Se você tem ou pretende ter uma loja virtual de moda, então talvez queira dar um toque de luxo e/ou elegância na mesma para se diferenciar da concorrência. Neste artigo, proponho técnicas simples de Design que podem ser usadas para este propósito.
Ao longo deste post eu cito lojas online famosas, algumas produzidas pela agência de performance 100% e-commerce e-Plus. Assim você poderá visualizar exemplos práticos de sucesso e tentar aplicar os conceitos de Design ao seu projeto. Confira em seguida!
Acesse e leia também a matéria “Cores no e-commerce”. Descubra, então, como elas influenciam as vendas via internet!
TOQUE DE ELEGÂNCIA NO DESIGN DE LOJA VIRTUAL DE MODA
Você já deu uma espiada nos sites das maiores marcas de moda do mundo? Eles podem lhe dar algumas pistas sobre como dar um toque de elegância à sua própria loja online. Eu mesmo andei dando uma olhada e extraí quatro lições:
1 – Imagens grandes:
Sites de e-commerce de moda como os da Prada, Channel e Burberry exibem imagens grandes com boa definição. Muitas das fotos usadas por estas marcas ocupam a maior parte da tela. A ideia é mostrar o produto bem de perto para dessa forma provocar o desejo de compra.
A loja virtual Gregory, produzida pela agência e-Plus, segue este princípio. A Gregory é uma loja de roupas e acessórios femininos. Ela vende casacos, vestidos, blusas e outros itens, os quais ficam ótimos nas fotografias ampliadas.
2 – Vídeos:
Lojas como a Gucci e Prada empregam vídeos sem áudio para exibir seus produtos. Outro site e-commerce, que não é de moda, mas também usa esse recurso é o da marca de relógios Rolex.
Os vídeos, na maioria das vezes em câmera lenta, expõem os produtos no corpo das pessoas ou em seus momentos de fabricação. Isso transmite uma ideia de movimento, de ação, e por isso geram fixação maior na mente dos consumidores.
3 – Capricho nas fontes:
Lojas tradicionais usam basicamente dois tipos de fontes. As com serifas e as sem. No Brasil, comércios eletrônicos como os do Extra.com e Americanas empregam apenas a do segundo tipo. Mas para conferir mais elegância nas vitrines online você pode ousar um pouco mais.
Faça, por exemplo, como a DIOR, que usa também as fontes dos tipos cursiva e display, além das já mencionadas com e sem serifas. Outro aspecto importante é o tamanhos das letras, que para gerar a sensação de elegância precisam ser maiores.
4 – Visual mais limpo:
Para ter uma loja virtual de moda elegante, aposte também em um visual mais limpo. Lojas comuns tendem a encher a tela com produtos. Todavia, para transmitir mais elegância e/ou luxo, ao menos na parte superior da homepage o visual precisa ser mais tranquilo.
Para criar um bom Design usando este princípio, dê aquela “enxugada” no menu. Se quiser, use poucas e curtas palavras. Empregue ícones intuitivos que conduzem as pessoas para outras partes da loja. Dê uma olhada na loja da Lanvin, por exemplo, e inspire-se!
MAIS DESIGN NA LOJA VIRTUAL DE MODA
Além das quatro lições abordadas neste post, não se esqueça de cuidar das cores. Descubra quais são as cores preferidas do seu público e crie um Design com vários tons da mesma. Ademais, siga os princípios do Alinhamento, Balanço, Contraste, Proximidade, Repetição e Proporção, entre outros, da Teoria do Design.
Lembre-se, enfim, que a usabilidade também é importante. Não adianta nada ter um Design bonito se sua loja virtual não for capaz de fechar vendas. Por isso, faça testes de usabilidade e otimize elementos como botões, menus, links, conteúdo, etc. Neste ponto, uma simples melhoria em um único botão pode ser a chave para enriquecer. Jared M. Spool que o diga.
Assim que puder clique também em “Layout e-commerce” e entenda a importância de contar com um Design original e exclusivo na sua loja virtual!