Loja virtual de jardinagem: e-commerce e Marketing Digital

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Empreenda e implante uma loja virtual de produtos para jardins e paisagismo!

Loja virtual de jardinagem: venda produtos para paisagismo! Imagens: @freepik @macrovector
Loja virtual de jardinagem: venda produtos para paisagismo! Imagens: @freepik @macrovector

Loja virtual de jardinagem é um tipo de negócio online com o qual é possível vender produtos para uso em jardins e atividades de paisagismo. O primeiro passo para criar a sua é escolher um público-alvo.

Em outras palavras, inicie seu negócio estabelecendo para qual classe econômica deseja vender itens de jardinagem. No Brasil, de acordo com dados do Uol Economia, as classe sociais têm estas faixas de rendimento (soma dos rendimentos de toda a família):

  • E: até R$ 2.090,00;
  • D: de R$ 2.090,00 a até R$ 4.180,00;
  • C: de R$ 4.180,00 a até R$ 10.450,00;
  • B: de R$ 10.450,00 a até R$ 20.900,00;
  • A: de R$ 20.900,00 para cima.

Após estabelecer a classe econômica fica muito mais fácil criar um mix de produtos. Se, por exemplo, o seu público for composto por pessoas das classe E, D e C, os itens à venda deverão ser menos requintados e mais baratos. Todavia, se o público for as classes B e A, então os produtos deverão ser mais requintados e, portanto, mais caros.

Crie, então, um mix de produtos conforme o público. Pesquise preços em empresas atacadistas e fabricantes. Se precisar, clique em “Mix de Produtos” e acesse o nosso material sobre o tema. Obtenha assim mais informações para montar o seu.

Uma vez passado por este processo, siga para o esboço do seu negócio. Saiba mais sobre isso em seguida!


ESBOÇANDO SUA LOJA VIRTUAL DE JARDINAGEM

Para esboçar o seu e-commerce de jardinagem use a ferramenta Business Model Canvas (BMC). Você pode encontrar a teoria dessa ferramenta no livro “Inovação em Modelos de Negócios”, de Alexander Osterwalder.

O BMC permite que você crie um quadro visual sobre nove áreas do seu negócio, são elas:

01 – Propostas de valor:

São os produtos, serviços e soluções que você vai oferecer aos consumidores (seu mix de produtos).

02 – Segmentos de clientes:

É o seu público-alvo, que consome os produtos do nicho e da classe econômica que você escolheu para atuar.

03 – Relacionamento com o consumidor:

É o modo com que você levará as propostas de valor aos seus consumidores.

04 – Canais de distribuição:

São os meios que usará para se comunicar e levar as suas propostas de valor aos consumidores.

05 – Atividades-chave:

É o conjunto de ações essenciais, sem as quais seu negócio não funciona.

06 – Recursos-chave:

São os itens com os quais você desenvolve suas atividades-chave.

07 – Parceiros-chave:

Se refere às pessoas e organizações que lhe ajudarão a realizar as suas atividades-chave.

08 – Fontes de receita:

São os principais meios de faturamento do seu negócio.

09 – Estrutura de custos:

São os seus custos de produção, entrega, manutenção, etc.

Vídeo: resumo do Business Model Canvas

Logo depois preencher todas as exigências do BMC, você terá um quadro geral do que poderá ser o seu e-commerce de jardinagem. A partir daqui já será possível partir para a criação de um Plano de Negócios, o qual é o seu documento oficial de planejamento.


PLANEJANDO SUA LOJA VIRTUAL DE JARDINAGEM COM UM PLANO DE NEGÓCIOS

Do esboço ao planejamento oficial, o Plano de Negócios é um documento de grande importância. Segundo o Sebrae, empresas que usam essa ferramenta sobrevivem por mais tempo e fazem mais sucesso.

Seja como for, um bom Plano de Negócios deve conter a seguinte estrutura:

01 – Sumário executivo:

É um resumo do seu negócio. Você deve descrever, por exemplo, o nome, o logotipo e a sua Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores). Explique como serão os seus setores de atividades, a sua forma jurídica, o seu capital social, o enquadramento tributário e por aí vai.

02 – Análise de mercado:

É um estudo sobre os seus clientes. Esta é a hora de criar buyer personas que lhe ajudarão a direcionar seu Marketing. Faça também uma pesquisa acerca dos seus concorrentes. Saiba mais sobre os pontos fortes e fracos deles. Crie uma lista de fornecedores e analise-os um a um.

03 – Plano de Marketing:

É um plano de divulgação. Defina quais serão seus principais produtos e serviços, bem como os seus preços. Deixe claro como serão suas estratégias promocionais. Apresente sua estrutura de comércio. Informe quais tipos de Marketing usará para divulgar seu negócio na internet.

04 – Plano Operacional:

É um plano de execução. Torne claro como será o layout da sua sede física e também o layout da sua loja virtual ou de outro site de comércio eletrônico que preferir. Informe como será a sua produção, o seu comércio, a sua prestação de serviços. Apresente seus processos operacionais.

05 – Plano Financeiro:

É um plano sobre suas receitas e despesas. Faça uma estimativa de investimento, faturamento e custos. Use indicadores de viabilidade como os que se referem ao ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno. Defina, enfim, seu capital de giro.

Video: Plano de Negócios com o software do Sebrae

Uma vez com um Plano de Negócios pronto, contrate um contador e abra uma empresa. Sim, você precisa abrir uma empresa e obter um CNPJ. Se você já tiver uma loja de jardinagem física, então o processo fica mais fácil. Você deverá apenas adequar o seu CNAE para e-commerce.

Agora você já está apto(a) para implementar a loja virtual propriamente dita. Este, aliás, é o assunto do próximo tópico. Continue lendo!


COMO IMPLANTAR UMA LOJA VIRTUAL DE JARDINAGEM

Plataforma VTEX: CMS 100% editável possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas
Plataforma VTEX: CMS 100% editável possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas

Implantar uma loja virtual de jardinagem requer uma plataforma e-commerce. E você precisa escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. É possível fazer isso calculando o tamanho do seu negócio.

Se, por exemplo, você tiver a pretensão de vender até R$ 70 mil mensais, então é possível usar uma plataforma como a Loja Integrada, por exemplo. Mas se a ideia é vender mais do que R$ 70 mil por mês, então aposte em uma plataforma mais “parruda” como a VTEX, que lhe proporcionará maior escalabilidade para crescer.

Seja como for, é bem provável que você precisará também da ajuda de uma agência e-commerce para criar o layout e Design da sua loja virtual. Além disso, a agência também poderá integrar aplicativos e empoderar ainda mais o seu e-commerce.

Tão logo, porém, a loja online seja publicada na web, será necessário investir em publicidade. É sobre isso o próximo tema. Confira!


MARKETING DIGITAL PARA LOJA VIRTUAL DE JARDINAGEM

Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas
Agência de performance é aquela que divulga, mede e otimiza o desempenho de vendas

O que você faz depois que a sua loja virtual de jardinagem estiver pronta? Você espera os consumidores visitarem ela? Claro que não! Você deve investir em Marketing, principalmente em Marketing Digital, para atrair consumidores para as suas páginas de vendas.

Na hora de produzir os seus anúncios, seja com Google Ads ou Facebook Ads, lembre-se de segmentar de acordo com o seu público-alvo. Não adianta anunciar para a Classe A se o seu público é a Classe C, ok? Preste bem atenção a isso!

Considere, ainda, trabalhar com o Marketing de Performance, uma ciência prática que permite divulgar, testar e otimizar seus anúncios. Com este recurso é possível testar seus anúncios com pequenos públicos. Daí, então, os anúncios bons são ampliados para públicos maiores e os não tão bons são descartados ou otimizados antes da próxima publicação.

Enfim, quando o tema é Marketing de Performance, uma boa ideia é contratar uma agência de performance. Uma agência assim já possui os softwares e uma equipe treinada, o que lhe proporcionará os melhores resultados possíveis em termos de vendas, obtenção de leads e reconhecimento de marca, entre outros fatores. Vale a pena experimentar!

Assim que puder clique em “Loja virtual de gravatas” e aprenda a montar um negócio desse tipo!