IA no Marketing: 55% dos profissionais do ramo já usam a tecnologia

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Maioria usa o recurso para criar conteúdo

Foto: homem com um alto-falante em um cenário com plano de fundo com um par de cérebros semelhantes a chips eletrônicos. Imagem remete ao uso de IA no Marketing.
IA no Marketing: maioria dos profissionais da área usam o recurso na prestação de serviços. Foto meramente ilustrativa; @kues (com edição da IA do Photoshop Beta v26.0)

Nos últimos anos e, sobretudo nos últimos meses, estamos todos acompanhando e vivenciando uma evolução consistente e extremamente rápida das Inteligências Artificiais (IAs) em diferentes setores. Da automação residencial à robótica avançada, da indústria automobilística à astronáutica, das terapias à medicina de ponta, das iniciativas de paz até as ações de guerra, por exemplo, praticamente todos os segmentos já têm pelo menos um “pezinho” nesta tecnologia. E no Marketing não é diferente. O uso da IA no Marketing vem aumentando consideravelmente, ao ponto de a maioria dos profissionais do ramo já estarem usando o recurso.

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Neste artigo, nós apresentamos algumas estatísticas do estudo Panorama de Marketing e Vendas, da RD Station, sobre IA no Marketing. Este estudo levou em consideração as estatísticas das ferramentas de Marketing e Customer Relationship Management (CRM) da RD, e as respostas de 3311 profissionais das áreas de Marketing e Vendas. Acompanhe!

ESTATÍSTICAS DO USO DE IA NO MARKETING

De acordo com o estudo Panorama de Marketing e Vendas da RD Station, 55% dos profissionais de Marketing já estão usando IAs diariamente na prestação de serviços. No segmento de Agência de Marketing esse número sobe para 71%.

Entre os profissionais que fazem uso de IA no Marketing:

  • 62% são para criar conteúdo e copywriting;
  • 32% para planejamento estratégico;
  • 24% para personalizar campanhas.

Em comparação, na área de vendas, 66% dos profissionais ainda não fazem uso da tecnologia. Todavia, dos que usam, 22% o fazem para gerar conteúdo e 12% para enviar e-mails. Como se pode observar, os marketeiros estão um passo à frente neste contexto.

Enfim, é bom saber que existem muitos desafios para o uso de IA no Marketing. Os profissionais do setor sabem bem que não é simplesmente pedir para as IAs fazerem algo e, logo depois, copiar e colar. É preciso ter critério e saber onde se está pisando, pois um erro pode gerar uma grande dor de cabeça para os donos das empresas. Saiba mais sobre esses desafios em seguida!

DESAFIOS DO USO DE IA NO MARKETING

Usar IA no Marketing requer superar alguns desafios, tais como:

  • Informações incorretas: as IAs podem alucinar ou criar conteúdo desatualizado;
  • Roubo de dados: podem usar informações das pessoas sem consentimento;
  • Plágio: as IAs podem copiar conteúdo e repassá-lo a você como se fosse original;
  • Artificialidade: elas criam conteúdo que muitas vezes não é articulado ou natural.

Além disso, as IAs podem requerer habilidades técnicas para configuração, integração e manutenção. Também podem ser caras demais e requerer, no fim das contas, um operador humano. Em contrapartida, as vantagens são boas, confira adiante!

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VANTAGENS DO RECURSO NO MARKETING PARA E-COMMERCE

Ao usar IA no Marketing para comércio eletrônico você poderá:

  • Personalizar campanhas de mídias e, assim, aumentar a performance dos anúncios;
  • Agilizar análises e gerar insights para, desse modo, realizar tomadas de decisão mais rápidas;
  • Aumentar a escalabilidade das suas ações de divulgação;
  • Otimizar a experiência do consumidor de forma automática na loja virtual e gerar mais vendas;
  • Segmentar contatos de forma mais precisa e, dessa maneira, melhorar a conversão.
Vídeo: saiba como usar a IA e o Chat GPT a favor do seu e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Por estas e outras vantagens, pode valer muito a pena usar IA no Marketing para e-commerce. Requer um certo cuidado, mas se bem utilizada pode fazer a diferença para melhor. Nosso conselho final é, simplesmente, fazer um teste. Saiba como no próximo tópico!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar IA no Marketing recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus conta com certificação em tecnologias como a RD Station, deco.cx, VTEX, Google Ads e Meta Ads, as quais contam com recursos de IA para aplicação em campanhas de anúncios, produção de conteúdo, criação de experiências, segmentação de contatos e muito mais. 

Neste contexto, a Agência e-Plus fornece serviços de planejamento, criação, implantação, teste, configuração, integração, otimização, evolução, divulgação, performance e gestão de campanhas de Marketing com IA. Ela também fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários. Saiba mais em seguida!

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas como a HBI Store, BTC Decor, Mundo 25 e Vila Romana, por exemplo, no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Colômbia, Equador e Argentina, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro com a nossa equipe agora mesmo: