IA nas empresas: tecnologia é usada em 24% das vezes para atendimento ao cliente

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

26% usam para realizar análise de dados

Foto: um homem e uma mulher analisam algo na tela de um notebook. No fundo da imagem, um cérebro eletrônico está projetado em um painel. A ideia da imagem é representar visualmente o tema da IA nas empresas.
O uso de IA nas empresas avança para vários setores e funções de forma rápida. Foto meramente ilustrativa: @dcstudio (editada com a ajuda da IA do Adobe Photoshop Beta v26.0)

No ramo da Ciência da Computação, Inteligência Artificial (IA) é todo software que, integrado a um hardware, é capaz de processar informações, analisar dados, reconhecer imagens, compreender e responder à linguagem humana, entre outras tarefas que requeiram a capacidade de solucionar problemas. Mas não é só isso. Para ser considerada uma IA, o software, em combinação com um hardware, deve gerar soluções semelhantes, ou até melhores, que as dos seres humanos. Dado o seu potencial, é natural que, cedo ou tarde, o tema “IA nas empresas” surgisse. É sobre isso o assunto deste post. Acompanhe em seguida!

Clique em “TikTok Agência e-Plus” e, em seguida, pressione o botão “Seguir” para se inscrever no nosso perfil na rede social TikTok e receber gratuitamente as nossas atualizações de conteúdo sobre e-commerce e Marketing Digital. Junte-se a outros comerciantes inteligentes que já fizeram isso!

USO DE IA NAS EMPRESAS

Desde que as IAs ganharam popularidade, o mundo todo passou a utilizá-las em diferentes aspectos e momentos da vida. De fato, seja na Saúde, na Segurança ou na Educação, elas já marcam presença, destruindo antigos hábitos e modus operandis e criando outros. E agora, ao que parece, está chegando a vez da IA nas empresas. 

Para você ter uma ideia, de acordo com o Relatório de Inteligência Artificial 2024, da Opinion Box, quase um quarto das empresas já usa a tecnologia no setor de atendimento ao cliente. Conforme a pesquisa, que levou em consideração as respostas de 721 profissionais:

  • 28% das empresas usam IA no setor de Tecnologia da Informação;
  • 24% no atendimento ao cliente (em grande parte no e-commerce);
  • 21% em Marketing;
  • 19% em vendas;
  • 15% no setor de Recursos Humanos;
  • 15% em inovação;
  • 13% na administração financeira;
  • 13% em produtos;
  • 12% em experiência do cliente;
  • 1% em área não especificada;
  • 33% não informaram.
@agenciaeplus Como usar a IA (Inteligência Artificial) e o Chat GPT no e-Commerce 💚. #agenciadeecommerce #agenciademarketingdigital #chatgpt #ia ♬ Ibilapuela – Muspace Lofi

Como se pode observar, apesar das IAs serem uma tecnologia relativamente recente, elas já fazem parte do universo corporativo e comercial. A seguir, você ficará sabendo quais as principais funções que elas realizam neste contexto. Continue lendo!

Principais funções da IA nas empresas

Ainda de acordo com o Relatório de Inteligência Artificial:

  • 27% das empresas usam IA nas tarefas de rotina do trabalho;
  • 26% em análise de dados;
  • 24% na implementação de melhorias em produtos e serviços;
  • 19% na produção de conteúdo;
  • 14% de outras formas;
  • 1% não informou.
@tiagormoraes #dados #IA #varejo #ecommerce @Agência e-Plus ♬ original sound – Tiago Moraes Agência e-Plus

Ao que parece, assim como outras tecnologias que geraram grandes impactos na sociedade no passado, a tendência é que as IAs se misturem com humanos em todos os setores. Desse modo, daqui em diante, “IA nas empresas” será um tema cada vez mais recorrente, assim como “IA no e-commerce”. Saiba mais adiante!

FUNÇÕES DA IA NO E-COMMERCE

As empresas de e-commerce já usam IA para diferentes finalidades. Todavia, podemos dizer com alguma certeza que as principais funções da tecnologia neste setor giram em torno de:

  • Criação, veiculação e gestão de mídias pagas, que geram tráfego para as lojas virtuais;
  • Veiculação de conteúdo de Inbound Marketing para as 4 etapas da Jornada de Compras;
  • Sistemas de buscas inteligentes para lojas online;
  • Automação de Marketing para segmentação de leads e envio de E-mail Marketing.

Inbound Marketing no E-commerce

Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “Inbound Marketing para e-commerce” produzido pela Agência e-Plus!

Além disso, em alguns casos, as IAs surgem como recursos extra dentro de ferramentas como os Content Management Systems (CMSs). O CMS headless deco.cx, por exemplo, conta com a IA deco pilot, que gera códigos e conteúdos para front-end. Em todos os casos, elas costumam gerar melhores resultados.

Enfim, para não ficar para trás, é importante que você, comerciante, comece a implementar as IAs no seu comércio. Leia o tópico seguinte para saber mais!

COMO IMPLEMENTAR?

Para implementar IA nas empresas (de e-commerce) recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus conta com certificação nas principais ferramentas de desenvolvimento e divulgação de e-commerce que utilizam IA, tais como a VTEX, deco.cx, Meta Ads e Google Ads (Google Performance Max). Além disso, ela fornece treinamento, consultoria e assessoria para você, comerciante, e para os seus funcionários. 

Vídeo: saiba mais sobre Google Performance Max (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Saiba mais sobre a Agência e-Plus!

Desde 2013 no mercado, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 grandes projetos de e-commerce e Marketing Digital, muitos dos quais envolvendo o uso de IA nas empresas, para marcas da América Latina, América Central e Europa. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via aplicativo mensageiro agora mesmo: