Loja virtual de autopeças: e-commerce e Marketing Digital

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Dicas para as etapas de empreendedorismo, implantação, divulgação e muito mais!

Com uma loja virtual de autopeças você poderá vender em todo o Brasil, 24 horas por dia, todos os dias do ano!
Com uma loja virtual de autopeças você poderá vender em todo o Brasil, 24 horas por dia, todos os dias do ano!

Este é o segundo post da série mensal sobre implantação de e-commerce e Marketing Digital que será publicada aqui no blog da e-Plus no decorrer de 2020. O assunto da vez é a criação e divulgação de loja virtual de autopeças.

Uma loja virtual desse tipo pode sobreviver sozinha no e-commerce ou integrar-se com uma loja ou rede de lojas físicas. No primeiro caso deve-se passar por um processo de empreendedorismo a partir do zero, com abertura de empresa; enquanto no segundo deve-se apenas complementar o canal offline que já está pronto. Continue lendo para saber mais!

Acesse e leia também o post “Loja virtual de moda feminina”. Descubra, então, como desenvolver a sua e divulgá-la adequadamente!


PROCESSOS DE PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE LOJA VIRTUAL DE AUTOPEÇAS

O lançamento de uma loja virtual seja de qual setor for requer ao menos quatro etapas distintas, são elas:

01 – Empreendedorismo: refere-se ao planejamento do negócio e criação da empresa;

02 – Implantação: criação e lançamento de uma loja virtual;

03 – Marketing: divulgação da loja virtual e principalmente das suas páginas de vendas;

04 – Otimização: é a busca diária pela melhoria contínua de tudo o que envolve a loja virtual e a empresa de e-commerce como um todo.

Sendo assim, confira adiante algumas dicas para cada uma destas etapas. Avante!


EMPREENDEDORISMO

Plano de Negócios é o método mais comum para o planejamento da sua empresa e loja virtual de autopeças
Plano de Negócios é o método mais comum para o planejamento da sua empresa e loja virtual de autopeças

Empreender diz respeito a planejar uma empresa, o que pode ser feito de várias formas. Hoje em dia, as duas formas mais comuns são as que envolvem a criação de um Plano de Negócios ou a que emprega o método do tipo “Startup e-commerce”. Faça a sua escolha e mãos à obra!

Enquanto empreende você deverá criar as bases conceituais da sua empresa, o que envolve desenvolver nome; logotipo; Cultura Organizacional (Missão, Visão e Valores); políticas de compras, entregas e devoluções; e mix de produtos, entre outras coisas.

No que diz respeito ao mix de produtos, no caso de uma loja virtual de autopeças será possível trabalhar com importados ou nacionais, ou as duas coisas. Será preciso definir quem serão os seus fornecedores e se você vai trabalhar com o estoque deles ou se vai montar o seu próprio.

Vale mencionar, em um e-commerce de autopeças poder-se-á vender volantes, freios, suspensões; motores, câmbios e embreagens; óleos, aditivos e filtros; iluminação traseira, dianteira e interna, por exemplo. Há, enfim, centenas, senão milhares de produtos.

Ademais, abrir uma empresa também faz parte do ato de empreender. Todavia, se você já possui lojas físicas, então também já tem empresa aberta. Portanto, poderá pular todas as principais fases do empreendedorismo, bastando apenas integrar as lojas físicas à loja online.


IMPLANTAÇÃO

Pense nos departamentos que a sua loja online deverá ter para que você possa vender todos os produtos do seu mix com mais praticidade
Pense nos departamentos que a sua loja online deverá ter para que você possa vender todos os produtos do seu mix com mais praticidade

Passada a parte inicial do empreendedorismo, você poderá pensar em criar e lançar a sua loja virtual de autopeças. O primeiro passo para fazer isso é escolher a agência e-commerce que desenvolverá o layout e as integrações de sistemas.

Uma agência como a e-Plus poderá de fato lhe ajudar a escolher a melhor plataforma e-commerce para o seu projeto. Algumas plataformas permitem produzir um Design a partir do zero e essas são, na maioria das vezes, as melhores.

Para criar a sua loja online, a equipe da agência deverá saber detalhes do seu negócio. Nesta fase, entender como é o seu mix de produtos, por exemplo, é importante para que se possa criar os departamentos da loja. Nesta etapa criam-se também os botões, links, etc.

Durante a produção do layout e Design podem ser realizadas as integrações com outros sistemas, tais como os de pagamento, embalagem, entregas, etc., e os sistemas gestores como ERP, CRM, WMS, OMS, etc.

Logo depois do desenvolvimento do Design será preciso incluir na loja o conteúdo. Há muitos tipos de conteúdos, tais como o texto institucional, bem como os textos das páginas de vendas, das políticas de compras, trocas e devoluções, etc.


DIVULGAÇÃO

Invista em links patrocinados e tenha um retorno rápido
Invista em links patrocinados e tenha um retorno rápido

Aproveito para emendar a questão do conteúdo com a do SEO. O que quero dizer é que tudo o que for incluso na sua loja virtual, seja material textual ou audiovisual, precisa ser otimizado para motores de buscas como o Google e Bing. Assim ficará mais fácil para os consumidores acharem sua loja online.

Além disso, o Marketing Digital tem outras técnicas de divulgação como a dos links patrocinados para e-commerce, os famosos anúncios pagos. A vantagem desses anúncios é que eles não têm tempo de espera. Ou seja, eles podem ser publicados, vistos e acessados imediatamente.

Mas se, por um lado, SEO e links patrocinados ajudam atrair visitantes para a sua loja online, o E-mail Marketing possibilita fidelizá-los. Neste ponto, se a taxa de conversão do e-commerce é de 1%, o E-mail Marketing poderá elevá-la para um percentual bem maior.

O mais importante, contudo, é que a divulgação seja constante, isto é, que ela ocorra todos os dias do ano. Só desse modo é que os consumidores serão atraídos para as páginas de vendas da sua loja virtual de autopeças, farão compras e se lembrarão da sua marca.


OTIMIZAÇÃO

A melhoria contínua das etapas-chave do seu e-commerce fará com que mais cedo ou mais tarde os consumidores percebam a sua qualidade superior
A melhoria contínua das etapas-chave do seu e-commerce fará com que mais cedo ou mais tarde os consumidores percebam a sua qualidade superior

Tudo é dinâmico no comércio eletrônico. Inovações ocorrem periodicamente no setor e, por isso, você precisa estar sintonizado com elas. Em outras palavras, é preciso refletir sobre quais novas tecnologias integrar para otimizar a sua loja virtual e o seu negócio e-commerce.

Outras coisas que precisam ser otimizadas são os processos de trabalho e os seus colaboradores, os profissionais de e-commerce. Verifique, então, se existem maneiras mais simples e eficazes de trabalhar e treine os seus funcionários com frequência.

Pense em adequar e implantar filosofias de trabalho como a Kaizen, por exemplo, que se refere à melhoria contínua. Desse modo, a sua empresa e-commerce poderá reduzir desperdícios de tempo e dinheiro e se otimizar em várias frentes.


CONCLUSÃO

Montar uma loja virtual de autopeças requer pensar e desenvolver quatro etapas básicas: o empreendedorismo, a implantação, o Marketing e a otimização. Em todas essas etapas você pode contar com empresas parceiras como a agência e-commerce e-Plus.

Acesse e leia também o artigo “Etapas para desenvolvimento de uma loja virtual”. Assim, fique por dentro dos 10 principais estágios da implantação de e-commerce.