Olá, olá, minhas amigas e meus amigos leitores! Hoje venho lhes apresentar mais um post da série mensal sobre as lojas virtuais dos clubes de futebol campeões brasileiros. A bola da vez é a loja virtual do Athletico Paranaense, também chamado de Club Athletico Paranaense, Furacão e rubro-negro.
O e-commerce do Furacão possui uma estrutura com 6 cateriorias, confira em seguida:
- Masculino: linhas oficial, treino, viagem, casual e retrô;
- Feminino: linhas oficial, casual e retrô;
- Infantil: linhas oficial, juvenil, retrô e baby;
- Acessórios: itens como copos, ímãs, bonés e bolsas, por exemplo;
- Umbro: bolsas, calçados, luvas e vestuário da marca patrocinadora;
- Outlet: produtos com preços mais baixos.
A loja virtual do Furacão conta com todos os recursos básicos como barra de pesquisa, carrinho virtual, painel “Minha conta”, ala de informações e suporte ao cliente, múltiplas formas de pagamento e conexão com as redes sociais.
Já as páginas de produtos possuem o preço e botão comprar bem visíveis e, sendo assim, estão dentro dos parâmetros da Lei do E-commerce. Apesar de não possuírem quase nenhuma descrição de produtos, elas têm seletores de tamanho e cor, bem como campo para personalização.
Além disso, o e-commerce do Athletico Paranaense possui páginas de pesquisas com filtros como “categorias” e “coleçoes”. Isso sem dúvida ajuda o consumidor a encontrar tudo o que precisa com mais facilidade. Resumindo, é uma loja completinha.
NÚMEROS DA LOJA VIRTUAL DO FURACÃO
Para analisar o e-commerce do Furacão, recorro às ferramentas Semrush e Page Speed Insights. Logo a seguir, você poderá conferir os resultados dessa análise. Prossiga!
Semrush
Conforme dados da Semrush, a loja virtual do Athletico Paranaense obteve pouco mais de 403 mil acessos em março de 2022, os quais foram feitos por 191.500 visitantes únicos. A média foi de quase dois acessos por visitante no período. Cada visita durou cerca de 3 minutos e meio. E a taxa de rejeição, enfim, girou em torno de 65%.
Como se pode observar, do tráfego obtido pelo e-commerce rubro-negro no período, 1,4M proveio das buscas orgânicas. A Semrush não contabilizou dados de tráfego pago e, sendo assim, não é possível saber por esta análise se o Furacão usa links patrocinados para e-commerce.
Seja como for, as palavras-chave orgânicas mais usadas pelos torcedores do Furacão para chegar à loja virtual do Athletico Paranaense foram “atlético paranaense”, “atletico pr”, “athletico”, “cap” e “jogo do atletico”. Destas, 76,6% tiveram caráter informativo, 4,7% comercial, 4,1% navegacional e 14,6% transacional.
Page Speed Insights
De acordo com análise feita em maio de 2022 com a ferramenta Page Speed Insights, a loja virtual do Furacão tem velocidade lenta no celular e moderada no desktop. No primeiro ela obteve nota 5 e no segundo 59, em uma escala que vai de 0 (ruim) a até 100 (ótima).
Para que os consumidores possam acessar o e-commerce rubro-negro de forma mais ágil, a Page Speed recomenda que os gestores do site disponibilizem imagens em formatos de última geração, adiem imagens fora da tela e ativem a compactação de texto, entre outras ações.
Esta, enfim, é a análise da loja virtual do Athletico Paranaense. Aproveito a oportunidade para pedir que você se inscreva aqui no blog da Agência e-Plus por meio do formulário disponível nesta tela. Assim, você poderá receber as nossas atualizações de forma gratuita diretamente no seu e-mail.
Assim que puder clique em “Loja virtual do Sport” e conheça o e-commerce do Leão do Norte!