Intenção: a terceira etapa da Jornada do Cliente

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Para representar as fases de Intenção e Relacionamento da Jornada do Cliente e do Inbound Marketing, respectivamente, esta foto mostra pessoas com características semelhantes. A ideia é demonstrar que eles desejam o mesmo produto e, além disso, que o comerciante deve relacioná-los (segmentá-los) em um único grupo
Intenção é quando o consumidor, que passou pela Conscientização e Consideração da Jornada do Cliente, demonstra querer comprar um produto. Aqui, o comerciante deve relacionar (segmentar) este com outros consumidores com intenções semelhantes. Imagem: @freepik_ai-image-generator

No e-commerce, Intenção refere-se à terceira etapa da Jornada do Cliente, quando logo depois de conscientizar-se sobre um problema e considerar soluções, o consumidor passa a esboçar intenção de realizar uma compra. 

Assim como as demais etapas da Jornada, a Intenção conecta-se com o Inbound Marketing. E o Inbound, enfim, é uma estratégia que baseia-se na publicação de conteúdo para a Jornada do Cliente. Continue lendo!

Série de posts / outubro de 2024

Série semanal: Outubro do Vendedor

Olá, leitor do blog da Agência e-Plus, tudo bem? Este post que você está lendo agora faz parte de uma série semanal em comemoração ao Dia do Vendedor (1) e Dia do Profissional da Propaganda (17) em outubro de 2024. São 4 posts ao todo, um por semana. Confira:

  1. Conscientização: a primeira etapa da Jornada do Cliente
  2. Consideração: a segunda etapa da Jornada do Cliente
  3. Intenção: a terceira etapa da Jornada do Cliente
  4. Decisão: a quarta etapa da Jornada do Cliente

INTENÇÃO E SUA CORRESPONDENTE NO INBOUND MARKETING: O RELACIONAMENTO

Igual à Jornada do Cliente, o Inbound possui 4 fases:

  1. Atração;
  2. Conversão;
  3. Relacionamento;
  4. Encantamento.

Contudo, enquanto as etapas da Jornada referem-se às ações dos clientes; as do Inbound referem-se às ações que você, comerciante, deve realizar. Em outras palavras, o consumidor está em uma busca por uma solução, e você deve entregar essas soluções para ele. De fato, na fase de Intenção, especificamente, os consumidores querem distinguir qual é o produto certo a ser comprado, de modo que é seu papel ajudá-lo. Saiba como fazer isso em seguida!

Inbound Marketing no e-commerce

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TÁTICA DE INBOUND: CRIANDO CONTEÚDO DE RELACIONAMENTO PARA A FASE DE INTENÇÃO

Narramos, nos dois primeiros artigos desta série, a jornada fictícia do Verdevaldo, que tem um problema de segurança residencial. Ele passou pelas etapas de Conscientização e Consideração ao ler um artigo que você, comerciante, escreveu; e ao cadastrar o e-mail em troca de um e-book que você produziu.

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Ao ler seu e-book, o Verdevaldo percebe que vários produtos podem ajudá-lo. Há, por exemplo, diversos tipos de alarmes e câmeras. Ele decide, então, que uma câmera seria o suficiente, por enquanto. Mas ainda não está seguro sobre qual câmera comprar exatamente.

A tática

Posteriormente, o Verdevaldo recebe um e-mail seu com um link para um artigo do seu blog que compara câmeras analógicas com digitais e IP. Ele fica empolgado com as câmeras IP, que parecem ser, na visão dele, as mais modernas, e passa a ler sobre elas com mais interesse.

Vídeo: saiba mais sobre Inbound Marketing (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Enquanto isso, usando uma plataforma de Inbound e Automação de Marketing como a RD Station, você monitora cada clique do Verdevaldo. Por isso, agora já sabe que ele tem a intenção de comprar uma câmera IP. Desse modo, tudo o que tem a fazer é segmentar (relacionar) o e-mail dele para a lista dos consumidores que também querem comprar esse tipo de câmera. Resumindo, o Verdevaldo acabou de passar pela fase de Intenção e você, comerciante, pela fase de Relacionamento, também chamada de Segmentação. Continuaremos essa história na próxima semana. Fique de olho!

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