Google vai abrir loja virtual de patentes

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

E-commerce funcionará apenas entre os dias 8 e 22 de maio de 2015 e não servirá para vender, mas para comprar

ecommerce-google

Você sabe o que é um troll? Se você acha que se trata de um monstro do folclore escandinavo a sua resposta está totalmente errada. No mundo dos negócios, troll é o que denomina os indivíduos e instituições que registram patentes em seus nomes com a finalidade última de processar grandes corporações que as incorporem em seus serviços e produtos.

Para evitar a ação dos trolls, a empresa Google anunciou que lançará temporariamente uma loja virtual especializada entre os dias 8 e 22 de maio. “Vamos abrir um portal otimizado para os detentores de patentes nos informarem sobre patentes que estão dispostos a vender”, dá a conhecer uma nota publicada no Google Patent Programs.

Confira abaixo o cronograma do projeto:

• 27 de abril de 2015 – Anúncio do Programa de Compra de Patentes
• 8 a 22 de maio de 2015 – Período de inscrições de patentes
• 26 de junho de 2015 – Google notificará sua intenção sobre a patente
• 8 de julho de 2015 – Vendedores devem mostrar mais dados ao Google
• 22 de julho de 2015 – Análise final do Google e apresentação do acordo

Se tudo andar conforme o combinado, o vendedor receberá o pagamento pelo comércio da patente com a empresa Google em até 30 dias úteis subsequentes ao fechamento do acordo.

Para mim, é muito curioso esta abertura de uma loja virtual para comprar e não para vender. Talvez alguém que esteja a ler este texto queira, no futuro, implantar um e-commerce para fazer o contrário, isto é, para comercializar patentes. Fica a ideia.

Para finalizar, gostaria de lembrar aqui da experiência da Associação Nacional dos Inventores, a qual possui um tipo de e-commerce – que tem como público-alvo os investidores – com centenas de ideias para as indústrias de brinquedos, vestuários, acessórios e construção civil, entre outras. Portanto, se você está em busca de parcerias e ideias de produtos para uma loja virtual, visite a ala de inventos no site da associação e aproveite uma das oportunidades.