Loja virtual de sapatos: como montar a sua

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Do modelo de negócios à implantação do e-commerce

Monte a sua loja virtual de sapatos

Monte a sua loja virtual de sapatos

Que tal criar a sua loja virtual de sapatos e fazer sucesso no comércio eletrônico? Neste artigo apresento um modelo de negócios no ramo baseado no Business Model Canvas (BMC), o qual você poderá ajustar como desejar. Acompanhe!

Modelo de negócio de loja virtual de sapatos

Conforme a teoria do BMC, que você poderá ler no livro “Business Model Generation” (disponível em Língua Portuguesa nas livrarias brasileiras) ou em algum dos vários resumos publicados na internet, existem 9 aspectos que precisam ser alinhados antes de dar início a qualquer tipo de negócio.

A seguir, apresento cada um desses aspectos, já com os dados para um modelo de negócios de loja virtual de sapatos, observe:

• Segmento de clientes:

É o grupo de pessoas para o qual pretende vender.

No nosso exemplo, vamos trabalhar com o público de pessoas de ambos os sexos, com idades entre 18 e 40 anos.

• Proposta de valor:

É aquilo que um cliente mais preza em um determinado produto (soluções).

Em nosso caso, sabemos que milhares de pessoas procuram por “sapato azul”, “sapato preto”, “sapato branco”, etc, na web.

Por isso, ofereceremos sapatos coloridos que potencializam a jovialidade do nosso segmento de clientes.

• Canais de comunicação:

É o grupo de meios de comunicação usado para contato com os clientes.

Em nossa loja de sapatos fictícia trabalharemos com um site com chat e telefone, com um blog e com o Facebook, a princípio, e aumentaremos o número de canais conforme a demanda.

• Relacionamento com os clientes:

É a forma como os clientes serão tratados.

No nosso exemplo, os clientes usarão uma loja virtual na qual poderão escolher tipo, tamanho e cor do sapato sem interferência de vendedor.

Ao mesmo tempo haverá um chat e um número de telefone disponível para o consumidor tirar dúvidas em tempo real, se necessário.

Já, no blog, os clientes poderão conhecer as últimas tendências e lançamentos de sapatos coloridos, entre outras novidades do setor.

• Fontes de receita:

É o grupo de fontes de receitas com o qual a empresa ganha dinheiro.

No nosso caso, a fonte primária será a venda de sapatos coloridos e a fonte secundária será a comercialização de produtos para sapatos, tais como graxas, odorizadores, laceadores, protetores, esponjas, polidores, etc.

• Recursos principais:

É o grupo de ferramentas e processos usado na realização da atividade-chave.

No nosso negócio, precisaremos de uma fábrica de sapatos (pequena a princípio), estilistas de sapatos, suporte para manutenção e divulgação das mídias da empresa na web.

Pode-se, contudo, estudar a viabilidade de comprar sapatos no atacado e revendê-los ao invés de fabricá-los.

• Atividades-chave:

É a principal atividade feita pela empresa para gerar valor aos clientes.

No nosso exemplo teremos duas: a fabricação e a comercialização dos sapatos coloridos por meio de um site e-commerce.

• Parcerias principais:

É o grupo de empresas ou indivíduos externos que complementa o negócio.

Neste empreendimento de sapatos, precisaremos de fornecedores de produtos para sapatos, os quais revenderemos na nossa loja virtual.

• Estrutura de custo:

É o investimento necessário para fazer a empresa funcionar.

No nosso exemplo, teremos custos com água, luz, internet, distribuição, provedores de sites, manutenção de máquinas, impostos, salários, contabilidade e Gestão de Marketing Digital.

Você pode usar esse modelo de negócios de loja virtual de sapatos para se inspirar e ter novas ideias, adaptá-lo a uma ideia que já vinha desenvolvendo, fazer pequenas ou grandes mudanças, como quiser.

Próximos passos para abrir sua loja virtual de sapatos

Uma vez que o modelo de negócios ficar pronto e maduro o suficiente para ser colocado em prática, você precisará abrir uma empresa, produzir os sapatos (se for o caso), escolher uma plataforma e-commerce e fazer a implantação do e-commerce propriamente dita.

Paralelamente à implantação da loja virtual, deve-se pensar na estratégia de Marketing Digital que será utilizada para a divulgação dos produtos na web. Por fim, deve-se acompanhar as estatísticas de vendas e outras KPI’s do e-commerce e otimizá-lo periodicamente.