
Circulou via meios de comunicação diversos no mês de agosto, com repercussão neste mês de setembro de 2017, a notícia de que grandes varejistas estão tentando mudar data da Black Friday de novembro para outubro ou outro mês a fim de evitar a concorrência com o Natal. Onde isso vai dar? Acompanhe em seguida!
MUDAR DATA DA BLACK FRIDAY
De acordo com essas notícias, 45 empresários do ramo se reuniram por três vezes nos três últimos meses, com o apoio da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), para discutir o assunto.
O portal Valor Econômico chegou a citar o Grupo Pão de Açúcar, O Boticário e a Renner como favoráveis à mudança e a incluir como apoiador das discussões o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), cujos membros negaram a intenção de mudar a data.
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MOTIVOS PARA MUDAR
Segundo os rumores provenientes das notícias em geral, a mudança da data visa:
- Evitar os impactos negativos nas margens de lucro que algumas companhias estariam tendo com o atual modelo;
- Evitar que as compras de Natal e Ano Novo sejam antecipadas para a semana da Black Friday como vem ocorrendo (segundo alguns interlocutores);
- Impedir os consumidores de saírem à caça às promoções no final do ano que, por sua vez, estariam rebaixando os lucros das empresas;
- Evitar o esvaziamento e enfraquecimento do Natal, que é tradicionalmente uma das maiores datas comerciais do Brasil.
MUDAR DATA DA BLACK FRIDAY: MOVIMENTO FAVORÁVEL
Na última semana, o movimento favorável à mudança ganhou uma grande pedra no sapato. É que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) se posicionou à favor da manutenção da data da Black Friday para o fim de novembro, pois esta já está consolidada no mercado nacional.
Enfim, resta perguntar: e você, caro leitor, administrador de e-commerce? Qual a sua opinião sobre esse assunto?