IA de textos é como chamamos as inteligências artificiais generativas que produzem narrativas, poemas, músicas, resumos, diálogos, mensagens de e-mail, traduções, transcrições, paráfrases, códigos de programação e de linguagens de marcação, posts para redes sociais, anúncios para plataformas de publicidade, artigos e outros tipos de conteúdos escritos. Desde que se popularizaram, elas vêm sendo utilizadas para produção de conteúdo no e-commerce.
IAs como o Chat GPT e Gemini, por exemplo, estão no topo do iceberg de inteligências artificiais generativas capazes de gerar conteúdo escrito. Entre as vantagens de usá-las no e-commerce está o fato de que elas geram textos muito rapidamente e sem o esforço mental que um humano teria de fazer para realizar a mesma tarefa.
Entretanto, uma IA de textos também tem as suas desvantagens. Uma delas é que essas IAs são treinadas com conteúdos que muitas vezes são protegidos por direitos autorais. Em outras palavras, elas se apropriam da propriedade intelectual das pessoas sem ter o consentimento. Isso pode gerar um grande problema para a sua marca. Continue lendo para saber mais!
5 RAZÕES PARA USAR UMA IA DE TEXTO NO E-COMMERCE
Entre as razões para você, comerciante, começar a usar uma IA de textos para produzir conteúdo no seu e-commerce estão a(o):
- Agilidade: uma página de descrição de produtos, por exemplo, pode ficar pronta em menos de um minuto. Depois, teoricamente, você só precisa copiar e colar na sua loja virtual;
- Escalabilidade: por ser ágil, uma IA de textos pode gerar dezenas de conteúdos para blogs, redes sociais e lojas virtuais da sua marca em poucos minutos;
- Atendimento: uma IA de textos não só escreve, mas entende o conteúdo dito por humanos. Assim, ela pode conversar com pessoas, sendo útil no serviço de atendimento;
- Pautas: IAs de texto podem ser usadas para gerar pautas para o seu e-commerce. Peça, por exemplo, para a IA criar pautas para promoções com base em datas comemorativas;
- Personalização: uma IA de texto pode criar conteúdo com base no perfil dos seus clientes. Desse modo, é possível melhorar a experiência de comunicação com esses clientes.
Muito bem, agora que você já conhece 5 razões para usar uma IA de texto no e-commerce, vamos dar uma olhada nos motivos para não fazer isso. Acompanhe no próximo tópico!
5 RAZÕES PARA NÃO USAR IA DE TEXTO NO SEU E-COMMERCE
Você não deve usar IAs de texto para gerar conteúdo para o seu e-commerce porque elas:
- Podem estar sendo treinadas com conteúdo protegido por direitos autorais sem o consentimento dos autores;
- Geram, muitas vezes, conteúdos preconceituosos, que podem ferir comunidades e criar grandes problemas para a imagem e consciência da sua marca;
- Alucinam, isto é, geram textos com erros factuais, podendo listar qualidades inexistentes em produtos ou desinformar seu público com fake news;
- Possuem alto custo de implantação, o que pode ser inviável para e-commerces de pequeno e médio portes;
- Realizam plágio, isto é, em muitas ocasiões uma IA de texto copia trechos de conteúdo escrito por autores humanos, e isso pode gerar processos por direitos autorais.
Como se pode observar, os motivos para não usar uma IA de texto no seu e-commerce são tão convincentes quanto os motivos para usar. Mas e agora, o que fazer neste caso? É o que abordaremos a seguir. Leia!
CONCLUSÃO
As IAs chegaram para ficar e, portanto, mais cedo ou mais tarde o seu e-commerce terá que utilizá-las, se é que já não está usando. E como sabemos, as vantagens são ótimas, mas as desvantagens não podem ser negligenciadas.
O primeiro passo para usar uma IA de texto adequadamente no seu comércio eletrônico é ler as políticas destes sistemas. Descubra, por exemplo, com qual tipo de conteúdo ela é treinada. Saiba se a empresa por trás da IA tem princípios éticos. Procure saber se você pode usar o conteúdo produzido pela IA em questão livremente na web.
Além disso, passe o conteúdo feito por IA por um controle de qualidade humano. Dessa maneira, será possível reduzir ou eliminar possíveis erros factuais e cópias de conteúdo, bem como os trechos de conteúdo preconceituosos. Enfim, ao usar uma IA de texto, revise tudo minuciosamente antes de publicar com a chancela da sua marca.
- Assim que puder clique em “Chat GPT no e-commerce” e leia um texto complementar!