O Google lançou há pouco uma ferramenta chamada Grow My Store, a qual analisa e emite relatórios sobre lojas virtuais. Ela serve principalmente para que os donos de e-commerce e de operações omnichannel entendam seus negócios e realizem otimizações.
Essa ferramenta se baseia na coleta de palavras-chave, de acordo com o que indica uma matéria publicada no site Ecommerce Guide. De funcionamento simples, ela verifica um site de e-commerce, gera uma pontuação geral e fornece recomendações para melhorias.
Apesar de até a presente data (setembro de 2020) ainda não avaliar sites em Língua Portuguesa, os conceitos da Grow My Store podem ser checados manualmente. Isto é, você pode usar o checklist de parâmetros da ferramenta para testar sua loja virtual agora mesmo. Saiba mais sobre isso em seguida!
USANDO A GROW MY STORE
É muito fácil usar esta ferramenta:
- Primeiramente, acesse o link “Grow My Store”;
- Em seguida, insira a URL da loja virtual que estiver tentando avaliar;
- Faça clique no botão “Iniciar”;
- Logo depois, informe se vende no varejo físico, online ou em ambos;
- Pressione “Continuar”;
- Selecione os setores onde sua empresa atua e prossiga;
- Obtenha, enfim, um relatório parcial;
- Insira um e-mail caso queira receber um relatório completo.
Como dito, as lojas online no idioma Português ainda não são aceitas. Mas isso não importa, porque dá para trabalhar só com os conceitos dos relatórios. Os relatórios Grow My Store avaliam, por exemplo:
Informações do produto:
Informa sobre o quão bem você expõe seus produtos. Aqui é possível verificar se as descrições e preços estão ok. Além disso, a ferramenta analisa se há comentários da audiência e avaliações. Obtêm-se informações sobre qualidade das opções de busca e filtros de produtos.
Detalhes da loja:
Neste ponto, a Grow My Store revela se a sua loja tem uma boa apresentação. Ela relata se os horários de funcionamento estão visíveis. Descobre se os recursos de geolocalização estão ativos. Ademais, ela verifica se há instruções para os clientes encontrarem suas lojas físicas.
Personalização:
Aqui a ferramenta testa se a sua loja online permite aos clientes personalizarem suas contas. Ou seja, você oferece um tratamento vip? Sua loja virtual conta com lista de desejos? O Google avalia que assim é possível personalizar seus esforços de Marketing e melhorar as vendas.
Compras sem atrito:
Sua operação e-commerce e omnichannel oferecem boa experiência de compra? A Grow My Store verifica, por exemplo, se dá para comprar online e retirar na loja física. Ou, ainda, se é possível comprar online, receber em casa e trocar ou devolver na loja mais próxima.
Flexibilidade:
Neste aspecto, a ferramenta analisa se o seu e-commerce oferece flexibilidade de compra, pagamento e entrega. Ela dá a conhecer se o site tem um carrinho de compras moderno. Verifica também se há entrega no dia seguinte, devoluções grátis e vários modos de pagamento.
Atendimento ao cliente:
O sistema verifica os canais de atendimento ao cliente. Ele analisa se estão disponíveis telefone de contato, chat em tempo real e conexão com as redes sociais. Além disso, ele alerta se há políticas de devolução claras na loja virtual.
Segurança:
Descubra o quão protegida é a sua loja online. A análise se dirige sobretudo à questão do HTTPS. Contar com esse protocolo significa que a comunicação entre seu site e o navegador são criptografadas. Isso garante a segurança dos dados dos seus clientes.
Mobilidade:
A Grow My Store analisa se a sua loja virtual é otimizada para dispositivos móveis como celulares e tablets. A verificação gira em torno da adaptação do conteúdo às telas pequenas e também da velocidade de carregamento das páginas, que deve ser ágil.
Importante mencionar, alguns parâmetros desta lista não poderão ser verificados manualmente. A velocidade das páginas, por exemplo, é um deles. Entretanto, é possível usar a ferramenta Google Speed Insights para isso, pois ela fornece relatórios até mais detalhados.
Como se pode observar, a Grow My Store é um recurso que permite avaliar e melhorar quesitos básicos de uma loja virtual. Muitos deles podem ser verificados na base do “olhômetro”, ou seja, manualmente. Mas mesmo assim, é uma boa ferramenta, que pode ajudar uma loja virtual como a sua evoluir um bocado.
Assim que puder clique em “Testes de usabilidade” e conheça 5 modos de avaliar e melhorar o Design do seu comércio eletrônico!