Loja virtual de brinquedos: e-commerce e Marketing Digital

7 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça o segmento, saiba o que vender e como desenvolver seu negócio online!

Monte uma loja virtual de brinquedos e faça parte de um mercado em crescimento no Brasil.
Imagem: @freepik
Monte uma loja virtual de brinquedos e faça parte de um mercado em crescimento no Brasil.
Imagem: @freepik

Será que é uma boa ideia criar uma loja virtual de brinquedos? É possível comercializar produtos deste segmento pela internet? Bem, se levarmos em conta o crescimento desta indústria nos últimos anos a resposta é “sim”.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ), as vendas só crescem desde 2012. Observe as estatísticas de faturamento de produtos nacionais e importados no Brasil:

  • 2012 – R$ 3.875 bilhões
  • 2013 – R$ 4.456 bilhões
  • 2014 – R$ 5.160 bilhões
  • 2015 – R$ 5.625 bilhões
  • 2016 – R$ 6.018 bilhões
  • 2017 – R$ 6.391 bilhões
  • 2018 – R$ 6.871 bilhões
  • 2019 – R$ 7.290 bilhões

Com dados assim dá até para se animar, né? É por isso que resolvi escrever este artigo no qual lhe mostro o caminho mais seguro para desenvolver seu e-commerce de brinquedos. Continue lendo e fique por dentro!

Quando puder, clique em “Loja virtual de roupas infantis”. Dessa forma, leia também um artigo complementar ideal para quem quer entrar no mercado de comércio de produtos para crianças.


O QUE VENDER EM UMA LOJA VIRTUAL DE BRINQUEDOS

Qual a faixa etária sua loja virtual vai atender? Pense nisso na fase de planejamento do seu e-commerce de brinquedos. Imagem: @brgfx
Qual a faixa etária sua loja virtual vai atender? Pense nisso na fase de planejamento do seu e-commerce de brinquedos. Imagem: @brgfx

Há uma infinidade de tipos de brinquedos, por isso, você precisa ser muito criterioso(a) na hora de montar um mix de produtos para comércio eletrônico neste ramo. Existem diferentes categorias, gêneros, além das faixas etárias das crianças que você precisa levar em conta.

Se você quiser trabalhar por idade, por exemplo, então poderá especializar-se em uma faixa como 0 a 6 meses, 6 a 12 meses, 1 a 2 anos, 3 a 4 anos, 5 a 7 anos, 8 a 11 anos ou mais de 12 anos.

Além disso, você precisa decidir se vai vender produtos só para meninas ou só para meninos. Se quiser também poderá comercializar produtos para ambos os gêneros e para todas as idades, o que aliás é o mais comum neste ramo de atividades.

Os produtos mais interessantes para meninas são bonecas e acessórios, patinetes, patins, fantasias para festas, instrumentos musicais, pelúcias, lembrancinhas, barracas e tocas, bicicletas e camas elásticas, entre outros.

Já para os meninos você poderá trabalhar com bonecos colecionáveis, mini veículos elétricos, triciclos, blocos de montar, bikes, patins, quebra-cabeças, pistas e autoramas, instrumentos musicais, carrinhos de plástico, etc. Perceba que muitas vezes os produtos são unissex.

Seja como for, fique atento(a) à sazonalidade das vendas para assim poder planejar promoções para o ano inteiro. Esta tabela da ABRINQ expõe como estão as vendas industriais desde 2012. Perceba que o comércio aumenta nos meses de julho, agosto, setembro e novembro:

Vendas mensais da indústria de brinquedos
Vendas mensais da indústria de brinquedos

Enfim, selecione dez ou mais lojas virtuais concorrentes e dê uma boa observada nelas. Dessa maneira, você poderá listar as melhores características de cada uma (incluindo o mix de produtos) e mesclá-las no seu projeto.


COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE BRINQUEDOS

Para iniciar e desenvolver seu projeto de loja virtual de brinquedos, siga o seguinte passo a passo:

01 – Planejamento:

Nesta etapa, use um Plano de Negócios para planejar tudo antes de investir. O preenchimento deste documento vai lhe dar uma visão mais clara sobre seu empreendimento. Ele vai lhe ajudar a lapidar sua ideia e deixa-la mais fácil de ser implantada.

Todavia, se preferir, você poderá trabalhar com o método Startup. Neste caso, a teoria e a prática do negócio são implementadas simultaneamente. Isto é, cada pequena ideia é testada com públicos pequenos. Se houver sucesso, então a ideia é ampliada para públicos maiores.

Pode ser interessante usar os dois métodos. Ou seja, primeiramente produza um Plano de Negócios para criar as bases do seu e-commerce. Logo depois, passe a testar suas ideias por meio do método Startup.

Como começar uma loja virtual? Com planejamento, formalização, plataforma e divulgação.
Como começar uma loja virtual? Com planejamento, formalização, plataforma e divulgação.

02 – Legalização:

Já durante a criação do seu Plano de Negócios você se deparará com a questão da legalização. Desse modo, você saberá que deverá abrir uma empresa para que seja possível emitir Notas Fiscais dos produtos que pretende vender.

O processo de legalização passa também pela obtenção de alvarás e licenças. Esses documentos são imprescindíveis para armazéns, fábricas, lojas físicas, centros de distribuição e outros estabelecimentos que lidam com produção e vendas de brinquedos.

Loja virtual precisa de alvará de funcionamento, o que é geralmente emitido pela prefeitura
Loja virtual precisa de alvará de funcionamento, o que é geralmente emitido pela prefeitura

03 – Desenvolvimento:

O desenvolvimento de uma loja virtual de brinquedos é uma das etapas mais sensíveis do seu projeto. Digo isso porque se você criar um site e-commerce ruim, nada do que tiver planejado no seu Plano de Negócios vai funcionar direito.

Uma loja online de qualidade precisa ter, em primeiro lugar, uma boa aparência. Ela deve contar com um Design original e exclusivo para, dessa forma, se diferenciar das lojas concorrentes.

Esse Design, por sua vez, precisa ser editável para que assim seja possível desenvolver banners para cada data comemorativa, para cada mês e época do ano. E, além disso, para que seja possível fazer mudanças em todo e qualquer aspecto da loja e melhorar sua usabilidade e desempenho de vendas.

Portanto, ao desenvolver sua loja online, prefira as plataformas de e-commerce que lhe proporcionam essa liberdade para modificar o layout e o Design a qualquer momento com praticidade.

VTEX é um exemplo de plataforma e-commerce que possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas
VTEX é um exemplo de plataforma e-commerce que possibilita criar lojas virtuais lindas e de alta performance em vendas

04 – Performance:

Uma vez que sua loja virtual de brinquedos estiver pronta você terá que começar a divulga-la. Essa é a primeira etapa da chamada performance de vendas. Logo, a divulgação com links patrocinados, conteúdo SEO e outros recursos é fundamental para atrair visitantes.

No Brasil, a cada 100 visitantes só 1 compra. Isto é, 1% de conversão. Neste cenário, quando o assunto é performance, um dos objetivos mais urgentes é aumentar essa taxa de conversão para 2%, 3%, 4%, 5% ou mais.

Para tanto, emprega-se o Marketing de Performance, uma ciência prática que visa a otimização contínua não apenas dos anúncios, mas da interface e da usabilidade da loja virtual, o que mais uma vez requer uma plataforma e-commerce com CMS 100% editável.

CMS 100% editável com teste A/B facilita a criação de páginas com melhor conversão
CMS 100% editável com teste A/B facilita a criação de páginas com melhor conversão

Acesse e leia também o post “VTEX CMS”. Conheça, dessa maneira, este sistema de desenvolvimento e-commerce e gestão de conteúdo.


VANTAGENS DE TER UMA LOJA VIRTUAL DE BRINQUEDOS

São vantagens de ter um e-commerce de brinquedos:

  • Transformação digital: sua empresa passará a atuar no varejo online e assim atrairá os novos consumidores, que são mais conectados, multicanais e informados;
  • Online o tempo todo: uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia, todos os dias do ano. Isso significa que será possível vender de manhã, tarde, noite e até de madrugada;
  • Compras a partir de qualquer lugar: uma loja virtual pode ser acessada de casa, do escritório, do transporte público, da praia, de dentro da sua loja física, da fila do pão, etc.
  • Múltiplas telas: conte com uma loja virtual de brinquedos que pode ser acessada em PCs e notebooks, mas que também pode estar na palma da mão das pessoas em uma tela de celular.

Ademais, uma loja virtual é mais fácil de ser divulgada. Anuncie cada uma de suas páginas de vendas pela internet com o Marketing de Performance e melhore sua taxa de conversão dia após dia. Torne sua marca mais conhecida a cada ano e evolua lado a lado com a indústria de brinquedos.

Assim que puder clique também em “Loja da Galinha Pintadinha é lançada na Amazon”. Desse modo, saiba mais sobre essa marca que foi do conteúdo no Youtube ao sucesso no e-commerce em seis anos.