Lockers: o que é e qual a utilidade desse recurso no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba quais as vantagens dos armários inteligentes na entrega de produtos aos consumidores finais!

Os lockers (armários inteligentes) facilitam as entregas de produtos no e-commerce. Imagem: @macrovetor
Os lockers (armários inteligentes) facilitam as entregas de produtos no e-commerce. Imagem: @macrovetor

Lockers, também chamados de smart lockers e de armários inteligentes, são armários com compartimentos nos quais você varejista online pode guardar os produtos comprados na sua loja virtual e aguardar até que os consumidores façam a retirada. Em outras palavras, os lockers são uma alternativa de entrega.

Cada um dos compartimentos desses armários inteligentes conta com portas que podem ser abertas e fechadas eletronicamente. Assim, tanto você varejista quanto os consumidores que compram no seu e-commerce podem abrir e fechar essas portas por meio de senhas, biometria, cartão ou código de barras.

O funcionamento dos lockers é muito simples. Ao fazer uma compra na sua loja virtual, o cliente escolhe o locker no qual ele quer que a entrega seja feita. Logo depois de receber o pedido, você separa, embala, envia o produto para o locker escolhido e notifica o cliente. O cliente, enfim, vai até o locker, abre a porta do compartimento e retira o produto. Simples assim.

Para uma boa experiência de entregas, os lockers devem ser posicionados em pontos estratégicos da cidade como em postos de gasolina, shoppings, padarias, mercados, estações de metrô, lojas físicas de varejo, condomínios, etc. Além disso, também podem ser integrados em sedes de transportadoras e em outras localidades. As vantagens de usar esse recurso são imensas.

VANTAGENS DOS LOCKERS NO E-COMMERCE

 Os lockers podem proporcionar várias vantagens para o seu e-commerce. Por exemplo, por meio deles é possível:

  • Oferecer uma alternativa de entrega para os consumidores, melhorando assim a experiência de compras;
  • Proporcionar maior praticidade na entrega dos produtos ao permitir que os consumidores possam fazer a retirada na hora mais conveniente para eles;
  • Diminuir as falhas nas entregas como a ausência de pessoa para receber o produto, por exemplo, muito comum em entregas feitas por transportadoras e pelo Correios;
  • Simplificar a logística reversa, pois o locker também permite fazer o processo inverso, isto é, o cliente pode colocar o produto no compartimento onde a sua equipe poderá fazer a retirada.

Os lockers, portanto, reduzem a burocracia das entregas e facilitam o trânsito de mercadorias. É um excelente recurso para implantar no seu e-commerce.

Vídeo: como a entrega rápida pode lhe ajudar a vender mais no e-commerce

COMO USAR ESSE RECURSO NO SEU E-COMMERCE?

Uma das formas de implantar os lockers no seu e-commerce é comprando os armários e instalando-os em pontos estratégicos. A empresa Inobag, por exemplo, vende esse tipo de armário. Assim, você pode adquirir quantos lockers desejar e instalá-los nos pontos mais convenientes para os seus clientes.

Outro jeito de implementar locker é por meio de redes de smart lockers de empresas como a Clique Retire. Esse tipo de empresa já conta com armários inteligentes em múltiplas localidades e você só precisará fechar um contrato de aluguel com elas. Isso liberta você de ter que realizar a manutenção.

De um jeito ou de outro, os lockers podem fazer uma grande diferença para melhor no seu e-commerce. Ao lhe ajudar a melhorar a qualidade das suas entregas, esse recurso lhe permitirá conquistar e fidelizar mais clientes. 

Assim que puder clique em “Atraso na entrega de produtos” e saiba qual o impacto disso no e-commerce!