Você já pensou em criar uma loja virtual de doces? Há uma boa chance de se fazer sucesso vendendo bolos, chocolates, amendoins, balas e outros produtos do tipo pela internet.
Só para você ter uma ideia, de acordo com dados do Euromonitor citado pela Editora Estilo, o mercado de doces brasileiro chega a faturar R$ 12 bilhões por ano. E segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolate (Abicab) mencionada em post do Sebrae o mercado gourmet cresce 20% ao ano. Isto é muito animador, não acha?
E o mais interessante é que neste setor os produtos artesanais são bem aceitos. Assim, pequenos produtores como as padarias, por exemplo, podem explorar nichos já estabelecidos e/ou até criar novos nichos dentro do segmento.
Além disso, há espaço também para os grandes fabricantes, os quais podem distribuir seus produtos por meio de um e-commerce D2C (direto da fábrica para o consumidor final) ou B2B (da fábrica para empresas distribuidoras). Mas como começar?
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE DOCES
Como se estivesse produzindo um desenho, inicie uma loja virtual de doces pelo esboço. Isto é, junte algumas ideias (sem compromisso, por enquanto) e tente imaginar como seria esse empreendimento.
Ao esboçar seu negócio, leve em conta questões como:
- Como será seu tipo de negócio (B2C, B2B, D2C ou outro)?
- Quais doces irá vender (bolos, pães, confeitos, gomas, pirulitos, etc)?
- Eles serão fabricados em larga escala ou serão artesanais?
- Quem serão seus fornecedores?
- Como você vai estocar as matérias-primas e os produtos acabados?
- Para quem você vai vender (classe A, B, C, D ou E)?
- Como será a sua loja virtual?
Enquanto você resolve isso procure por inspirações. Você pode, por exemplo, dar uma espiada em lojas virtuais de doces já existentes. Verifique o que e como elas vendem. Observe como é o atendimento e também como são suas políticas de produção, trocas e entregas. Faça uma compra teste em uma delas e veja como tudo funciona.
Além disso, participe também de algumas feiras e eventos do mercado de doces. Desse modo, você poderá entrar em contato com outros produtores, saber mais sobre equipamentos (caso queira ser um fabricante e comerciante D2C ou B2B), entre outras coisas.
Hora de fazer seu planejamento oficial
Logo depois de criar um esboço com a estrutura do seu negócio, comece a fazer um planejamento oficial. Hoje em dia, muitos empreendedores começam a planejar por meio do Business Model Canvas, que gera um quadro visual dos principais aspectos da sua empresa.
Em seguida, é importante criar um Plano de Negócios. Esse documento lhe ajudará a organizar seu Sumário Executivo, bem como os setores de Marketing, Operacional e Financeiro.
Com tudo planejadinho, abra uma empresa. Só assim você poderá contar com um CNPJ, emitir notas fiscais, cobrar inadimplentes e até mesmo comprar com alguns fornecedores. Aberta a empresa, parta para a criação da loja online.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE DOCES
Para criar sua loja virtual de doces você vai precisar de uma plataforma e-commerce. A melhor plataforma e-commerce para o seu negócio é aquela que conta com ao menos funções básicas e cabe no seu orçamento.
Uma dica para escolher a plataforma é observar como será seu faturamento. Se o seu negócio tem potencial para faturar até R$ 70 mil mensais, então é melhor começar com uma plataforma como a Loja Integrada. Já para faturamentos acima deste, o ideal é usar plataformas que tenham escalabilidade maior e mais recursos como a VTEX, por exemplo.
Para criar sua loja virtual, escolha e contrate uma agência e-commerce. Esse tipo de agência pode desenvolver o layout e o design da sua loja de acordo com as suas ideias. E se for uma agência de performance como a e-Plus, então ela poderá cuidar também do Marketing, que é o tema do próximo tópico.
COMO DIVULGAR SUA LOJA VIRTUAL DE DOCES
Uma das atividades mais importantes dentro de um e-commerce é a divulgação. Em uma loja física, os consumidores passam em frente espontaneamente, e alguns entram em compram. Mas em uma loja online, o dono precisa pagar para gerar visitas.
Há várias estratégias de Marketing Digital que podem gerar visitas em lojas virtuais. A mais usada, contudo, é a dos links patrocinados para e-commerce.
Esses links são anúncios pagos que podem ser veiculados em motores de buscas como o Google, por exemplo, e em seus sites parceiros. As pessoas clicam neles e vão parar nas páginas de vendas da sua loja virtual de doces.
O Google Ads, que é a plataforma usada para criar tais anúncios, possibilita direcioná-los para públicos-alvo bem específicos. Você deve mirar, então, o público-alvo que estabeleceu no seu Plano de Negócios.
No Brasil, em média a cada 100 visitantes de uma página de vendas de loja virtual só 1 compra. Isso representa uma taxa de conversão de 1%. Perde-se, assim 99 visitantes, que não compram. Você pode olhar isso e pensar que é o seu dinheiro investido no Marketing descendo pelo ralo.
Felizmente, neste aspecto, o trabalho de uma agência de performance pode vir bem a lhe ajudar. Uma agência assim pode subir essa taxa de conversão para 2%, 3%, 4% e até mais. Portanto, tenha isso em mente quando chegar o momento de divulgar sua loja virtual de doces.
Assim que puder clique também em “Loja virtual de celulares” e aprenda como criar uma do zero.