Loja virtual completa é aquela que conta com recursos que lhe permitem bater as metas de vendas com facilidade. Alguns desses recursos como o checkout inteligente e a central de atendimento, por exemplo, são fundamentais.
10 recursos para uma loja virtual completa
Uma loja virtual completa deve ter:
• Carrinho de compras:
No e-commerce, o carrinho de compras é sobretudo um recurso que possibilita que o consumidor selecione vários produtos antes de passar pelo checkout. Ele também pode informar o preço da compra somado ao frete.
• Checkout inteligente:
Checkout é a verificação dos dados do consumidor antes da realização do pagamento. O checkout inteligente, por sua vez, é um sistema que possibilita fazer tudo isso com menos burocracia e mais agilidade.
• Caixa de buscas:
Caixa de buscas é um sistema que viabiliza que o consumidor possa procurar produtos dentro da sua loja virtual usando palavras-chave. É o tipo de coisa que não pode faltar em uma loja virtual completa.
• Call-to-actions:
Call-to-actions são frases no imperativo que convidam o consumidor a realizar alguma ação como clicar em um botão, por exemplo. Podem ser usadas em botões, links e sinalizadores próximos à dobra da página.
• Páginas-chave:
Um e-commerce pode ter mais de 10 tipos de páginas, entretanto, as de categorias, produto e pagamento são essenciais. Leia o post “Layout para loja virtual: como criar e otimizar do jeito certo” e conheça outros tipos de páginas.
• Conteúdo multimídia:
Cada consumidor capta informação de forma diferente. Então, para abranger todos, mantenha em sua loja virtual descrições de produtos com informações em textos, vídeos, áudios, fotos, etc. Se puder, use infográficos e tabelas.
• Central de Atendimento:
Nem todo consumidor consegue comprar sozinho. Alguns precisam de assistência pessoal. E você vai dar isso a eles por meio de uma Central de Atendimento com Chat, telefones, WhatsApp ou outro meio de comunicação.
• Sistemas de segurança:
Os consumidores só querem que você lhes venda alguma coisa. Qualquer coisa. Porém, na hora de colocar os dados pessoais em um site e-commerce, eles precisam ter segurança. Então, conte com sistemas HTTPS, SSL, etc.
• Sistemas de pagamento:
A maioria dos consumidores não têm cartão de crédito. Muitos sequer têm conta no banco. Sendo assim, forneça múltiplas formas de pagamento, tais como o boleto, o débito, a carteira digital e até o dinheiro vivo na entrega.
• Cross-selling, Upselling e promoções:
Os sistemas Cross-selling, Upselling e promoções possibilitam que sua loja virtual ofereça produtos complementares aos consumidores. Dessa forma, você poderá aumentar o seu Ticket Médio.
Mais recursos para uma loja virtual completa
Ao longo do desenvolvimento de e-commerce, não se esqueça de criar um layout agradável. Faça testes. Observe como o seu consumidor se comporta quando está na sua loja virtual. Logo depois, otimize o que for possível para obter melhor desempenho.
Além disso, que tal realizar um estudo de cores? Faça uma pesquisa e descubra quais as cores o seu público mais curte. Use tais cores em lugares específicos da sua loja virtual, como no botão “comprar”, por exemplo.
Aperfeiçoe sua loja virtual com o passar do tempo. Inclua novas aplicações e exclua aquelas que não têm funcionado bem. Use softwares de análise para observar como o consumidor reage quando está no seu site e-commerce e com base nisso faça as modificações necessárias.