Influência das marcas é a autoridade ou o prestígio que as marcas exercem sobre o público. Essa influência, por sua vez, pode suscitar impulsos nos consumidores como o desejo de assinar uma newsletter, cadastrar-se em uma loja, comentar com os amigos e familiares ou comprar um produto, por exemplo.
As marcas capazes de fazer nascer esses desejos possuem características bem marcantes. Em geral, elas são autênticas e consistentes, despertam confiança e identificação, possuem transparência e oferecem um bom atendimento, entre outras coisas. Saiba mais sobre elas logo em seguida!
INFLUÊNCIA DAS MARCAS: CARACTERÍSTICAS
As marcas que mais influenciam as decisões de compras têm determinadas características que as demais não têm. Por exemplo, elas:
Possuem autenticidade:
- 88% dos consumidores dizem que a autenticidade é importante ao decidir quais marcas eles gostam e apoiam, de acordo com estudo da Stackla. Ou seja, as marcas mais importantes, que geram mais decisões de compra, possuem legitimidade comprovada.
Geram confiança:
- 46% dos consumidores norte-americanos dizem que pagariam mais para comprar de marcas em que podem confiar, conforme estudo da Salsify. Portanto, as marcas nas quais as pessoas podem depositar sua “fé” tendem a se sobressair e vender mais.
Contam com consistência:
- 33% maior é a receita das empresas que possuem consistência de marca, de acordo com dados da Lucidpress. Desse modo, as empresas que conseguem alinhar as suas ações com os seus valores de forma duradoura e estável têm mais espaço na cabeça dos consumidores.
Oferecem maior transparência:
- 66% dos consumidores acham que a transparência é uma das qualidades mais atraentes de uma marca, segundo estudo da Accenture Strategy. Com efeito, as marcas mais influentes são aquelas que demonstram onde obtêm seus materiais e como se preocupam com seus funcionários.
Demonstram suas posições sociais:
- 64% dos consumidores em todo o mundo dizem que comprariam de uma marca ou a boicotariam apenas por causa de suas posições acerca que uma questão social ou política, conforme dados da Edelman citado no blog da Oberlo.
Proporcionam um bom atendimento:
- 68% dos consumidores se dispõem a pagar mais por produtos de uma marca se esta tiver um histórico de bom atendimento ao cliente, de acordo com estudo da Gladly. Ou seja, a influência das marcas vai muito além de ter um bom Marketing.
Geram identificação:
- 74% das marcas não têm significado na vida dos consumidores, isto é, não geram identificação, segundo a Content Works. Em contrapartida, uma boa história de marca pode levar 55% dos consumidores a comprarem um produto no futuro, conforme a Headstream citada por Market Smiths.
Além disso, a influência das marcas passa pela intensidade emocional. Conforme infográfico da Invesp, as marcas que inspiram emoções recebem 3 vezes mais ações de Marketing Boca a Boca do que as marcas que são menos conectadas emocionalmente com o público.
COMO AS MARCAS PODEM INFLUENCIAR AS PESSOAS?
Como se pode observar ao longo deste post, para influenciar as pessoas as marcas devem gerar identificação, proporcionar um bom atendimento, demonstrar suas posições sociais e ser transparentes. Além disso, elas precisam ser consistentes, autênticas e gerar confiança.
Boa parte desses quesitos se resolvem quando se tem uma cultura organizacional com Missão, Visão e Valores bem definidos e bem difundidos entre os colaboradores e a mídia. Além disso, ferramentas como o Marketing de Causas, o Brand Marketing e o Brand Awareness podem ajudar.
Seja como for, ter uma marca e-commerce forte é imprescindível para alcançar bons resultados. Mas como ela não nasce pronta, você deve construí-la lentamente inserindo na sua empresa novos recursos que tornam sua marca mais valiosa ao longo do tempo.
Assim que puder clique em “Manual de marca” e saiba como unificar e padronizar a identidade da sua empresa, tornando-a mais relevante para os consumidores!