Layout para loja virtual é o nome dado ao modo de distribuição de elementos estruturais, visuais, audiovisuais e textuais dentro do espaço de uma página de site e-commerce.
De fato, quando a maioria de nós ouve o termo “layout para loja virtual” logo pensa na fachada de uma loja online. Entretanto, o termo abrange várias páginas de um site e-commerce, tais como:
• Home (inicial):
Geralmente expõe ofertas, campo de buscas, produtos gerais.
• Departamento:
Apresenta produtos por categorias; possui sistema de filtros.
• Produto:
Expõe produto individual com fotos, vídeos, textos, infográficos, etc.
• Serviço:
Expõe serviço individual com fotos, vídeos, textos, infográficos, etc.
• Carrinho:
Lista os produtos selecionados pelo consumidor.
• Checkout:
Verificação dos dados do consumidor para fechamento de compra.
• Pedidos:
Lista os pedidos realizados pelo consumidor.
• Pagamento:
Ambiente virtual onde o consumidor faz o pagamento da compra.
• Cadastro:
Local onde o consumidor pode se cadastrar no site e-commerce.
• Institucional:
Expõe história, missão, visão e valores da empresa e-commerce.
• Políticas:
Expõe políticas de trocas, devoluções, usos, privacidade, entrega, etc.
• FAQs:
Apresenta as perguntas mais frequentes junto com as respostas da loja.
• Atendimento:
Expõe telefones, e-mails, chats e outros meios de comunicação da loja.
• Lojas físicas:
Apresenta os endereços de lojas físicas para fins de omnichannel.
• Representantes:
Apresenta os vendedores representantes da marca por região.
• Prêmios:
Apresenta os selos, certificações e prêmios vencidos pela loja.
• Trabalhe conosco:
Expõe vagas de emprego e opções para se candidatar a elas.
• Blog:
Conjunto de páginas de conteúdo de Marketing anexas à loja virtual.
Enfim, tudo isso tem um layout. Como se pode observar, muitas dessas páginas fazem parte da maioria das lojas virtuais. Sendo assim, o layout de todas elas deve ser levado em conta na hora da implantação e/ou otimização de site e-commerce.
Principais aspectos de um bom layout para loja virtual
Dentre os principais aspectos que você deve levar em conta para criar um bom layout para loja virtual estão:
• Os princípios do Design:
A Teoria do Design abrange sobretudo a aplicação de princípios como o do alinhamento, balanço, contraste, proximidade, repetição, proporção e uso das cores. Pois bem, você deve empregar tudo isso na estrutura da sua loja. Comece fazendo uma distribuição balanceada a partir do esboço do wireframe.
• A Cultura Organizacional:
A Cultura Organizacional unifica os canais de vendas da sua empresa em torno de uma filosofia dotada de Missão, Visão, Valores, símbolos, logotipos, cores, etc. Certamente, ela deve englobar o seu layout e-commerce. Dessa maneira, ela evita o desleixo e impede a perda de credibilidade.
• A objetividade:
Quanto menos cliques os consumidores puderem dar para fechar a compra de um produto, melhor. Sendo assim, evite apresentações desnecessárias, telas de entrada, telas intrusas e outros bloqueios. Ao contrário disso, leve seu consumidor direto ao ponto, isto é, às páginas de produtos, carrinho de compras e à página de pagamento.
• O destaque ao botão “Comprar”:
Os botões “Comprar” devem se destacar na página ao ponto em que os consumidores não precisem procura-lo. Basicamente, eles devem estar nos lugares mais adequados para que possam ser clicados com facilidade. Suas call-to-actions devem ser precisas. Ademais, acesse o artigo “Quando um botão faz toda a diferença no Design e-commerce” e leia uma história sobre otimização deste quesito.
• O destaque aos produtos:
Além de contar com fotos bonitas, as quais substituem o contato físico, os produtos devem ter destaque nas páginas. Para tanto, use preferencialmente fundos de uma cor apenas. Por fim, o fundo branco é o mais tradicional.
• O destaque aos serviços:
Muitas lojas virtuais vendem produtos e serviços. Algumas comercializam apenas serviços. Neste caso, você precisará tornar o que é intangível em algo tangível. Então, recomendo que você crie ilustrações de pacotes para “embalar” seus produtos. Dessa forma, o consumidor verá seu serviço como algo palpável.
• A legislação do comércio eletrônico brasileiro:
Um layout para loja virtual que se preze obedece à legislação e-commerce. Neste contexto, a Lei 10.962/2004 propõe o seguinte: “Art. 2º: são admitidas as seguintes formas de afixação de preços em vendas a varejo para o consumidor: III – No comércio eletrônico, mediante divulgação ostensiva do preço à vista, junto à imagem do produto ou descrição do serviço, em caracteres facilmente legíveis com tamanho de fonte não inferior a doze.”. Esteja, portanto, atento a essas regras.
• A legibilidade:
Todas as informações devem ser perfeitamente legíveis. Você deve garantir que a tipografia seja adequada, que o tamanho das letras seja ótimo, que o contraste entre plano de fundo e caracteres seja excelente. Isso sem falar no bom uso da Língua Portuguesa. E mais: diagrame seus textos em “Padrão F”, pois isso comprovadamente facilita a leitura.
• A usabilidade:
São boas práticas de usabilidade o oferecimento de um conteúdo multimídia (textos, fotos, vídeos, áudios) ideal para todos os públicos; a sugestão de produtos relacionados e um sistema de checkout desburocratizado; entre outras coisas. Invista em usabilidade e garanta mais satisfação aos consumidores que visitam sua loja.
• A responsividade:
Use uma plataforma e-commerce que possibilite criar uma loja virtual responsiva, ou seja, que se adapta aos diferentes modelos e tamanhos de telas, desde aquelas dos smartphones pequenos até as maiores dos computadores de mesa e smart TVs.
• A zona do polegar:
Zona do polegar é a área de tela em um smartphone mais confortável e alcançável para o toque. Estima-se que ao menos metade da população use essas tecnologias móveis com apenas uma das mãos. Sendo assim, neste contexto, é importante que os botões “Comprar”, “Fechar Pedido” e “Pagar”, entre outros, estejam ao alcance do polegar.
• A segurança:
No layout para loja virtual devem constar também os selos e certificações de segurança, que emprestam mais credibilidade e confiança aos consumidores na hora em que eles precisam digitar seus dados pessoas e/ou fazer um pagamento.
Sofisticação máxima no layout para loja virtual
Dado que o mercado e as tecnologias e-commerce evoluem, uma loja virtual também precisa evoluir. Ela nunca está pronta, isto é, precisa ser otimizada periodicamente. Dessa maneira, o layout é uma das coisas que devem ser aperfeiçoadas.
Logo, invista em testes A/B para descobrir o que funciona e o que não funciona mais no seu layout. Aproveito a oportunidade para dizer que a Agência e-Plus conta com três serviços que podem lhe ajudar com isso, são eles, o de “Design e-commerce“, o “Avalie meu e-commerce (grátis)” e o “Redesign e-commerce” (clique nos links para conhecer).
No mais, cuide bem do layout da sua loja virtual. Mantenha-o próximo à sofisticação máxima.