Grandes marketplaces é como chamamos os shoppings online com um ecossistema de vendedores (sellers) sólido e robusto, atuação global, tráfego de consumidores mensal acima da casa dos milhões, alto volume de vendas e vasto potencial de crescimento. Por exemplo, a Amazon, o Shopee e o Mercado Livre.
Esse tipo de marketplace é cada vez mais almejado sobretudo pelas grandes marcas mundiais. Em outras palavras, todas as marcas grandes querem, hoje em dia, ter também um shopping online enorme e reconhecido em múltiplos países.
Pois neste post, você conhecerá algumas empresas que já conseguiram realizar esta proeza. Algumas delas, como a Amazon, já estão neste páreo há muito, muito tempo. E, ainda neste artigo, eu vou lhe informar como criar o seu marketplace e, quem sabe, chegar ao topo. Continue lendo e fique por dentro!
GRANDES MARKETPLACES POR NÚMERO DE VISITAS
Número 1 entre os grandes marketplaces, o norte-americano Amazon obteve 5,9 bilhões de visitas globais em julho de 2022, de acordo com dados do Statista. O e-Bay ficou em segundo lugar com 2,9 bilhões de visitas, seguido do Shopee com 631 milhões, do japonês Rakuten com 590 milhões e do AliExpress com 526 milhões.
O quinto lugar entre os grandes marketplaces é do Walmart, que conquistou 514 milhões de visitas mensais, conforme a mesma fonte do parágrafo anterior. Na sexta colocação aparece o argentino Mercado Livre com 447 milhões de visitas e na cola dele vem o Etsy com 397 milhões e o chinês TaoBao com 333 milhões. E, enfim, na décima colocação temos o russo Wildberries com 280 milhões.
Como se pode observar, nenhum shopping online brasileiro aparece entre os grandes do mundo, apesar de o Brasil contar com uma das melhores plataformas de e-commerce do planeta, a VTEX, a qual é utilizada por marcas como a Coca-Cola, Carrefour e até pelo já mencionado quinto lugar da lista, o Walmart.
GRANDES MARKETPLACES DE CRESCIMENTO MAIS RÁPIDO NO MUNDO
O Statista lançou, em agosto de 2022, uma lista com os marketplaces de crescimento mais rápido no mundo. Esta lista apresenta a taxa de crescimento anual composta das empresas do setor entre os anos de 2020 e 2022. Na primeira posição aparece o marketplace automotivo do Reino Unido Cazoo, com 209% de crescimento no período. O segundo lugar é o norte-americano Opendoor com 165%, seguido do alemão Delivery Hero e do Cargurus, ambos com 94%.
Em seguida, na quinta posição, a lista apresenta o marketplace Rover com 90%. Logo depois vem o Takeaway com 71%, o Carvana com 70% e o Uber com 63%. O Mercado Livre e o marketplace sueco Acast, enfim, ambos com 62%, foram ranqueados na nona e décima posições.
COMO OBTER SUPORTE PARA MONTAR SEU SHOPPING ONLINE?
Você empreendedor que já tem ou pretende ter uma loja virtual, sempre pode ir mais além e ter também um marketplace. O primeiro passo para isso é escolher a plataforma e-commerce certa. A VTEX, por exemplo, possibilita atuar tanto no marketplace in quanto no marketplace out.
Para obter suporte para a criação de marketplace com plataforma VTEX é fundamental recorrer às agências parceiras como a Agência e-Plus, que é reconhecida globalmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. A Agência e-Plus já desenvolveu marketplaces para empresas como a Gourmenu.pt e a FutebolCardShop em vários países.
Enfim, para desenvolver o seu marketplace com tecnologias VTEX e suporte da Agência e-Plus, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via app mensageiro agora mesmo: