O estudo “Logística no e-commerce brasileiro” realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a ComSchool e com a Brazil Panels demonstrou que a preferência dos lojistas por transportadoras privadas aumentou nos últimos anos.
Os dados da pesquisa, que levou em conta a armazenagem, o transporte e o manuseio de mercadorias, foram coletados em três anos alternados, em 2013, 2015 e 2017.
Confira a seguir como as empresas e-commerce usaram os diferentes tipos de frotas no período:
• Frota própria:
Era usada por 13% dos lojistas em 2013, caiu para 11% em 2015 e aumentou para 12,3% em 2017.
• Transportadora privada:
Era usada por 35% dos lojistas em 2013, passou para 42,7% em 2015 e aumentou para 52,8% em 2017.
• Correios:
Eram usados por 93% dos lojistas em 2013, passou para 87,5% em 2015 e caiu para 80,9% em 2017.
A logística no e-commerce e a preferência dos lojistas
A pesquisa da ABComm aponta que nos últimos quatro anos:
• A preferência pela frota própria subiu de 4% para 10,6%;
• A preferência por transportadoras privadas subiu de 15% para 30,4%;
• A preferência pelos serviços dos Correios caiu de 81% para 58,9%.
O fim do e-Sedex (serviço de encomenda expressa dos Correios para mercadorias compradas online) em 2017 certamente contribuiu para que mais lojistas virtuais como você procurassem outras saídas para o frete de produtos ao consumidor final e se distanciassem da estatal das entregas.
Em 2017, quando fecharam as contas com R$ 2 bilhões negativos, os Correios tiveram seu 5º ano consecutivo de prejuízos.
No mesmo ano, o vice-presidente da companhia, Cristiano Barata Morbach, teria dito que o e-Sedex estaria sendo reposicionado e que, portanto, poderia voltar (mas não deu nenhum prazo para esse retorno).
Pesquisa completa
A pesquisa “Logística no e-commerce brasileiro” completa, que também expõe as principais transportadoras privadas da atualidade e outros dados de frete e problemas logísticos brasileiros, pode ser baixada no site da ABComm.