Loja e-commerce, também chamada de loja virtual ou loja online é o nome dado a todo website que contenha mais do que uma página de vendas. Em outras palavras, uma loja deste tipo é aquela que comercializa mais do que um produto online.
De acordo com dados da ABComm citados pelo blog Edrone foram abertas 36 mil lojas virtuais no Brasil em 2022. Desse modo, o país chegou à marca de 536 mil sites de e-commerce. Isso representou uma alta de 6,82% em relação a 2021.
De fato, devido à pandemia de Covid-19 muitos empreendedores acordaram para o mundo digital e, dessa maneira, resolveram criar uma loja e-commerce. Hoje, porém, encara-se a transformação digital de lojas físicas com naturalidade, de modo que virar a chave para o e-commerce não é mais obrigação, mas um sonho para muita gente.
3 DICAS PARA MONTAR LOJA E-COMMERCE
Caso você esteja pensando em criar uma loja e-commerce, aqui vai um passo a passo simples para começar:
1 – Planejamento:
O primeiro passo para abrir uma loja e-commerce não é criar o site, mas criar o negócio. Para fazer isso, você deve usar um documento chamado Plano de Negócios. Esse documento lhe permitirá criar o sumário executivo, fazer uma análise prévia do mercado, planejar o Marketing e os setores financeiro e operacional. Logo depois de pronto o seu plano, você poderá abrir uma empresa e partir para criar seu site de vendas. Caso, contudo, você já tenha uma loja física e, portanto, uma empresa aberta, então poderá pular a parte do Plano de Negócios e ir direto para a produção da loja online.
2 – Plataforma:
Agora sim, chegou a hora de criar o site da sua loja e-commerce. Para tanto, você precisará de um software que chamamos de plataforma e-commerce. Este tipo de software permite criar e fazer a gestão do seu comércio eletrônico. Nós da Agência e-Plus recomendamos sempre aos nossos clientes optarem por uma plataforma do tipo headless. Uma plataforma headless é aquela que conta com front-end e back-end separados, o que permite integrar apps de terceiros e trabalhar no storefront da sua loja online sem que uma ação interfira na outra. Isso possibilita escalar e evoluir sua loja e-commerce com muito mais praticidade e menos custos.
3 – Integrações:
Etapa fundamental para quem pretende criar uma loja e-commerce é integrar nela aplicativos de terceiros. Por exemplo, você pode integrar um gateway de pagamento para assim conseguir ofertar múltiplas formas de pagamento para os consumidores. Existem também os apps de gateway de frete, precificação dinâmica, chat e atendimento, tracking de transporte, Automação de Marketing, hub de marketplace e tantos outros. Além disso, por meio de sistemas como o VTEX IO, você pode criar os seus próprios apps conforme a sua demanda.
Com a loja virtual pronta, faça o lançamento. Mas não pense que o trabalho termina aqui. Nada disso. Agora, você precisará fazer a gestão e otimização da loja. Este, aliás, é um trabalho constante, que é necessário realizar todos os dias. Felizmente, como você poderá saber mais em seguida, há soluções de suporte.
SUPORTE PARA CRIAR E GERENCIAR SEU E-COMMERCE
Se você já decidiu que irá criar uma loja e-commerce, lembre-se de que não está sozinho(a) nesta. Sempre é possível obter o suporte de uma agência de e-commerce como a Agência e-Plus, por exemplo, que atende clientes no Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador e outros países.
A Agência e-Plus conta com serviços de criação, migração, gestão, consultoria, treinamento, divulgação, suporte e evolução de lojas virtuais. É uma agência completa com certificação em várias plataformas de e-commerce e de Marketing, o que proporciona maior qualidade na entrega dos serviços. E para contratar a Agência e-Plus para desenvolver o seu projeto de loja e-commerce é muito fácil. Basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: