Links externos: qual a utilidade deles no e-commerce

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6 vantagens dos links de saída

Links externos empoderam seu domínio e melhoram a experiência do usuário em blogs de e-commerce. Imagem: @freepik
Links externos empoderam seu domínio e melhoram a experiência do usuário em blogs de e-commerce. Imagem: @freepik

No comércio eletrônico, os links externos, também chamados de links de saída ou outbound links, são atalhos que possibilitam que os consumidores possam navegar de um post do seu blog de e-commerce para páginas de sites de terceiros.

Ou seja, diferente dos backlinks, que são hyperlinks vindos de sites de terceiros para o seu, os links de saída funcionam como uma ponte da sua marca para com a marca dos outros. Mas como isso pode ser uma vantagem? É o que você ficará sabendo em seguida.

VANTAGENS DOS LINKS EXTERNOS NO E-COMMERCE

Você investe tempo e dinheiro em Marketing de Conteúdo para assim conseguir atrair consumidores para o seu blog de e-commerce e daí para a sua loja virtual. Mas, então, chega alguém como eu e lhe diz que é necessário incluir links que apontam para os sites dos outros. Será que isso é certo?

Bem, existem bons motivos para você fazer uso dos links externos principalmente no seu blog. De fato, os links de saída possibilitam a realização de ações como:

  1. Empoderar o seu domínio, o que segundo a Moz é algo que pode ocorrer no Google. Ou seja, links externos também geram autoridade para o seu site;
  2. Indicar conteúdo complementar relevante tornando assim a informação mais valiosa, o que melhora a experiência do consumidor;
  3. Expor a origem das informações que acabou de citar em meio ao conteúdo do seu blog e dessa maneira evitar as fake news;
  4. Dar crédito ao conteúdo de terceiros quando você fizer uso de imagens, vídeos, áudios, trechos de textos e outras informações de outros autores;
  5. Atrair a atenção dos sites linkados para o seu site e, dessa maneira, talvez até atrair backlinks em retribuição;
  6. Permitir que os buscadores descubram quais páginas se relacionam entre si e assim favoreçam a experiência dos usuários.

Como se pode observar, os links externos não servem apenas para levar a sua preciosa audiência para outros blogs e sites. Mais do que isso, eles permitem criar uma rede de informações e contribuições, que no fim das contas melhora a experiência dos consumidores e ao mesmo tempo aumenta a credibilidade da sua marca.

ESTRATÉGIA DE OUTBOUND LINKS

Criar uma estratégia de links externos não é nenhum bicho de sete cabeças. Na prática, se você usa o WordPress como plataforma para o seu blog, então poderá fazer uso de plugins como o Yoast SEO, que lhe ajudam a construir uma rede de outbound links.

Vídeo: como usar links externos de maneira adequada (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

Basicamente, você deve linkar seu conteúdo com páginas relevantes. Desse modo, ao evitar os sites ruins, os buscadores entenderão que o seu blog é respeitável e o tratarão como tal. Ou seja, linkando seu conteúdo com bons sites externos você ganha credibilidade.

Além disso, é preciso evitar linkar os seus posts com páginas e sites que tratam de temas diferentes dos seus. Vale dizer, também, que incluir links em cadastros e comentários não trazem nenhuma relevância do ponto de vista SEO.

Ao criar links, certifique-se de usar texto âncora com uma palavra-chave importante para o seu negócio. Isso permite, entre outras coisas, que os buscadores entendam melhor ambas as páginas (a que envia e a que recebe o link) e retorne conteúdo mais relevante aos consumidores.

E por último, mas não menos importante, faça uso de ferramentas como a Google Analytics, Google Search Console e Ahrefs para acompanhar os cliques em links externos, analisar a quantidade, verificar os links quebrados e outros fatores. Otimize, enfim, os links externos e aumente a qualidade SEO do seu blog e-commerce.

Assim que puder clique em “Link Building” e saiba como criar uma estratégia de linkagem interna e externa pode aumentar o poder do seu e-commerce.