Uma das primeiras coisas que faço quando entro em uma loja virtual desconhecida é verificar quem são os seus administradores.
Como faço isso?
Bem, eu vou até a página “Sobre”, que também pode ser chamada de “Sobre a empresa”, “institucional” ou simplesmente “Quem somos”.
É o “ComoSSomos” da loja (entendeu o trocadilho, hehe)?
A guia “Sobre” é o RG, o CPF e o PIS da loja.
É a identidade.
Garanto que não sou só eu quem observa a página “Sobre”.
A maioria de nós quer saber de quem estamos, estaremos ou estaríamos comprando, não é mesmo?
Mas por quê?
Por que queremos saber quem são os donos de uma loja virtual?
Basicamente, queremos saber que são os donos de um site e-commerce porque quando estamos na posição de consumidores nós temos:
• Medo de que os produtos não sejam entregues;
• Medo de que os nossos dados bancários (contas e senhas) sejam roubados;
• Medo de que os produtos venham com defeitos;
• Medo de não ter como devolver os produtos (arrependimento da compra);
• Medo de não ter com quer falar para tirar dúvidas ou resolver problemas;
• Medo de cairmos em algum golpe orquestrado por cibercriminosos.
Seja como for, o fato é que todos esses medos e outros mais poderão ser amenizados na página institucional da sua loja virtual.
Como transmitir credibilidade na página “Sobre” da sua loja virtual?
O único jeito de transmitir credibilidade é atenuando os medos abordados no tópico anterior.
Eis algumas coisas que podem resolver isso:
• História:
Apresente toda a história da loja virtual com detalhes importantes como o nome dos fundadores, datas, onde, como e por que estes criaram o negócio.
• Fundadores:
Exiba uma minibiografia com fotos dos fundadores. Mencione de onde eles vieram, qual a formação deles, motivações, hábitos, etc.
• Dados de contato:
Exponha todos os telefones, e-mails e endereços físicos utilizados para atendimento ao consumidor.
• Dados empresariais:
Apresente o CNPJ e a razão social da sua empresa.
• Políticas:
Escreva e deixe visíveis na loja as políticas de privacidade, entregas, trocas e devoluções, além dos termos de uso e condições de compra e venda.
• Selos e certificações:
Se a sua loja virtual possui selos e certificações específicas, cuide para que apareçam em algum lugar na guia sobre. Se não tiver, corra atrás disso!
• Segurança:
Mencione também os protocolos empregados em sua loja para garantir a segurança dos dados sigilosos dos consumidores.
• Imprensa:
Caso a sua loja virtual já tenha sido assunto de matérias na grande imprensa, mencione isso na guia institucional.
• Cultura Organizacional:
Diga aos seus consumidores qual é a sua Missão, a sua Visão e os seus Valores. Explique onde quer chegar e como pretende fazer isso.
Veja que a guia “Sobre!” é o documento de identidade da sua loja virtual.
Esse documento deve passar credibilidade que, por sua vez, dará mais confiança para que os consumidores possam comprar com você.