Quando o assunto é investir em e-commerce, quanto você acha que é o valor certo para começar? Isto é, quanto você gastaria para criar uma loja virtual? Você teria esse dinheiro para começar agora?
Pois bem, a maioria dos empreendedores gasta apenas R$ 1.000,00 (mil reais) para produzir um e-commerce. Essa informação provém de um levantamento feito pela Loja Integrada em 2018, de acordo com matéria do portal E-commerce Brasil.
Seja como for, não é muito diferente de há 5 anos. Em 2014, a mesma Loja Integrada divulgara via Canaltech que o investimento inicial para 71% dos empreendedores do ramo digital também era de mil reais.
Mas, enfim, o que dá para fazer com mil reais?
Você tem mil reais para investir em e-commerce? Como investir?
Uma grande parcela de brasileiros possui mil reais para investir em e-commerce. Entretanto, nem todos eles sabem como usar essa grana. Então, antes de começar a torrá-la, comece por adquirir uma “consciência e-commerce”.
Uma “consciência e-commerce” é nada mais do que o conhecimento prévio deste mercado. Esse conhecimento lhe permitirá compreender a totalidade do mercado e lhe ajudará a construir uma base sólida para a sua ideia, isto é, um alicerce firme para o seu negócio e-commerce.
• Acesse e leia também o artigo “Quanto custa montar uma loja virtual” e fique por dentro dos preços.
Assim como na construção civil, o seu negócio e-commerce precisa ter um bom alicerce. Dessa forma, depois que você construir seu empreendimento, este poderá até sofrer os piores abalos, mas jamais cairá.
Dessa maneira, antes de investir dinheiro, você terá que investir um bocado de tempo para conhecer esse ramo profundamente.
Como adquirir uma “consciência e-commerce” e criar uma base sólida?
Há muitas coisas que você pode fazer para adquirir uma “consciência e-commerce” e a maioria delas não vai lhe custar absolutamente nada. Pois bem, eis algumas ações gratuitas que você poderá realizar a partir de agora:
• Leia os blogs de e-commerce:
Comece a ler os principais blogs de e-commerce, dentre eles o blog da agência e-Plus, que é atualizado cinco vezes por semana (de segunda à sexta-feira) pela manhã. Então, todo dia útil tem um post novo para você estudar e compreender o funcionamento do comércio eletrônico.
• Leia os e-books gratuitos:
Muitos sites oferecem e-books gratuitos sobre e-commerce em troca do seu e-mail. Baixe esses e-books e leia-os nas suas horas vagas. Com o tempo, você começará a comparar as informações que lê nos blogs com as informações dos e-books. Quando isso começar a ocorrer, então, você saberá que está no caminho certo.
• Assista aos vídeos de e-commerce:
Acesse as plataformas de vídeos como o Youtube e inscreva-se nos canais de vídeos sobre e-commerce. Assista os vídeos que achar mais interessantes. Veja os vídeos onde são demonstradas as práticas de gerenciamento de lojas virtuais. Comece a pensar nos tipos de plataformas de e-commerce e em suas vantagens.
Se puder, vá além do conteúdo gratuito. Avance para o conteúdo pago. Aqui vão algumas dicas de conteúdo pago que lhe ajudará a formar o seu alicerce, isto é, a sua “consciência e-commerce”:
• Livros de e-commerce:
Vá até a livraria mais próxima e compre ao menos cinco livros de e-commerce de autores diversos. Leia um por um e compare-os. Compare também com as informações que você já vem obtendo nos vídeos, e-books e blogs de e-commerce. Anote os dados mais importantes e reflita sobre eles depois.
• Cursos de e-commerce:
Faça cursos de e-commerce como os oferecidos pela ComSchool, que é uma das melhores escolas de comércio eletrônico e Marketing Digital do Brasil. Talvez você tome gosto pela coisa e queira fazer também uma faculdade e-commerce, e quem sabe uma pós-graduação e-commerce.
Em geral, três a seis meses é o suficiente para obter uma “consciência e-commerce” básica. Com isso, certamente você poderá visualizar o mercado com muito mais propriedade e as suas chances de sucesso aumentarão.
Para investir em e-commerce é necessário saber sobre empreendedorismo
Para além da “consciência e-commerce”, você precisa aprender também sobre empreendedorismo. Em linhas gerais, empreendedorismo é a capacidade de planejar, desenvolver e coordenar projetos, tais como o projeto de uma empresa de e-commerce.
Sendo assim, aproveite que está lendo livros sobre comércio eletrônico e leia também dois ou três sobre empreendedorismo. Um que gosto muito é chamado “O segredo de Luísa”, de autoria de Fernando Dolabela.
• Acesse e leia o artigo “Dicas e-commerce” e conheça 10 informações importantes para quem vai criar loja virtual.
De fato, o livro “O segredo de Luísa” é um best-seller. Mais de 150 mil exemplares desta obra foram comercializadas desde que ela foi publicada pela primeira vez em 1999. Ao ler seu conteúdo, você descobrirá como é planejar uma empresa na prática por meio de um Plano de Negócios.
Como planejar sua empresa e-commerce?
Muito bem, suponhamos que você já tenha uma “consciência e-commerce” e já saiba o que é empreender. O próximo passo, então, é começar a planejar. No comércio eletrônico, há várias formas de se fazer isso, dentre as quais as duas a seguir (clique nos links na cor verde para saber mais):
1 – Plano de Negócios para e-commerce:
O Plano de Negócios para e-commerce é um documento a ser desenvolvido por você empreendedor. Ele conterá os pilares da sua empresa e-commerce. É nele que você deverá descrever como será a sua Cultura Organizacional, a estrutura, o Marketing, a logística, o capital inicial, etc., da sua empresa.
Ao usar o Plano de Negócios, você perceberá que deverá colocar tudo no papel antes de começar a desenvolver um e-commerce na prática. Isso lhe ajudará a evitar erros e lapidar seu negócio antes mesmo de abrir uma empresa.
2 – Startup e-commerce:
O método da startup e-commerce é bem diferente daquele do Plano de Negócios. Na startup e-commerce, você deve planejar, implantar e testar simultaneamente. Se os resultados dos testes forem ruins, otimiza-se. Mas se forem bons, passa-se para a próxima etapa do projeto.
No caso da startup e-commerce, o empreendedor deve cometer erros o mais rapidamente possível. Contudo, esses erros devem ser controlados em pequenos lotes. Dessa maneira, quando eles ocorrerem (e eles vão ocorrer), as perdas serão mínimas e os conhecimentos adquiridos serão máximos.
Como obter financiamento para investir em e-commerce?
Uma vez que possua um projeto inicial para o seu e-commerce, você poderá ir atrás de capital para colocar a sua ideia em prática. São possibilidades, por exemplo:
• Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
• Agências de fomento
• Investidores Anjo
Além disso, você pode começar com os seus mil reais e, quem sabe, a sua empresa e-commerce poderá dar muito certo. Tudo vai depender da sua vontade de vencer, da sua busca pelo conhecimento e das suas ações.
Como abrir uma empresa e-commerce?
Depois de adquirir o conhecimento e o capital necessários para investir em e-commerce, o próximo passo é abrir uma empresa e-commerce. Comece escolhendo o porte, que poderá ser, por exemplo:
• MEI: para quem pretende faturar até R$ 81 mil por ano;
• ME: para quem pretende faturar até R$ 360 mil por ano;
• EPP: para quem pretende faturar até R$ 4,8 milhões por ano;
• Empresa Normal: para quem não tem limite de faturamento.
Para quem começa com mil reais, a opção óbvia é a do MEI. O MEI é, desse modo, a opção de entrada. A ideia é, portanto, começar como MEI e evoluir para portes maiores com o tempo.
Depois de escolher o porte, escolha um contador para cuidar dos processos de abertura e desenvolvimento da empresa. Abrir a empresa é fundamental, pois loja virtual precisa de CNPJ para poder passar notas fiscais aos clientes.
A escolha da plataforma e-commerce
No comércio eletrônico, a escolha da plataforma e-commerce é uma das etapas mais importantes. Isso porque uma plataforma ruim poderá impedir um crescimento em longo prazo.
Dessa forma, opte por uma plataforma escalável como a VTEX. Ou seja, uma plataforma robusta capaz de lhe oferecer toda a estrutura necessária para o crescimento.
Se a plataforma que você escolher não for escalável, então, seu crescimento ficará comprometido. Daí a sua loja virtual estará fadada a ser pequena para sempre. Só que não é isso que eu e nem você queremos, certo?
Logo, conheça muito bem as plataformas de e-commerce antes de começar. Não escolha qualquer uma só porque é mais barata ou tem uma firulinha a mais. Escolha aquela que lhe dará a chance de crescer e de, um dia, estar entre os grandes players do mercado.