Um estudo realizado pela empresa especialista em testes de softwares, One Day Testing, entre as 22h do dia 23 e 2h do dia 24 de novembro de 2017 (dia da Black Friday) demonstrou que muitos e-commerces podem estar perdendo verdadeiras fortunas devido à lentidão e instabilidade de acesso.
A pesquisa levou em consideração 43 lojas virtuais, cada qual integrada a um servidor situado em São Paulo que monitorava apenas um site. A análise foi propositalmente realizada dessa forma para evitar interferências.
A partir dessa experiência, o pessoal da One Day Testing descobriu que:
• 83,7% das lojas virtuais estudadas apresentaram instabilidade;
• 9,3 segundos foi o tempo médio de carregamento de conteúdo das lojas;
• 32% das lojas não terminaram de carregar após 45 segundos;
• As 43 lojas ficaram (juntas) cerca de 4h16min fora do ar no período analisado.
Para descobrir o quanto esses números podem se traduzir em perdas, os analistas utilizaram os percentuais de outras duas pesquisas, sendo uma delas realizada pela Akamai, que descobriu que:
• Cada segundo a mais de carregamento gera 20,5% de perda de conversão (no celular);
• Cada segundo a mais de carregamento gera 21,8% de perda de conversão (no computador).
E a outra realizada pela empresa Google, segundo a qual:
• Cada hora fora do ar gera R$ 1,5 milhão de perdas para um site na Black Friday.
Por fim, os profissionais da One Day Testing multiplicaram o número de horas paradas (4h16min) pelo montante especificado pela Google (R$ 1,5 milhão) e chegaram à conclusão que as lojas virtuais perderam mais de R$ 6 milhões somente no período especificado no primeiro parágrafo deste artigo.
Os especialistas explicaram que os principais motivos que geraram a instabilidade e a lentidão no dia da Black Friday foram os:
• Plugins anti-fraude
• Programas de afiliados
Disso decorre a importância de se contar com bons profissionais de front-end, os quais serão capazes de operar as melhores plataformas de e-commerce e integrar a elas os plugins e scripts com as melhores performances, o que evitará perdas e aumentará o seu faturamento nos próximos eventos como os da Black Friday.