No mundo do comércio eletrônico, é fácil se sentir sobrecarregado com todos os termos e tendências que surgem constantemente. Entre esses conceitos, três se destacam: Headless Commerce, Composable Commerce e MACH. Vamos entender o que eles são e suas principais diferenças.
Headless Commerce
O Headless Commerce, introduzido pela Elastic Path em 2011, é amplamente conhecido e revolucionou a maneira como os negócios entregam experiências aos clientes. Essa abordagem desacopla a camada de apresentação (front-end) do mecanismo de comércio (back-end), permitindo que as empresas ofereçam jornadas contínuas aos clientes por meio de diversos pontos de contato, sem depender da velocidade do back-end.
Com o Headless Commerce, a tecnologia evoluiu para criar mais flexibilidade nas jornadas de comércio, e é aqui que entra a arquitetura MACH.
MACH
O MACH é uma coleção de tecnologias agrupadas em um acrônimo que representa:
- Microservices (Microserviços)
- APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos)
- Cloud (Nuvem)
- Headless Commerce (Comércio sem Cabeçalho)
Essas tecnologias trabalham em conjunto para fornecer uma estrutura flexível e ágil para o comércio digital.
- Microservices são unidades de negócio independentes e implantáveis que permitem um desenvolvimento flexível e rápido.
- APIs são intermediários de software que permitem que duas ou mais aplicações se comuniquem entre si, acelerando o desenvolvimento de novos canais e reduzindo o tempo de lançamento para diferentes experiências de comércio.
- Cloud Native refere-se a um serviço de comércio oferecido no modelo SaaS, permitindo escalabilidade elástica e segurança robusta, o que significa que você só precisa implantar as capacidades necessárias sob demanda.
Composable Commerce
O Composable Commerce é uma abordagem que une todas essas tecnologias. Ele fornece às marcas a tecnologia de comércio central (MACH), integrações de parceiros e orientações escritas por especialistas, além de suporte completo para compor e otimizar sua solução de comércio única.
O Composable Commerce se baseia em três princípios fundamentais:
- Soluções centradas nos negócios, que incluem inícios rápidos para construir sua solução e ferramentas para conceder controle às equipes de marketing, permitindo fazer mudanças e permanecer competitivo.
- Arquitetura modular, que utiliza tecnologias flexíveis, como JAMStack para o front-end e MACH para o back-end, bem como ferramentas extensas para desenvolvedores.
- Um ecossistema aberto, composto por uma biblioteca de ativos, frameworks de integração e suporte completo para construir toda a solução.
Arquitetura monolítica vs. microserviços
As plataformas monolíticas são sistemas integrados com componentes fortemente acoplados, oferecendo um conjunto de software pré-embalado. Essa abordagem costumava dominar o comércio eletrônico, mas com a evolução do comércio digital, surgiram problemas de personalização e inovação.
Já a arquitetura de microserviços, por outro lado, é uma abordagem moderna e flexível, projetada para superar as limitações das arquiteturas monolíticas onde o sistema é dividido em componentes menores, chamados de microserviços, que operam de forma independente. Cada microserviço executa uma função específica e pode ser implantado, atualizado e dimensionado individualmente, sem afetar os demais.
Headless vs. Composable Commerce
O Headless foi o primeiro passo para romper com a abordagem monolítica, permitindo maior flexibilidade e agilidade. No entanto, o Composable Commerce leva isso adiante, permitindo que as empresas componham experiências únicas ao integrar os melhores blocos de construção, como carrinho, checkout e pagamentos, em sua infraestrutura tecnológica.
Composable Commerce e Arquitetura MACH
O Composable Commerce e a Arquitetura MACH não são a mesma coisa, mas estão relacionados. A MACH é um conjunto de tecnologias que fornece uma estrutura aberta e modular para o comércio, sendo a base técnica para o Composable Commerce. Enquanto a MACH garante flexibilidade e agilidade com suas tecnologias de microserviços, APIs e nuvem, o Composable Commerce permite que as empresas componham suas soluções de comércio exclusivas ao integrar os melhores componentes.
Em resumo, a combinação de Headless Commerce, Arquitetura MACH e Composable Commerce fornece a base tecnológica para o comércio digital moderno, permitindo que as empresas sejam ágeis, flexíveis e capazes de adaptar-se às mudanças do mercado. Essa abordagem permite uma personalização eficiente da experiência do cliente e reduz o custo total de propriedade associado a plataformas desatualizadas e inflexíveis. Ao adotar esses conceitos, as empresas estão preparadas para enfrentar os desafios e oportunidades da transformação digital e prosperar em um ambiente de negócios em constante evolução.
Fale agora mesmo com a nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre todas essas tecnologias que estão revolucionando o jeito de implementar lojas com altíssima performance e conquistando ganhos expressivos em suas taxas de conversão. Saiba Mais!