Lançamento de loja virtual: como inaugurar seu e-commerce

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Conheça duas formas de estrear seu negócio na internet!

Lançamento de loja virtual: hora de estrear seu e-commerce. Imagem: @photoroyalty
Lançamento de loja virtual: hora de estrear seu e-commerce. Imagem: @photoroyalty

Lançamento de loja virtual é um evento que serve para introduzir um novo e-commerce no mercado. Esse evento visa sobretudo atingir os consumidores e transformar alguns deles nos primeiros clientes e propagadores da sua marca.

Pois neste post eu vou lhe mostrar duas formas de fazer um lançamento de e-commerce, ao modo tradicional e ao modo startup, confira em seguida!

LANÇAMENTO DE LOJA VIRTUAL: O JEITO TRADICIONAL

O jeito tradicional de lançar uma loja virtual compreende primeiramente montar todo o projeto a partir de um Plano de Negócios. Logo depois, abre-se uma empresa para poder emitir notas fiscais e cria-se um site e-commerce usando de preferência a melhor plataforma e-commerce que puder alugar.

Com efeito, com o site e-commerce pronto e já com todo o mix de produtos disponível online, invista em vários métodos de comunicação e Marketing para divulgar. Use, por exemplo:

Marketing de Influência:

Contrate influenciadores digitais para falarem sobre a sua loja virtual e os produtos que ela vende. Os influenciadores têm milhares de seguidores, eles têm autoridade, geram confiança na sua marca, entre outras vantagens.

Links patrocinados:

Separe um orçamento polpudo para investir em links patrocinados. Anuncie, por exemplo, nos resultados de buscas e nos sites parceiros do Google por meio da plataforma Google Ads. Direcione tráfego principalmente para as páginas de vendas do seu e-commerce.

Redes sociais:

Prepare fanpages para a sua marca e-commerce no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e outras redes sociais. Produza conteúdo orgânico nestes canais e, além disso, invista em posts patrocinados. Responda às dúvidas e objeções dos consumidores de forma rápida e precisa.

Assessoria de imprensa:

Por meio de uma assessoria de imprensa você poderá enviar um release sobre o lançamento da sua loja virtual para o e-mail de milhares de jornalistas de todo o Brasil. Ao lerem o release, esses jornalistas poderão criar matérias para jornais, tvs, rádios, revistas, etc., sobre o tema.

Blog de e-commerce:

Integre um blog de e-commerce à sua loja virtual. Desse modo, você poderá criar posts sobre o lançamento do seu negócio online. Esses posts poderão ser compartilhados nas suas redes sociais. Ademais, se bem feitos, eles também poderão aparecer nas SERPs do Google.

Inbound Marketing:

Inclua na sua loja virtual um formulário de captura de leads. Assim, você criará uma base de leads, que poderá educar para as compras por meio de mensagens automáticas de E-mail Marketing e táticas de Inbound Marketing. Só 1% dos visitantes da sua loja virtual compra. Os outros 99% você precisa orientar até comprarem.

Canal de vídeos:

Aproveite as plataformas de vídeos como o Youtube para criar um canal para o seu e-commerce. Contrate um apresentador para mostrar os seus produtos e falar sobre o lançamento da sua loja. Se puder, faça live commerce, com interações e vendas de produtos online ao vivo.

Vídeo: como montar um canal de vídeos no Youtube

Não se esqueça, enfim, de incluir na sua loja alguns banners e uma decoração de inauguração. Faça também algumas promoções para encantar e engajar os primeiros visitantes.

LANÇAMENTO DE LOJA VIRTUAL COM O MÉTODO STARTUP

Uma startup é uma empresa que se desenvolve em um cenário de incertezas, mas que tem potencial para crescer de forma contínua e rápida. E por causa da incerteza, esse tipo de empresa não é lançada integralmente como no método tradicional, mas pouco a pouco.

No caso de um lançamento de loja virtual, a ideia então é fazer experimentos de lançamentos para públicos pequenos. Inicia-se com uma loja básica e, na medida em que os testes acontecem, ela é otimizada e apresentada para novos e maiores públicos.

Em outras palavras, ao invés de divulgar em várias mídias ao mesmo tempo, você deve fazer pequenos testes com públicos controlados. Assim, se houverem erros, eles serão mais fáceis de corrigir. Na medida em que os problemas são solucionados, a loja aumenta de tamanho e a divulgação também.

TRADICIONAL OU STARTUP? O QUE É MELHOR?

Ambos os métodos têm seus riscos e oportunidades e, sendo assim, você deve avaliar qual o melhor dentro do ramo de e-commerce que pretende entrar. Para criar e lançar uma loja tradicional, por exemplo, você precisará de um capital inicial considerável. Já uma loja com método startup pode ser iniciada a partir de uma página gratuita no Instagram. Pese, enfim, os pros e contras e mãos à obra!

Assim que puder clique em “Recursos para e-commerce” e conheça soluções para cada etapa da sua loja virtual!