético Mineiro tem velocidade lenta no mobile e moderada no desktop, de acordo com análise feita na ferramenta Page Speed Insights em janeiro de 2022. No primeiro, ele obteve pontuação “20” e no segundo “82”. A escala Page Speed vai de 0 (ruim) a até 100 (ótimo).

Loja virtual do Galo, de acordo com a Page Speed Insights
Loja virtual do Galo, de acordo com a Page Speed Insights

Para que os torcedores do galo possam acessar o Shopping da Massa com agilidade, a Page Speed recomenda reduzir o JavaScript não usado, diminuir o impacto de códigos de terceiros e minimizar o trabalho da thread principal, entre outras ações.

Enfim, está é a análise da loja virtual do Atlético MG. Aproveito a oportunidade para solicitar que você se inscreva aqui no blog da Agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Receba, assim, as nossas atualizações semanais e as próximas análises direto no seu e-mail. Tudo grátis!

Assim que puder clique em “Loja virtual do Grêmio” e conheça o e-commerce do Tricolor Gaúcho!