Instagram Analytics: o que é e como usar no e-commerce?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as principais métricas que essa ferramenta pode acompanhar!

Instagram Analytics (Instagram Insights): obtenha dados sobre o seu público e melhore sua comunicação. Imagem: @storyset
Instagram Analytics (Instagram Insights): obtenha dados sobre o seu público e melhore sua comunicação. Imagem: @storyset

O Instagram Analytics, também chamado de Instagram Insights ou Insights do Instagram, é uma ferramenta gratuita de medição de desempenho de conteúdo e de tendências do seu público na referida rede social de fotos.

Esta ferramenta, vale lembrar, funciona apenas nas contas profissionais do Insta, isto é, ela é ideal para o uso de empresas como o seu e-commerce. Assim, por meio do Instagram Insights, você pode acompanhar métricas de conteúdo do seu negócio, o que lhe permitirá melhorar a sua comunicação.

Vídeo: o que é Instagram Insights?

PRINCIPAIS MÉTRICAS DO INSTAGRAM ANALYTICS

O Instagram Insights dispõe de 5 tipos de métricas principais, são elas:

Destaques recentes:

Esta métrica expõe dados sobre o aumento do desempenho em algum parâmetro da sua conta em um período predefinido ou personalizado dentro dos últimos 90 dias. Ela pode informar, por exemplo, que sua conta obteve 96% mais interações de conteúdo nos últimos 30 dias.

Visão geral:

Aqui é possível ver o número de contas alcançadas e de interações de conteúdo em um período de até 90 dias. Ao clicar sobre cada uma dessas métricas, o Instagram Analytics pode fornecer mais detalhes como a quantidade de público que chegou a partir de anúncios, por exemplo.

Contas alcançadas:

Nesta seção, que fica dentro da “Visão Geral”, você acompanha dados demográficos sobre as contas que alcançou ou engajou. Com efeito, é possível ver informações sobre países, cidades, faixas etárias e gênero do seu público. 

Total de seguidores:

Também dentro de “Visão Geral”, a seção “Total de Seguidores” expõe dados sobre o crescimento do seu público. Além disso, ela apresenta as localizações dos seus seguidores, bem como os horários em que eles estão ativos no Instagram.

Conteúdo:

Esta métrica do Instagram Analytics expõe o alcance das suas publicações no feed, no Reels, nos vídeos do IGTV, nos vídeos ao vivo e no Stories do Instagram. Aqui, por meio da Biblioteca de Mídia, você também pode filtrar e ver seu conteúdo por tipo de mídia, alcance, interações e período.

Ademais, tocando em Ver Insights sobre o seu conteúdo você pode visualizar métricas como as contas com engajamento, as interações com o conteúdo e os dados de anúncios, caso tenha turbinado uma publicação.

Vídeo: por que usar o Insgram no e-commerce?

COMO ACESSAR O INSTAGRAM ANALYTICS?

O acesso ao Instagram Analytics pode ser feito a partir do perfil da sua empresa no app do Instagram. Pois é, esse recurso só funciona no app. Então, abra o app e toque em “Insights” e comece a visualizar as suas métricas.

Além disso, você também pode acessar os Insights a partir de um conteúdo específico. Neste caso, toque em “Ver Insights” sobre a foto ou vídeo para ver as informações a respeito. Do mesmo modo, é possível ver os insights de um story ou outro tipo de publicação.

Use, enfim, o Instagram Analytics para analisar as interações e o comportamento do seu público. Aí, então, com base nisso, tente melhorar a sua comunicação oferecendo aquilo que o seu público mais deseja. Assim, você conseguirá otimizar o engajamento e as conversões.

Assim que puder clique em “Como ativar o Instagram Shopping” e acesse um passo a passo para impulsionar seu e-commerce em uma das maiores redes sociais de compartilhamento de fotos do mundo!