O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, assinou na última semana, na China, o “Memorando de entendimento em comércio eletrônico” que no geral visa fortalecer os negócios no setor entre Brasil e China.
O conteúdo do memorando não foi divulgado, porém, a partir das explicações do próprio ministro e do secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Marcelo Maia, é possível concluir que o documento tem como metas os seguintes tópicos:
• Criar ambiente mais favorável para a troca de experiências entre os dois países;
• Fortalecer e diversificar ações no ramo;
• Manter o diálogo com o setor privado;
• Desenvolver mecanismos de regulação do e-commerce;
• Avançar na esfera da promoção do comércio eletrônico;
• Saber como empresas do Brasil e China obtêm estatísticas (Big Data) do e-commerce.
Só para constar, um dado importante sobre os dois países é que, apesar da crise, Brasil terá o 4º maior mercado e-commerce do mundo em 2021 e a China ficará com o 2º lugar, segundo atual projeção do “T-Index: the rankings for online markets” publicado pela consultoria italiana Translated. O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no referido ranking enquanto que a China está na 2ª colocação atrás dos EUA.