Será que loja virtual dá dinheiro? De fato, a julgar pela previsão de arrecadação do comércio eletrônico brasileiro em 2018, a resposta é “sim”. Segundo as empresas de consultoria Ebit, ABComm e E-consulting, o faturamento e-commerce deste ano variará entre R$ 53,5 bilhões e R$ 77,5 bilhões. Esse montante é entre 12% e 21% maior que o de 2017.
Entretanto, essa não é a única forma de comprovar que loja virtual dá lucro. Para chegar enfim a conclusão que é possível ganhar a vida como empreendedor(a) no varejo online, basta observar os cases do ramo.
Cases que comprovam que loja virtual dá dinheiro
Uma breve pesquisada no Google é suficiente para encontrar uma porção de cases de sucesso no setor de e-commerce. Foi assim que selecionei 5 deles e resumi suas histórias, as quais comprovam que loja virtual dá dinheiro, confira:
Enjoei
Em 2009, o casal de empreendedores Ana Mclaren e Tiê Lima tiveram a ideia de vender roupas que não usavam mais a partir de um blog, o qual chamaram de “Enjoei”. Logo depois, com visitantes assíduos, o blog amadureceu para um site e-commerce.
Já em 2014, segundo matéria publicada no site Santander Negócios e Empresas, a loja virtual da dupla faturou R$ 30 milhões. Posteriormente, fundos de investimento compraram a ideia. Resultado: o site continua fazendo sucesso atualmente.
Bebê Boutique
De acordo com informações veiculadas em matéria do site Ecommerce de Sucesso, a loja virtual Bebê Boutique nasceu em 2006 por iniciativa de Mariana Guazzelli que, na época, estava grávida não apenas de uma criança, mas de ideias.
A empreendedora criou a loja virtual sobretudo com o objetivo de comercializar roupas infantis. No início, teve dificuldades para fechar parcerias com fornecedores, mas esse obstáculo foi superado. Em 2016, o site faturou aproximadamente R$ 5,5 milhões.
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Babydeas
Em 2012, as sócias Jackeline Niehues e Elisa Machado fundaram a loja virtual Babydeas, a qual possuía um mix de produtos com apenas 4 itens para bebês. Elas comercializavam Termo Friends, Sea Band, NoseFrida e Girlie Glue.
Conforme reportagem do site Ecommerce de Sucesso, essa loja online faturou R$ 750 mil em 2016. As empreendedoras adotaram o estilo de e-commerce B2B, ou seja, o foco delas não era vender para o consumidor final, mas para outras empresas como lojas infantis e farmácias.
Ateliê da Arte
Fundado em Fortaleza, em 2013, por Sabrina Rebouças, o Ateliê da Arte começou como uma página de vendas de roupas e acessórios para crianças, no Facebook. Logo, porém, a empreendedora lançou uma loja virtual, onde passou a vender 150 peças por semana.
As roupas são produzidas pela mãe de Sabrina, a dona Zeuda, em estilo “renda renascença”, um bordado típico do Nordeste. Uma reportagem do site UOL Economia expõe que a empresa faturava R$ 50 mil mensais em 2014. Já estamos em 2018 e o negócio continua online.
Found it!
Uma reportagem publicada no site IG Economia mostra como o casal Thiago Speranzini e Julia Sanches fundaram, em 2013, a loja virtual Found It a partir de um modelo de negócios que visa o comércio de presentes personalizados fora da curva.
O casal levou um ano para planejar o empreendimento e investiu R$ 100 mil para a concretização do sonho. Todo esse esforço valeu a pena, pois em 2015 eles faturaram R$ 800 mil. Além disso, hoje com mais de 600 produtos, o site continua no ar e gerando dividendos.
Conclusão
Sim, senhoras e senhores, loja virtual dá dinheiro. Com um pouco de planejamento e investimento é possível criar um ótimo negócio e-commerce. E como visto neste artigo, esse sucesso pode se estender por anos a fio.