Fotos para e-commerce são itens importantes para uma loja virtual porque complementam os textos descritivos e assim tornam os produtos mais palpáveis para o consumidor online, o que facilita as compras. Mas apenas as fotos não bastam para uma boa User Experience, é preciso contar também com boas legendas.
Utilidade das legendas em fotos para e-commerce
As legendas para fotos e-commerce proporcionam ao menos quatro utilidades para uma loja online. Elas servem para:
1. Tirar dúvidas:
Em uma única legenda é possível inserir as dimensões, cores, marca, modelo, especificações e algumas características extras de um determinado produto e assim tirar as principais dúvidas dos consumidores logo que estes entram na página de vendas.
2. Preparar para SEO:
Ao inserir a palavra-chave (referente ao produto) com maior número de pesquisas nos sites buscadores no campo “Alt Text”, você prepara a imagem parra que ela seja encontrada com mais facilidade na web (SEO e-commerce), o que gera mais audiência para a sua loja online e, portanto, mais possibilidades de vendas.
3. Melhorar a usabilidade para pessoas com deficiência:
As pessoas com deficiência frequentemente utilizam-se de leitores de tela para analisar um produto em uma loja virtual e nesse caso uma boa legenda pode oferecer informações valiosas para elas e ajudá-las a fazer a escolha mais acertada.
4. Apresentar discurso persuasivo:
As legendas também podem comportar discursos persuasivos como chamadas para ação (call-to-actions), provas sociais, argumentos de escassez, frases de autoridades no ramo e visões do futuro, entre outras. Leia “10 técnicas de persuasão para alavancar vendas no e-commerce” e fique por dentro.
Crie boa legendas em suas fotos para e-commerce e conquiste os consumidores com mais praticidade, mais “encontrabilidade”, melhor usabilidade e mais persuasão. Otimize todos os detalhes possíveis do seu comércio eletrônico e mantenha-se sempre à frente dos seus concorrentes!