Inbound Marketing para e-commerce: use e-books e whitepapers para gerar leads

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Inbound Marketing para e-commerce: e-books e whitepapers podem lhe ajudar a gerar mais leads para o seu negócio e-commerce
Inbound Marketing para e-commerce: e-books e whitepapers podem lhe ajudar a gerar mais leads para o seu negócio e-commerce

Inbound Marketing para e-commerce é uma estratégia que visa a transformação dos visitantes de um blog e-commerce e/ou de uma loja virtual em clientes que compram uma vez e posteriormente em fregueses que compram muitas vezes.

Por meio dessa estratégia é possível (na sequência):

1. Converter internautas desconhecidos em visitantes das suas mídias;

2. Transformar os visitantes em leads (assinantes do seu conteúdo);

3. Converter os leads em suspects (suspeitos de serem compradores);

4. Transformar os suspects em prospects (que tomam decisão de compra);

5. Converter os prospects em clientes (que efetuam uma compra);

6. Transformar os clientes em fregueses (que compram muitas vezes).

Inbound Marketing no e-commerce

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Os e-books e os whitepapers servem para a segunda etapa assinalada nos tópicos anteriores, isto é, para obter assinantes.

Por que é importante obter assinantes no Inbound Marketing para e-commerce?

Os assinantes (leads) são pessoas que se tornaram contatos e que, portanto, quebraram a barreira da desconfiança e agora confiam mais em você e no seu negócio e-commerce.

Quando uma pessoa assina o seu conteúdo de E-mail Marketing e/ou as suas entregas de posts via notificações push, por exemplo, elas estão lhe dando um voto de confiança.

Os assinantes acreditam que você poderá saciar os desejos e anseios deles por meios de seus produtos e serviços e assim tornar as suas vidas mais fáceis.

Mas como obter assinantes? É muito simples: basta habilitar um botão (no caso das notificações push) ou solicitar o e-mail dos visitantes por meio de um formulário de captura de e-mail.

Além disso, para aumentar a conversão de visitantes em assinantes é importante contar com a tática da “isca digital”, que analisaremos a seguir.

Conquistando mais leads com iscas digitais

É possível aumentar a taxa de conversão de visitantes em assinantes por meio do oferecimento de um presente. De fato, quando você dá um presente mais visitantes se propõem a lhes dar um e-mail em troca. Este presente, por sua vez, é chamado de isca digital.

A isca digital pode ser qualquer coisa, mas em geral ela é um whitepaper ou um e-book gratuito.

Vídeo: por que o lead é importante?

Uso do whitepaper no Inbound Marketing para e-commerce

O whitepaper é um documento que pode conter um número variável de páginas (desde poucas a até muitas). Seja como for, seu conteúdo é focado em apenas um assunto. Seus textos são fundamentados em pesquisas. Ele pode conter imagens diversas, mas a prioridade é o texto.

A precisão e a formalidade são importantes nesse formato.

Sua linguagem textual é próxima à linguagem dos textos acadêmicos, por isso ele é muito útil para públicos de pessoas mais intelectuais.

Uso do e-book no Inbound Marketing para e-commerce

Assim como o whitepaper, o e-book para Inbound Marketing pode ter um número de páginas que pode variar desde poucas a até muitas.

Já vi e-books com mais de 500 páginas de textos na web.

A diferença principal é que o e-book pode ser produzido com uma linguagem mais informal, o que permite atingir grandes parcelas de variados tipos de públicos.

Ele pode ser mais textual (com blocos de textos grandes e poucas imagens por página) ou mais visual (com blocos de textos pequenos e muitas imagens).

Vídeo: como criar o seu projeto de Inbound Marketing?

Como oferecer os e-books e whitepapers para o seu público?

Antes de oferecer, você precisar criar ou encomendar a criação dessas iscas digitais.

Uma vez que elas estejam prontas, estas são algumas opções para oferecê-las às pessoas que compõem seu público:

• Formulários de captura:

Os visitantes preenchem, deixam um e-mail e recebem um link para baixar a isca digital gratuita, que nesse caso poderá ser o e-book ou o whitepaper. Os formulários podem ser inseridos no rodapé, no topo, dentro dos post ou em outros lugares de uma loja virtual ou blog e-commerce.

• Squeeze pages:

Squeeze pages são páginas separadas da loja virtual e do blog e-commerce, as quais servem somente para a captura de e-mail. O visitante chega até elas, preenche o formulário disponível e recebe um link para baixar o conteúdo.

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Resumindo, é possível obter assinantes somente com formulários simples, mas ao oferecer um presente, isto é, uma isca digital como um e-book, ou um whitepaper, as chances de converter visitantes em leads aumentam.