Quem usa o Google Adwords para divulgar produtos e serviços da loja virtual já deve ter percebido que o motor de buscas do Google mudou a sua forma de apresentar os anúncios. Qual seria o impacto disso no comércio eletrônico?
Até 2015, o site de buscas do Google exibia parte da publicidade Adwords em sua lateral direita (em telas de notebooks e desktops), o que não acontece mais desde fevereiro de 2016. Agora, esses anúncios são expostos em dois lugares:
1. No topo da página (1 a 4 anúncios), antes do conteúdo orgânico;
2. No fim da página (1 a 3 anúncios), após o conteúdo orgânico.
Na prática, isso significa que o número de posições para anúncios em cada página de resultados de buscas era 11 e agora passa a ser apenas 7. A princípio, isso pode gerar os seguintes desdobramentos:
– Concorrência para ficar no topo da primeira página deve aumentar;
– Maior concorrência entre anunciantes pode inflacionar o custo do anúncio;
– Empresas com baixo orçamento cairão à segunda página de anúncios;
– Nichos de palavras-chave ainda não explorados começarão a ser usados;
– Aumento da concorrência para ficar no topo dos resultados orgânicos.
O que se pode observar é que, com a mudança no layout do Google Adwords, a disputa tende a ficar mais acirrada tanto na esfera dos anúncios pagos quanto na dos conteúdos orgânicos. Quero frisar, porém, que estas são apenas hipóteses do que poderá acontecer em breve.
Seja lá como for no futuro, é importante que você consiga manter a sua loja virtual na primeira página dos sites buscadores, pois isso lhe conferirá maior autoridade sobre o seu público-alvo e, consequentemente, maior participação no mercado.
Em resumo, permanecer na primeira página pode ser mais duro e mais caro para você agora, porém, ao conseguir fazer com que isso ocorra regularmente no presente, os benefícios no longo prazo compensarão as privações do curto.