Inovação no varejo: empresas líderes investem 13% da receita anual em melhorias

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Pesquisa aponta as práticas que as colocam à frente de outras empresas

Esta foto mostra um homem e uma mulher usando tablet e notebook para representar o tema inovação no varejo deste post
Empresas líderes investem mais e tem melhor ROI com inovação no varejo. Foto meramente ilustrativa: @freepik (editada por meio da IA do Adobe Photoshop Beta v.25.12)

Fundamental no comércio, a inovação no varejo é o tema da Global Survey on Retail Innovation 2024 realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o World Retail Congress. Essa pesquisa revelou insights valiosos, que podem ser úteis para varejistas como você, que querem aumentar o potencial de suas lojas online e físicas.

Clique agora em “Agência e-Plus no LinkedIn” e, em seguida, pressione o botão “+Follow” para se inscrever no nosso perfil e receber as nossas atualizações de conteúdo diretamente na sua linha do tempo na maior rede social de profissionais do mundo! Faça parte da nossa comunidade e, desse modo, conheça outros empreendedores que, iguais a você, querem desenvolver, escalar, testar, configurar, integrar, evoluir, unificar, atualizar, expandir, migrar, divulgar, performar ou gerenciar um e-commerce!

Ao todo, o BCG entrevistou 436 executivos de 11 setores do varejo em todo o mundo. Entre eles, 63% atuam em empresas com mais de US$1 bilhão de faturamento por ano. Logo em seguida, apresentaremos alguns números deste estudo. Acompanhe!

INOVAÇÃO NO VAREJO: NÍVEIS DE MATURIDADE DAS EMPRESAS

Antes de começar a citar os dados de inovação no varejo da Global Survey on Retail Innovation, é importante mencionar que esta pesquisa identificou três níveis de maturidade entre as empresas de comércio:

  1. 26% são líderes: investem 13% do orçamento anual em inovação no varejo;
  2. 44% seguidoras: investem 10% por ano;
  3. 30% retardatárias: investem até 3%.

De acordo com o relatório, as empresas líderes alcançam um Retorno do Investimento (ROI) maior, na ordem de 21%. Enquanto isso, o ROI das seguidoras é de 14% e o das retardatárias chega a apenas 9%. Já quanto à pergunta sobre o quanto aumentarão os gastos de suas empresas com inovação no varejo até 2027, os executivos das empresas líderes disseram 38%, seguidoras 30% e retardatárias 8%.

Dado este cenário, o estudo do BCG também responde outra questão fundamental sobre inovação no varejo: no que exatamente as empresas líderes investem? Confira a resposta para esta pergunta logo a seguir!

NO QUE AS EMPRESAS LÍDERES INVESTEM?

Conforme dados da pesquisa do BCG, das empresas líderes 71% investe no operacional, 60% no e-commerce e 58% em Big Data, IA e Analytics. Das empresas que investem no e-commerce, por suas vezes:

Tráfego pago

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “Tráfego pago” produzido pela Agência e-Plus! Conheça as oportunidades da Meta Ads, Google Ads e outras plataformas de anúncios para o seu e-commerce!

Como se pode observar, o e-commerce hoje é um canal de vendas essencial para as empresas que atuam no varejo em todo o mundo. De fato, esse canal de vendas ajuda o empresário do setor a ampliar seu raio de ação, a gerar mais empregos, a vender mais e a faturar mais. Sendo assim, vale a pena investir em inovação no varejo na área de e-commerce.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre inovação em e-commerce. E se você quiser saber mais dados sobre essa pesquisa, clique em Global Survey on Retail Innovation 2024 para acessar o material completo gratuitamente!

COMO IMPLEMENTAR TECNOLOGIAS MODERNAS NO VAREJO?

Para implementar tecnologias modernas no varejo, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus possui certificação nas melhores plataformas de e-commerce e Marketing da atualidade, entre as quais a VTEX, Linx, Shopify Plus, Wake Commerce, deco.cx e RD Station, por exemplo. Sendo assim, ela tem habilitação para planejar, criar, implementar, testar, configurar, atualizar, evoluir, escalar, divulgar, performar e gerenciar projetos de inovação no varejo com essas tecnologias. Além disso, ela fornece serviços de treinamento, assessoria e consultoria para você, comerciante, e para os seus funcionários.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a Wahl Clipper (América Latina), Embelleze (Europa), Xerox, Pirelli, Zaffari Home e Vila Romana, por exemplo, na Espanha, Portugal, Costa Rica, Argentina, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: