Grupo Boticário aumentou em quatro vezes as vendas desde que passou a utilizar o formato omni-channel de comércio e a realizar a internacionalização de seus negócios por meio da plataforma e-commerce Vtex.
A saber, a organização possui hoje quatro marcas distintas, são elas:
1. O Boticário
2. Eudora
3. Quem Disse, Berenice?
4. The Beauty Box
De acordo dizeres do diretor e-commerce e estratégia digital do Grupo Boticário, Guilherme Farinelli, em conferência no evento Vtex Day 2017, o grupo passou por quatro etapas de desenvolvimento ao longo de sua história:
1. Etapa single-channel:
Época em que a empresa atuava no mercado apenas com sua rede de lojas físicas. O grupo possui atualmente mais de 3.800 lojas físicas.
2. Etapa multi-channel:
Nesta fase, o grupo começou a contar com revendedoras e com site na internet, além das lojas físicas, mas sem integração entre os canais de vendas.
3. Etapa cross-channel:
Período em que a empresa passou a trabalhar com uma integração básica entre os seus canais de vendas.
4. Etapa omni-channel:
Fase atual em que o grupo foca seu negócio na Customer Experience e User Experience, o que tem exigido uma integração total de seus canais de vendas.
* Saiba mais sobre essas modalidades de comércio no artigo “Multi-channel, cross-channel e omni-channel no e-commerce“
Além da evolução da questão omni-channel, o Grupo Boticário também tem trabalhado com a internacionalização dos negócios. A empresa conta atualmente com mercados em 12 países, incluindo em Portugal, onde lançou recentemente a marca “Quem Disse Berenice?” por meio da plataforma e-commerce Vtex.