Importância do Marketing Digital no e-commerce

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Etapas e ferramentas para alcançar bons resultados na divulgação da sua loja virtual

Marketing Digital no e-commerce: aumente a visibilidade, melhore o engajamento e a reputação da sua marca, entre outras vantagens
Marketing Digital no e-commerce: aumente a visibilidade, melhore o engajamento e a reputação da sua marca, entre outras vantagens

Qual a importância do Marketing Digital no e-commerce? Sabemos que esta tem sido uma estratégia utilizada com sucesso por muitas empresas, principalmente as do meio digital. Mas será que as lojas virtuais também podem colher os benefícios disso?

Vale dizer, apenas recentemente os donos de e-commerces começaram a pensar neste recurso como algo bom para o negócio. Isto é, como uma maneira de atrair mais clientes e fidelizá-los.

Neste contexto, um dos principais pontos positivos desta estratégia é a facilidade da mensuração e coleta de dados. Ou seja, em alguns meses após o início de um projeto de divulgação é possível visualizar claramente o que está dando certo ou errado. Em outras palavras, em pouco tempo dá para verificar o que precisa manter e o que é necessário melhorar.

Sendo assim, fica claro como o Marketing Digital é hoje uma ferramenta essencial para o crescimento sustentável do seu negócio. Pois bem, quer saber um pouco mais sobre as suas principais táticas dentro do e-commerce e como investir nelas? Confira!


MARKETING DIGITAL NO E-COMMERCE: ETAPAS ESSENCIAIS PARA UM BOM RESULTADO

Conheça algumas etapas para alcançar bons resultados com Marketing Digital no e-commerce. Comece com um bom planejamento estratégico, o qual inclua:

01 – Branding

Branding é um termo que vem ganhando muito espaço no Marketing Digital. Basicamente, ele tem como significado o fortalecimento da marca. A sua loja deve ser clara e humana e todas as linguagens devem ser adequadas ao público.

Ou seja, é o momento de construir presença nos meios digitais, como a construção de um e-commerce bem consolidado no ramo em que atua. Independente do setor, seja o B2C ou B2B, o importante é estar presente nos meios digitais e ser reconhecido.

Branding pode tornar a sua marca e-commerce mais desejada
Branding pode tornar a sua marca e-commerce mais desejada

02 – Awareness

Já nessa etapa estamos falando sobre a ampliação da visibilidade da loja para que os produtos sejam disponibilizados de maneira digital, até chegar no consumidor.

Uma das maneiras de fazer isso é via criação de conteúdos relevantes para o seu público. Além disso, é importante perceber em qual hora do dia há um maior engajamento, assim como com quais tipos de conteúdo.

03 – Reputation

A reputação é a criação de um relacionamento com os seus influenciadores, ou seja, aqueles que promovem o seu produto, como uma maneira de legitimar a marca e também os seus produtos.

04 – Engagement

O engajamento é uma das principais etapas para aqueles que buscam o reconhecimento do seu público, para que eles reconheçam o valor da sua empresa. Esse diálogo faz com que o público tenha uma maior confiança na marca.

05 – Advocacy

Por último, mas igualmente importante, podemos falar sobre os clientes que se tornam advogados da marca. Ou seja, por conta do bom atendimento e da confiança que possuem na empresa, eles indicam os seus produtos e serviços a conhecidos, trazendo cada vez mais pessoas para o seu e-commerce.


PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL NO E-COMMERCE

Confira, em seguida, algumas ferramentas que podem ser usadas no contexto da sua estratégia de Marketing Digital:

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo, uma das principais estratégias do Inbound Marketing, pode ser um aliado importante nas ações de Marketing Digital criadas para o e-commerce.

O primeiro a se pensar é a respeito da descrição de produtos na loja virtual. Uma vez que as pessoas não podem tocar e ver os produtos disponibilizados, é essencial que a sua descrição seja bem feita, tanto em questões de tamanho, como também no que diz respeito às cores.

Nesse momento, o ideal também é apostar em fotos que valorizem os produtos. Pense em toda a composição da imagem, considerando também questões como luz e sombra.

Outro bom local para usar o Marketing de Conteúdo é no blog de e-commerce. Dessa forma, ao criar conteúdos que sejam de qualidade e interessantes para os consumidores, estes vão adentrando o funil de vendas, seguindo na jornada da compra e chegando ao objetivo final.

Todas essas estratégias devem ser criadas e executadas de acordo com o principal objetivo da marca. Conseguir mais vendas pode ser um deles, por exemplo, e essa é uma das maneiras de alcançá-lo.

Com um bom Marketing de Conteúdo é possível aumentar a audiência gradativamente com o tempo
Com um bom Marketing de Conteúdo é possível aumentar a audiência gradativamente com o tempo

Estratégias de E-mail Marketing

Por algum tempo, o E-mail Marketing foi visto de maneira negativa pela compra e venda de listas de emails. Essa não é a maneira de criar a sua própria lista de contatos, mas sim através de leads que consegue pelos conteúdos disponibilizados no blog e também da landing page.

Ainda assim, hoje é visto como uma das maneiras mais eficientes nas ações de Marketing. Por isso, pode trazer ótimos benefícios para a empresa e também para os seus clientes, uma vez que essa é também uma das maneiras de se relacionar com o consumidor.

Os cuidados aqui você já deve imaginar: não seja invasivo e nem envie uma grande quantidade de emails por semana. A frequência é um fator muito importante, uma vez que envolve uma linha tênue entre não mandar muitas mensagens, fazendo com que a pessoa se descadastre da lista, assim como enviar poucos emails e ser esquecido.

O bom do E-mail Marketing é que diferentes segmentos do Marketing e de empresas podem apostar nela. Por exemplo, desde o Marketing de Rede à empresas de vendas B2B utilizam-se dessas ferramentas, cada um com as suas especificidades.

Investimento nas redes sociais

Dicas de Marketing Digital: crie fanpages e tire dúvidas dos seus consumidores nas redes sociais
Dicas de Marketing Digital: crie fanpages e tire dúvidas dos seus consumidores nas redes sociais

Como podemos perceber nos últimos anos, as redes sociais ganharam um lugar de destaque nas vendas virtuais. Afinal, por meio delas é possível mostrar de perto os seus produtos, a sua importância e demonstrar sua funcionalidade.

Além disso, as redes sociais são uma das principais maneiras de se manter um relacionamento com os seus clientes. As conversas são rápidas e ágeis, exatamente o que um consumidor procura.

Nesse momento, é importante atentar-se à postura da marca em relação aos diferentes acontecimentos do mundo, assim como também é o momento de divulgação dos produtos, garantindo uma maior visualização.

Essa também é a principal forma de uma marca construir a sua própria reputação. Por conta disso, as estratégias devem ser bem feitas e o atendimento ao usuário precisa ser excepcional. Isso é fundamental para se chegar na próxima etapa que se refere aos clientes que se transformam em advogados.

Agora que você já entendeu um pouco sobre a importância do Marketing Digital para o e-commerce e conhece sobre as principais estratégias, é o momento de partir para um bom planejamento, para então colocar tudo isso em prática!

Bons negócios!

Este artigo for produzido pela Ideal Marketing