Desde janeiro de 2023 estivemos apresentando mês a mês aqui no blog da Agência e-Plus alguns dos grandes cases VTEX. Ao todo, foram 23 histórias de sucesso de multinacionais de grande porte que atuam em vários países e regiões do mundo. Agora, vamos listar neste post todos estes cases para que, assim, você possa acessar cada um deles com mais facilidade.
Siga a @agenciaeplus no LinkedIn!
Este artigo, como se pode observar, demonstra que não é de hoje que a VTEX é uma das melhores, senão a melhor, plataforma de e-commerce e comércio unificado do planeta. Empresas sobretudo de médio e grande porte confiam nas tecnologias da VTEX para comércio, e os resultados que elas alcançam revelam que essas tecnologias são realmente excelentes.
Clique aqui para acessar o índice deste artigo!
Índice do artigo
- SAIBA MAIS SOBRE A VTEX!
- VTEX
- VTEX IO
- Fast Store
- Add-Ons
- App Store
- Indeva
- Conheça os números impressionantes da VTEX!
- Uma plataforma SaaS
- A VTEX no mercado
- Saiba mais sobre a VTEX IO
- VTEX IO é para quem quer expandir
- GRANDES CASES VTEX: AS MELHORES HISTÓRIAS DE SUCESSO DA PLATAFORMA
- 1 – Carrefour
- 2 – Aramis
- 3 – Ri Happy
- 4 – Decathlon
- 5 – Under Armour
- 6 – Samsung
- 7 – Unilever
- 8 – Electrolux
- 9 – Sony
- 10 – Motorola
- 11 – Swift
- 12 – Mondelēz
- 13 – Colgate
- 14 – L´Oréal
- 15 – C&A
- 16 – Panasonic
- 17 – Oster
- 18 – Coca-Cola
- 19 – Nestlé
- 20 – Whirlpool
- 21 – AB InBev
- 22 – Walmart
- 23 – DIA Supermercado
- GRANDES CASES VTEX: AS TECNOLOGIAS QUE AS MULTINACIONAIS MAIS USAM
- COMO IMPLEMENTAR A VTEX NO SEU E-COMMERCE?
- A Agência e-Plus
SAIBA MAIS SOBRE A VTEX!
Antes de prosseguirmos com a apresentação das histórias de sucesso da VTEX, mostraremos um breve resumo de suas principais ferramentas. Clique nos botões dentro dos boxes de conteúdo abaixo caso queira saber mais sobre cada uma dessas ferramentas:
VTEX
Plataforma de e-commerce
- Baseada em nuvem
- CMS headless
- Composable
- Marketplace nativo
- Omnichannel nativo
- Busca inteligente
- Escalável
- APIs nativas
- Multilingue
- Multi-moeda
- SEO avançado
- B2B e B2C
VTEX IO
Plataforma de apps e front-end low-code
- Workspaces
- Intellisense
- Server Side Rendering
- Single Page Application
- React
- NodeJS
- GraphQL
- TypeScript
- Composable
- SEO avançado
- Testes AB
- Headless
Fast Store
Kit de ferramentas para criar lojas virtuais
- JAMStack
- Headless
- Static Site Generation
- React
- GraphQL
- Node
- SEO e analytics
- PWA
- Estilização Saas
- CDN
- Composable
- SDK e API
Add-Ons
Complementos da plataforma VTEX
- Live Shopping
- Sales App
- Personal Shopper
- Pick and Pack
- VTEX Shield
- Shipping Network
- VTEX and Network
- Assisted Sales
- WhatsApp AI
App Store
Loja com mais de 100 extensões da VTEX
- Hotjar
- Social Selling
- SmartHint
- Zendesk
- Bazaarvoice
- WordPress
- deco.cx
- E-goi
- Wishlist
Indeva
Plataforma para varejo físico e omnichannel
- Dados de vendas
- Motivos de perdas
- Taxa de conversão
- Cultura de feedbak
- Dados de franquias
- Motivação de sellers
- Rankings de lojas
- Ranking de sellers
- Gestão de metas
Fast Store VTEX
Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “Fast Store VTEX” produzido pela Agência e-Plus!
Mas a VTEX não é só uma caixa de ferramentas. Ela é uma suíte de softwares muito úteis para comerciantes. Tão úteis que empresas de mais de 40 países já têm lojas virtuais e comércio sunificados que operam com a plataforma VTEX e suas extensões. Em seguida apresentaremos mais dados interessantes sobre a VTEX. Continue!
Conheça os números impressionantes da VTEX!
A VTEX com as suas ferramentas de e-commerce, live shopping, comércio conversacional e social selling, entre outras, consegue cercar todas as demandas que comerciantes como você possuem hoje. Por isso, as grandes empresas e as empresas multinacionais à preferem. E, também por isso, os números dela são tão impressionantes. Veja você mesmo!
Uma plataforma SaaS
A plataforma VTEX é uma plataforma de e-commerce do tipo Software as a Service (Saas). Resumidamente, uma plataforma SaaS é um software que funciona como serviço. Sendo assim, o fornecedor, que no caso é a VTEX, é responsável pela estrutura e atualização do sistema, que é feita em nuvem. Dessa maneira você, comerciante ou gestor de e-commerce, não precisa manter um caro setor de TI para lidar com essas atividades. Com efeito, ao alugar o SaaS VTEX, a estrutura, manutenção e atualização do sistema ficam por conta da equipe de engenheiros da VTEX, enquanto a sua equipe fica livre para cuidar do que interessa: que é o comércio.
Números da VTEX
3.500+ lojas online em operação ao redor do mundo;
19+ sedes operacionais e vários países;
43+ países com lojas ativas;
1000+ integrações de sistemas (segundo a Synerise);
1.300+ funcionários e colaboradores globais;
6.000+ extensões para VTEX IO desenvolvidas por terceiros;
10.000+ desenvolvedores em uma comunidade criativa e vibrante;
US$1,2 bilhão+ em valor de mercado.
A VTEX no mercado
Conheça as instituições que já mencionaram e prestaram algum tipo de reconhecimento à VTEX no mundo!
Ao longo dos anos, a VTEX vem recebendo o reconhecimento de instituições como a Gartner e a International Data Corporation (IDC), por exemplo, como melhor tecnologia para e-commerce e comércio unificado. Na lista que apresentaremos em seguida, você poderá conferir algumas das principais menções que ela já recebeu. Observe adiante:
- Único fornecedor no top 5 em todos os casos de uso do relatório Critical Capabilities for Digital Commerce de 2023 do Gartner;
- Visionária no Gartner® Magic Quadrant™ for Digital Commerce;
- Desafiadora no relatório Quadrante Mágico™ do Gartner® para Comércio Digital de 2024;
- Medalhista em todas as 12 categorias do Paradigm B2B Combine 2023: Enterprise Edition;
- Líder no IDC MarketScape: Worldwide B2C Digital Commerce Platforms 2020 Vendor Assessment;
- Premiada como Parceiro Global do Ano na Indústria, categoria Varejo e Bens de Consumo Embalados, no AWS Partner Awards de 2023;
- Premiada como Best Interface Developer Portal no DevPortal Awards 2023.
Lembrando que dessas e de outras instituições, a VTEX recebeu menções como melhor plataforma e-commerce B2B, melhor plataforma de comércio digital, destaque como fornecedor de tecnologia em vários segmentos, excelência e inovação, etc.
Saiba mais sobre a VTEX IO
A VTEX IO é uma plataforma low-code, isto é, que possibilita desenvolver aplicações por meios declarativos ou por meio de métodos como “apontar e clicar, arrastar e soltar”. Dessa maneira, ela permite unir componentes pré-programados, além de estilos de design pré-definidos, e assim transformá-los em uma funcionalidade, um aplicativo ou em uma loja online, entre outras coisas.
Sendo assim, com a VTEX IO você pode desenvolver, personalizar e evoluir componentes, aplicativos, funcionalidades e lojas virtuais inteiras. Mais do que isso, você pode realizar essas ações com mais liberdade, agilidade e versatilidade. E, além disso, com mais segurança em relação às plataformas monolíticas, legadas e/ou tradicionais.
Além disso, essa plataforma low-code conta com sistema de desenvolvimento baseado em serverless computing. Por isso, a programação não é feita no servidor, mas em nuvem, o que elimina preocupações com estruturas de TI. Isso certamente gera economias de manutenção para a sua empresa.
VTEX IO é para quem quer expandir
Com recursos assim, a VTEX IO proporciona para a equipe de programadores back-end e front-end do seu comércio eletrônico ou de uma agência e-commerce contratada, o poder de criar aplicações e integrações com mais rapidez e eficiência não apenas para a sua loja virtual, mas para o seu comércio unificado omnichannel. Por essas e outras vantagens, pode valer muito a pena migrar seu e-commerce para a VTEX IO.
VTEX IO
Clique no botão a seguir para baixar gratuitamente o e-book “VTEX IO” produzido pela Agência e-Plus!
Agora que você já sabe mais sobre a VTEX, confira em seguida um resumo de cada uma das histórias de sucesso de multinacionais como a Samsung, Unilever e Coca-Cola, entre outras, que usaram ou usam a VTEX! Você também poderá clicar nos links para, desse modo, ter acesso às histórias completas, com detalhes. Acompanhe!
GRANDES CASES VTEX: AS MELHORES HISTÓRIAS DE SUCESSO DA PLATAFORMA
Conheça agora os grandes cases VTEX!
1 – Carrefour
O Carrefour Brasil migrou de uma plataforma monolítica para a VTEX IO. Para você ter uma ideia da complexidade deste projeto, durante a migração ocorreu a transferência de 7 milhões de SKUs e 13 milhões de clientes para a nova plataforma. Seja como for, os resultados foram incríveis. Houve, por exemplo, uma melhora de 168% nos índices de Net Promoter Score e aumento de 30% na conversão.
2 – Aramis
Mais um dos grandes cases VTEX, a Aramis fechou uma parceria com a VTEX em 2019. A partir de então, esta empresa de Moda e Lifestyle Masculino passou a usar tecnologias como a Indeva by VTEX, marketplace e conversational commerce. Com isso, ela conquistou um crescimento de 900% no e-commerce entre 2019 e 2021.
3 – Ri Happy
Em 2021, a Ri Happy realizou o upgrade da plataforma VTEX Legacy, que já gerava bons resultados, para a plataforma VTEX IO. Dessa maneira, ela passou a contar com o poder de criar aplicações exclusivas. Além disso, passou a usar VTEX Intelligent Search e outros recursos da plataforma. Obteve 91% de aumento no tráfego orgânico e 32% na taxa de conversão.
4 – Decathlon
Migrou para a VTEX em 2017. Posteriormente, a partir de 2021, a empresa começou a usar outras tecnologias da marca, tais como módulo de fulfillment, marketplace in e VTEX Sales APP. Assim, a Decathlon conseguiu que 80% dos pedidos do app fossem preparados com o estoque de suas lojas físicas. E mais: também gerou uma participação de 5% das vendas digitais dentro de lojas físicas no faturamento.
5 – Under Armour
A pandemia de Covid-19 levou o governo a decretar o fechamento das lojas físicas e, desse modo, as empresas tiveram que se adaptar ao meio digital. Sendo assim, para alavancar mais vendas online, a Under Armour migrou para a VTEX em 2021, passando a contar com todas as vantagens dessa tecnologia. Logo depois da migração, a multinacional obteve aumento de 35% na conversão de vendas.
6 – Samsung
No Chile, em 2021, a Samsung começou a usar a VTEX Live Shopping para transmissões de streaming de vídeo ao vivo na web. Dessa maneira, passou a mostrar para o público da internet as novidades da marca e a dialogar de forma mais próxima com os consumidores online. Em uma só live a multinacional obteve 1.500 pessoas engajadas, 163% de aumento nos pedidos e 300% de aumento no faturamento.
7 – Unilever
Entre os grandes cases VTEX está também o da Unilever que, em 2021, iniciou um processo de digitalização do setor Business To Business (B2B). Com efeito, por meio da função de marketplace da plataforma, a Unilever passou a permitir que outras empresas inserissem e vendessem produtos em sua loja online. Só em 2021, o marketplace gerou R$4 bilhões em vendas.
8 – Electrolux
Os diretores da Electrolux escolheram a VTEX para escalar seu comércio unificado na Colômbia, o país da Shakira (diga-se de passagem), em 2019. Assim, implementaram tanto o marketplace in quanto o out. Isto é, além do site próprio aberto para sellers, passou a atuar no Mercado Livre e outros shoppings online. Em 2021, enfim, as vendas desse novo canal já representavam 17% do faturamento.
9 – Sony
No ano de 2015, a diretoria da Sony migrou 5 lojas virtuais e criou outras 2 com a plataforma VTEX em 7 países da América Latina. Desse modo, ela passou a contar com a estabilidade e escalabilidade da VTEX, e com recursos para comércio unificado. Com efeito, neste que é outro dos grandes cases VTEX, a Sony obteve 40% de aumento na conversão e 60% de redução no Custo Total de Propriedade.
10 – Motorola
Usando a VTEX, a Motorola unificou os pedidos de seus e-commerces B2B e D2C em um só canal. Além disso, expandiu as vendas online para 37 países. Ela também criou apps e funcionalidades com a VTEX IO. Ademais, a implementação em escala global levou só 10 meses. Desse modo, ela alcançou 25% de aumento na taxa de conversão e 30% de redução no tempo de entrega na Europa.
11 – Swift
A Swift, adquirida pela JBS em 2007, implementou a plataforma VTEX em 2017 para, dessa maneira, unificar seu comércio online e físico. Ela usou recursos como VTEX OMS e VTEX Pick and Pack, e integrou estoques, melhorando assim a experiência de compra. Com efeito, isso gerou aumento de 198% nas transações e 49% na taxa de conversão.
12 – Mondelēz
A Mondelēz, multinacional do setor alimentício, implementou a plataforma VTEX em 2020 e, assim, transformou sua operação B2B2B na América Latina. O projeto integrou distribuidores e varejistas em uma plataforma digital, resultando desse modo em um aumento de 30% nas vendas online e melhorias na experiência omnichannel. Ou seja, este foi mais um dos grandes cases VTEX.
13 – Colgate
Em 2021, a Colgate implementou o marketplace Colgate Pro, voltado para dentistas, com a VTEX. Dessa maneira, a marca conseguiu integrar distribuidores e varejistas. Além disso, implementou um sistema de fidelidade com vários níveis de benefícios para os dentistas. Assim, ela gerou aumento de 75% no número de leads, 44% na taxa de conversão e 496% no valor médio das vendas.
14 – L´Oréal
Por meio dos recursos headless e D2C da plataforma VTEX, a L´Oréal montou um e-commerce com características marketplace D2C, B2B, B2E e B2C. Ela reuniu, dessa maneira, várias experiências de múltiplos tipos de clientes em um só canal. Como resultados, a multinacional francesa obteve 64% de aumento nas vendas online em 2020.
15 – C&A
Logo depois de iniciar seu projeto de digitalização com a VTEX em 2014, a C&A começou a colher os frutos. Ao longo dos anos foram várias vitórias. Comercializou R$50 milhões em 2015, obteve 350% de crescimento no terceiro trimestre de 2020 e 1900% de aumento na receita em 6 anos. Posteriormente, implementou uma loja virtual escalável, marketplace, omnichannel e checkout por geolocalização.
16 – Panasonic
A Panasonic implementou a plataforma VTEX em 2018 e, posteriormente, com a pandemia de Covid-19, passou a focar em sua loja virtual. Ela começou a usar, então, tecnologias como a VTEX IO, Social Selling e apps de terceiros. Essas intervenções, enfim, geraram 15% de aumento na taxa de conversão online e 400% de aumento no faturamento.
17 – Oster
A Oster, fabricante de eletroeletrônicos, implementou a plataforma VTEX em 2016 para dessa maneira intensificar seus canais de comércio digital na América Latina. Ela usou sobretudo as soluções DTC, B2B e B2B2C da plataforma. Também fez uso de marketplace out e Live Shopping. Assim, o projeto resultou em um crescimento de 2.300% nas vendas online na Colômbia entre 2019 e 2021.
18 – Coca-Cola
Um dos grandes cases VTEX mais importantes, a Coca-Cola Andina implementou a plataforma em 2016. Logo depois, aumentou o mix de produtos passando a vender itens de outras empresas junto com os próprios. Com promoções e outros recursos da VTEX, a multinacional relatou crescimento de 1.900% em 2019 e 500% em 2020.
19 – Nestlé
Outro dos grandes cases VTEX foi o da Nestlé Chile, que começou a usar a plataforma em 2015 ao lançar uma loja virtual para seus empregados (B2E). Posteriormente, a empresa fez o upgrade para VTEX IO e passou a usar o VTEX Live Shopping. Além disso, iniciou o uso do VTEX Master Data. Isso gerou 900% de crescimento da loja online desde seu lançamento.
20 – Whirlpool
A Whirlpool realiza diferentes projetos com a plataforma VTEX desde 2014. É assim que ela está melhorando sua operação de e-commerce na América Latina. Ela faz uso, por exemplo, de Personal Shopper VTEX e aplicativos de terceiros para potencializar suas vendas. Entre seus melhores resultados está os 360% de aumento no faturamento durante a Semana do Consumidor em 2021.
21 – AB InBev
Entre os grandes cases VTEX mais emblemáticos, a AB InBev implementa lojas com a VTEX desde 2016, mas foi só na pandemia que ela passou a focar em melhorias. Implementou soluções para DTC e apps de entregas, por exemplo. Alcançou, assim, 43% de aumento na receita da loja Chopp Brahma Express e 90% de crescimento anual na Casa de la Cerveza.
22 – Walmart
Um dos grandes cases VTEX mais longevos, o Walmart é cliente da VTEX desde 2007, no Brasil. Em 2015, a filial do hipermercado na Argentina passou a usá-la também. Implementando soluções para entrega como retirada na calçada, por exemplo, e fazendo a integração da loja online com suas lojas físicas, o Walmart Argentina obteve 769% de crescimento ao longo do tempo.
23 – DIA Supermercado
Iniciou um projeto com a plataforma VTEX em 2018. Desde então, o DIA Supermercado usa o OMS nativo da plataforma, bem como o sistema pick and pack. Isso proporcionou principalmente maior visibilidade de estoque para a empresa e permitiu criar experiências como a do ship from store. Assim, esta rede de mercados conquistou 100% de aumento na conversão em 2020 e 50% mais clientes online.
GRANDES CASES VTEX: AS TECNOLOGIAS QUE AS MULTINACIONAIS MAIS USAM
Entre os principais recursos utilizados pelas multinacionais no contexto dos grandes cases VTEX podemos citar, por exemplo:
- VTEX Legacy: plataforma e-commerce tradicional;
- VTEX IO: plataforma de desenvolvimento flexível;
- Indeva by VTEX: solução de inovação empresarial;
- VTEX Intelligent Search: busca avançada por relevância;
- OMS: sistema de gerenciamento de pedidos;
- Fulfillment: gestão de logística e entrega;
- Marketplace: integração com sellers (in) e plataformas (out);
- VTEX Sales App: ferramenta de vendas omnichannel;
- VTEX Live Shopping: compras ao vivo interativas;
- Social Selling: venda pelas redes sociais;
- Personal Shopper VTEX: atendimento personalizado ao cliente;
- VTEX Pick and Pack: preparação e embalagem de pedidos.
Lembrando, enfim, que estas são apenas algumas das soluções da VTEX para o comércio digital e comércio unificado. Existem outras mais e, além disso, você pode criar a acoplar as suas próprias soluções. É por isso que as multinacionais preferem a VTEX. E é por isso que a VTEX é um dos líderes de mercado quando o assunto é e-commerce e omnichannel. Por isso, implemente a VTEX você também!
COMO IMPLEMENTAR A VTEX NO SEU E-COMMERCE?
Para implementar a VTEX no seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus! A Agência e-Plus tem certificação em VTEX desde 2015 e, além disso, tem o reconhecimento do Quadrante VTEX por sete anos consecutivos, de 2018 a 2024. Dessa maneira, ela possui habilitação para planejar, criar, implementar, testar, configurar, migrar, integrar, evoluir, atualizar, divulgar, performar e gerenciar projetos com esta tecnologia. Além disso, ela fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para você, comerciante, e para os seus funcionários. Saiba mais sobre a Agência e-Plus em seguida!
Inscreva-se no canal da @agenciaeplus no Youtube!
A Agência e-Plus
A Agência e-Plus possui mais de 10 anos de atuação nos setores de criação de e-commerces e divulgação com Marketing Digital. Neste meio tempo, ela já realizou mais de 400 grandes projetos para empresas como a Gregory, Pirelli, Xerox, Pierre Cardin, Rede Torra e Sonda, por exemplo, no Brasil, Portugal, Espanha, Costa Rica, Equador, Argentina e Colômbia, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: