Em SEO, o termo link juice se refere ao valor digital que é transmitido de uma página da web para outra por meio do link. Assim, quanto mais links uma página recebe de outras páginas, maior é o seu valor. Em consequência disso, melhor tende a ser a sua classificação nas SERPs de motores de buscas como o Google e o Bing.
Em outras palavras, pense no link juice como se ele fosse a soma dos votos em uma eleição. Nesta eleição, é importante mencionar, cada link conta como um voto. Dessa maneira, quanto mais desses votos uma página recebe, mais bem ranqueada ela se torna nos sites buscadores e maior é a sua capacidade de atrair internautas para visitá-la.
Vale lembrar, contudo, que uma página pode receber dois tipos de links. Um deles é o link interno
, que parte de páginas do próprio site. O outro, que tem maior peso e, portanto, é mais importante para fins de SEO, é o backlink, que parte de uma página de um site externo para uma página do seu site. Seja como for, o link juice proveniente de ambos é essencial para melhorar o SEO de uma página.
SEO para e-commerce
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IMPORTÂNCIA DO LINK JUICE
No e-commerce ou em qualquer outro tipo de empreendimento online que tenha em vista obter tráfego orgânico, o link juice tem uma grande importância. De fato, os links estão entre os principais critérios considerados pelos algoritmos dos sites buscadores como o Google para a classificação de páginas.
No entanto, de acordo com dados da Social Media Today, 94% do conteúdo do mundo não tem nenhum backlink. Isso demonstra que poucas empresas têm uma estratégia para gerar link juice. Desse modo, as poucas empresas que investem neste recurso tendem a alcançar as primeiras posições nos motores de buscas e, por isso, obtêm mais tráfego orgânico.
Segundo informações do blog uSerp, 91% de todas as páginas na internet obtêm tráfego orgânico zero principalmente porque têm zero backlinks apontando para seu conteúdo. Em contrapartida, a primeira página classificada nas SERPs do Google tem uma média de 3,8 vezes mais backlinks do que as posições 2 a 10. Ou seja, o link juice realmente melhora os resultados.
COMO OBTER MAIS LINKS PARA AS SUAS PÁGINAS?
Agora que você já sabe que quanto maior o link juice de uma página, melhores as chances dessa obter uma boa classificação nas SERPs e gerar mais visitas orgânicas, é hora de saber também como obter mais links.
O primeiro passo é criar um sistema eficiente de links internos estabelecendo links de forma simétrica entre seus posts e/ou páginas de vendas. Desse modo, a distribuição de valor será harmoniosa, o que fortalecerá o seu blog ou site e-commerce como um todo.
Uma vez que você tenha uma boa rede de links internos, parta para a construção de backlinks. Essa tarefa é mais difícil, pois depende de sites de terceiros. Isto é, é preciso entrar em contato com outras empresas e solicitar que elas apontem links para as suas páginas. Esse trabalho é chamado de Link Building.
Além do Link Building, você pode tentar gerar backlinks espontâneos. Mas para isso é preciso ter uma produção de conteúdo consistente. Para você ter uma ideia, postagens de blog com mais de 3.000 palavras recebem mais backlinks em média do que postagens de blog com menos de 3.000 palavras, de acordo com a já mencionada uSerp. O conteúdo longo favorece a criação de backlinks, mas é difícil de produzir.
Bem, a verdade é que aumentar o link juice não é um trabalho fácil de se fazer. Conforme a já citada Social Media Today, 41% dos especialistas em SEO consideram a construção de links a parte mais difícil da otimização de busca. É por isso que só 6% dos sites do mundo usufruem de seus benefícios.
Assim que puder clique em “O que é SEO” e saiba como fazer as páginas da sua loja virtual aparecerem nos buscadores!