Hub de integração: o que é e qual a sua utilidade no e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como funciona esta ferramenta e quais as suas vantagens!

Hub de integração (hub de marketplace) é um sistema que centraliza a gestão dos marketplaces nos quais você atua. Imagem: @raftel
Hub de integração (hub de marketplace) é um sistema que centraliza a gestão dos marketplaces nos quais você atua. Imagem: @raftel

Hub de integração, também chamado de hub de marketplace, é uma plataforma voltada para o agrupamento e gestão de marketplaces. Trata-se de um sistema com o qual você pode agregar os vários marketplaces nos quais você atua em um único lugar e, desse modo, fazer uma gestão centralizada.

Um hub de marketplace, portanto, é o sistema ideal para quem quer trabalhar com um modelo de negócios do tipo “marketplace out“, no qual você vende os produtos do seu e-commerce em canais de vendas de terceiros.

COMO FUNCIONA UM HUB DE INTEGRAÇÃO DE MARKETPLACES?

Existem vários tipos de hubs de marketplace no mercado. Com efeito, cada um tem o seu jeito de funcionar. Mas no geral, esse tipo de plataforma conta com recursos para gestão e rastreamento de pedidos em massa, unificação e gestão de estoques, e cadastro de produtos fácil e rápido.

Além disso, um hub de integração permite que você encontre outros marketplaces para vender seus produtos. Ele também possibilita distribuir seus anúncios em vários marketplaces com mais praticidade. E mais, este tipo de plataforma gera relatórios, com os quais você pode obter insights para fazer melhorias no seu negócio online.

Alguns hubs de marketplaces podem emitir notas fiscais, o que agiliza o seu back office. Muitos deles possibilitam, ainda, a integração com outros softwares como o Enterprise Resource Planning (ERP), diminuindo assim os erros de gestão.

Vídeo: saiba mais sobre marketplace out!

HUB DE MARKETPLACE: VANTAGENS

Uma das principais vantagens de um hub de integração é que ele permite que você realize ações em massa em vários marketplaces ao mesmo tempo. Ao integrar vários marketplaces em um único sistema, este tipo de ferramenta diminui a repetição de tarefas. Desse modo, é possível reduzir o tempo de gestão e liberar a sua equipe para outras atividades importantes da sua empresa.

Ademais, um hub de integração também pode automatizar processos de gestão, ampliar o seu número de canais de vendas, aumentar as vendas online sem contudo aumentar o trabalho da equipe, personalizar embalagens, analisar dados, melhorar o atendimento e reduzir custos, entre outros benefícios.

COMO IMPLANTAR?

O primeiro passo para implantar um hub de marketplace é escolher um. Para fazer isso, faça uma pesquisa na internet e selecione ao menos três plataformas confiáveis. Logo depois, compare as funcionalidades e os custos. Descubra qual deles tem o melhor custo benefício e faça a sua escolha final. Cotrate, enfim, uma agência parceira do hub integrador e faça a implantação.