No e-commerce, a guerra de frete é o nome dado à disputa entre lojistas concorrentes no intuito de fazer entregas de produtos mais rápidas aos consumidores finais. Como a agilidade na entrega pode melhorar a experiência de compras e gerar mais vendas, essa disputa tem se tornado cada vez mais acirrada.
Desse modo, como em qualquer guerra que se preze, a guerra de frete gera a criação ou a melhoria de tecnologias envolvidas no processo. Neste caso, as tecnologias e recursos melhorados abrangem desde o sistema de gestão logística até a aquisição de nova frota de caminhões, passando pela criação e aplicação de novos softwares, entre outras coisas. Confira em seguida!
AVANÇOS DA GUERRA DE FRETE
Como dito, a guerra de frete no e-commerce tem gerado diversos avanços na área de logística e áreas adjacentes. Esses avanços visam, sobretudo, aumentar a praticidade e agilidade das entregas. Assim, na intenção de vencer a concorrência, os varejistas têm apostado em soluções como:
- Transformação das lojas físicas em pequenos centros de distribuição. Desse modo, com mais centros de distribuição mais próximos dos consumidores, visa-se obter maior rapidez na entrega;
- Implantação de dark stores, que têm o mesmo princípio das lojas físicas enquanto centros de distribuição. Mais perto dos clientes, cada dark store armazena, seleciona e distribui produtos;
- Abertura de novos centros de distribuição de grande porte. Muitas empresas têm construído galpões em cidades estratégicas para facilitar a logística de última milha;
- Investimento em tecnologias de picking como terminais de radiofrequência, pick by light, put to light e picking to voice, que proporcionam mais agilidade na separação de produtos no armazém;
- Uso de pick up points e BOPIS, isto é, de pontos de retirada de produtos. Esses pontos podem ser implementados em lojas físicas próprias ou em lojas de empresas parceiras;
- Investimento em plataformas modulares como a VTEX e VTEX IO, por exemplo, que possibilitam integrar e/ou criar apps logísticos com mais facilidade nas lojas virtuais;
- Compra de frotas de automóveis, caminhões e até aviões para facilitar o transporte de mercadorias entre cidades e até entre países;
- Uso de softwares de gestão de frete como o VTEX Tracking, que permite roteirizar, monitorar, agilizar e prever as entregas, entre outras vantagens.
Isso sem falar no uso de drones e robôs de entrega, cada vez mais frequentes. Enfim, a guerra de frete tem deixado um legado.
POR QUE ENTREGAR MAIS RÁPIDO?
A guerra do frete no e-commerce é a guerra para ver quem entrega mais rápido. E de acordo com infográfico da Invesp, os consumidores consideram um frete rápido aquele cuja entrega é feita no mesmo dia. Ainda, conforme a Invesp, quem entrega mais rápido pode:
- Gerar mais vendas: 49% dos compradores dizem que a entrega no mesmo dia os torna mais propensos a comprar online;
- Preencher as expectativas dos clientes: 80% dos consumidores desejam entrega no mesmo dia enquanto 61% esperam que seus pacotes sejam entregues no prazo de 1 a 3 horas do pedido;
- Evitar desistências e abandonos de carrinho: mais de 25% dos compradores dizem que abandonariam um carrinho online se o envio no mesmo dia não estiver disponível;
- Obter maior retorno: 61% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por entregas no mesmo dia.
Portanto, se você pretende entrar na guerra do frete, saiba que entregar rápido é uma arma poderosa. Enfim, para sair na frente, use todas as tecnologias que puder criar e as que puder integrar ao seu e-commerce.
Assim que puder clique em “Gateway de frete” e conheça 8 opções para a sua loja virtual!