Importância da boa reputaçãono e-commerce

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Atraia e influencie pessoas por meio da sua autoridade

reputação_ecommerce

“Reputação” para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é a “opinião pública favorável ou desfavorável”, é a “Fama, renome”. Em outras palavras, é a ideia ou juízo que alguém faz de alguém ou de alguma coisa.

Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir e, às vezes, até nos próprios sonhos, nós seres humanos julgamos a reputação das coisas e das outras pessoas como boa ou má, ainda que inconscientemente.

E é assim também, inconscientes, quedia após dia deixamos transparecer nossos bons valores para que, desta forma, sejamos julgados como indivíduos de boa reputação pelos nossos colegas, o que nos concederá vantagens.

As vantagens são imensas, pois nos colocam acima da média. Elas podem ser percebidas, por exemplo, no Facebook, uma rede social na qual quem tem boa reputação ganha mais curtidas, compartilhamentos e autoridade social.

No comércio eletrônico, a coisa funciona de forma semelhante, porém aqui as vantagens de uma boa reputação são ampliadas para vários círculos, como podemos ver a seguir:

– Círculo de colaboradores

Todos as pessoas querem trabalhar em uma empresa que tem boa reputação. Isso favorece o seu e-commerce na seleção e contratação dos melhores talentos do mercado.

– Círculo de fornecedores

Você não precisará procurar e implorar para que os melhores fornecedores lhe atendam, pois eles é que vão procurar por você se a sua reputação for boa o suficiente para influenciá-los.

– Círculo de clientes

E-consumidoresgostam e até pagam mais em lojas virtuais conhecidas e de boa reputação, pois temem situações como a de comprar algo e depois não terem a quem recorrer se o produto não cumprir suas expectativas.

– Círculo de investidores

Quem investe quer retorno, por isso, prefere investir em quem já é reconhecido e garantido (mesmo que seja mais caro) do que se aventurar em algo incerto em termos de resultados.

– Círculo de parceiros

Empreendedores e administradores de outros e-commerces semelhantes ao seu adorarão fechar contratos vantajosos para você, pois ao fazerem isso eles obtêm temporariamente um pouco da sua boa reputação.

Ao atrair e influenciar as pessoas que formam os círculos de colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e investidores, o seu e-commerce ganha poder para negociar e obter benefícios como vantagens financeiras, por exemplo.

Se você gostou desse assunto, continue seguindo as redes sociais da agência de Marketing Digital E-Plus, pois nas próximas semanas publicarei um artigo sobre como fazer com que o seu e-commerce tenha uma boa reputação. Fique de olho!