Google Page Experience: atualização do algoritmo valoriza UX

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Prepare-se e melhore a experiência do usuário na sua loja virtual!

Google Page Experience: atualização do algoritmo visa melhorar experiência do usuário. Imagens: @photoroyallty @geralt @elisariva
Google Page Experience: atualização do algoritmo visa melhorar experiência do usuário. Imagens: @photoroyallty @geralt @elisariva

Google Page Experience é a próxima grande atualização do algoritmo do maior sistema de buscas da web. De acordo com o blog Central do Webmaster, a previsão é de que a novidade seja lançada em 2021. Sendo assim, minha sugestão é de que você dono(a) de loja virtual antecipe-se, isto é, comece a otimizar suas páginas agora e colha os frutos no futuro.

A saber, em janeiro de 2020 publiquei aqui no blog da e-Plus o post “Atualizações do Google”, no qual listei e resumi mais de 20 delas ocorridas desde 1998. Vale a pena dar uma lida. Como você poderá observar, há atualizações que valorizam o conteúdo rico, a segurança, o mobile, entre outras, e agora chegou a vez da User Experience (UX).

“Ótimas experiências na página permitem que as pessoas façam mais e se envolvam mais profundamente. Por outro lado, uma experiência ruim pode impedir que uma pessoa encontre informações valiosas”, explica a Central Webmaster Google.

Sem mais rodeios, o que a equipe Google está tentando dizer é que sua página será punida e receberá menos visitas orgânicas caso não esteja dentro das diretrizes de UX que farão parte do algoritmo a partir de 2021. No e-commerce, menos visitas significa menos vendas. Então, já sabe né? É preciso ficar de olho nisso e melhorar.

Pois bem, vejamos então o que o Google quer que você faça para melhorar a UX. Continue lendo!


GOOGLE PAGE EXPERIENCE: COMO OTIMIZAR A UX?

Para otimizar a experiência do usuário, há 3 coisas principais que o Google quer que você faça, são elas:

Carregamento de páginas

Oferecer um excelente desempenho de carregamento de páginas, isto é, abaixo de 2,5 segundos. Vale lembrar, em 2018 o presidente da Google Brasil, Fabio Coelho, disse durante o evento Rakuten EXPO que um carregamento acima de 3 segundos gera 53% de abandono de carrinho em lojas mobile. Neste aspecto, ao melhorar a UX você otimiza suas vendas.

Interatividade das páginas

Quando um consumidor clicar em algum botão, link ou der algum comando dentro de uma página do seu comércio eletrônico, a resposta precisa ser rápida. O ideal é que essa resposta não demore mais do que 100 milissegundos. Se levar mais tempo do que isso, a tendência é que sua página perca posições para as páginas de concorrentes com melhor UX.

Estabilidade visual das páginas

Os elementos do layout não podem se deslocar. Em outras palavras, eles devem ter uma estabilidade visual para desse modo evitar que o usuário clique acidentalmente em um botão ou link que não era o desejado (observe a animação sobre o problema em seguida):


Além dessas novidades, o Google continuará a avaliar e punir também a falta de compatibilidade das páginas web com dispositivos móveis; a falta de segurança contra elementos como vírus, malwares, engenharia social e outros cibercrimes; a falta do protocolo HTTPS que é fundamental para criptografar os dados dos usuários; e o uso de banners e pop ups intrusivos que pioram a experiência.


GOOGLE PAGE EXPERIENCE: FERRAMENTAS DE OTIMIZAÇÃO

Como saber se as páginas da sua loja virtual estão dentro dos parâmetros de usabilidade do Google? Há várias ferramentas que podem auxiliá-lo(a) de forma bem prática. Aqui estão algumas delas (clique nos links para saber mais sobre elas):

  • Core Web Vitals: extensão Chrome que fornece feedback sobre as métricas de carregamento, interatividade e estabilidade;
  • Lighthouse (do Inglês, Farol): extensão Chrome para auditoria de páginas e aplicações;
  • Page Speed Insights: ferramenta online que analisa a velocidade das páginas web em todos os dispositivos.
Auditar e-commerce com Google Lighthouse vai lhe fornecer algumas dicas para melhoria da usabilidade da sua loja
Auditar e-commerce com Google Lighthouse vai lhe fornecer algumas dicas para melhoria da usabilidade da sua loja

Insira a URL da página ou loja virtual no campo apropriado dentro destas ferramentas e receba em poucos segundos um relatório de usabilidade completíssimo.

Além disso, estas ferramentas retornam ações práticas que você poderá realizar para corrigir os problemas. Corrija os erros! Desse modo, sua loja virtual proporcionará melhor experiência de acesso. Resumindo, ficará do jeito que o Google gosta. Logo, ela receberá mais visitas e fará mais vendas.

Acesse e leia também o nosso artigo “Pesquisa por voz”. Descubra, dessa maneira, como otimizar o SEO e-commerce para isso.