Muito utilizada em Marketing de Performance, a Google Optimize é uma ferramenta que permite realizar testes em páginas e elementos da web. Ela tem como objetivo a otimização das experiências de acesso e usabilidade. Logo, em um site e-commerce como o seu, ela pode ajudar a converter mais visitantes em clientes.
É que ao testar as páginas de vendas e demais elementos que compõem a sua loja virtual é possível descobrir e compreender o que está realmente funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Você pode testar tudo com agilidade, segurança e praticidade a qualquer hora.
Aprenda, em seguida, o básico sobre o funcionamento desta ferramenta. Conheça mais vantagens de utilizá-la no seu site e-commerce, seja ele um marketplace, loja virtual ou multi loja. Saiba como integrá-la agora mesmo! Você aprende tudo isso em 5 minutinhos, confira!
Assim que tiver mais tempo clique também em “Testes de usabilidade”. Desse modo, fique sabendo de 5 formas de avaliar se os consumidores estão conseguindo acessar e usar seu comércio eletrônico com facilidade.
GOOGLE OPTIMIZE: ENTENDA COMO OS CONSUMIDORES USAM SEU E-COMMERCE
Como dito, a Google Optimize viabiliza verificar como os consumidores usam diversos tipos de sites, o que inclui as lojas online. Você pode usar esta ferramenta para analisar como eles acessam um link, um botão, um banner, um formulário ou uma página de vendas inteira, se desejar.
Para tanto, a Google Optimize conta várias categorias de testes, tais como:
Testes A/B ou A/B/n:
São ideais para avaliar várias versões de uma mesma página. Por exemplo, você pode criar duas páginas de vendas para o mesmo produto com a finalidade de descobrir qual delas gera melhores resultados de vendas em um período.
Testes de redirecionamento:
São testes A/B que servem para comparar páginas que estão em URLs diferentes. No e-commerce, eles podem ser úteis quando a finalidade é reestruturar completamente uma página. Neste caso, as variantes são classificadas pela URL ao invés do elemento de página.
Testes multivariáveis:
Possibilitam que você verifique o funcionamento integrado de vários elementos que estão posicionados dentro de uma mesma página. Assim é possível descobrir qual combinação de elementos melhora a performance da página como um todo.
Personalização:
Criação de experiências dentro de um site com o objetivo de avaliar se uma determinada hipótese é verdadeira ou falsa. Esse recurso viabiliza a descoberta da melhor variante de página e a personalização desta com a finalidade de melhorar a experiência dos seus usuários.
Ademais, a Google Optimize conta com editor visual para criação de variantes de páginas, método estatístico bayesiano que possibilita modelar e exibir os dados dos seus experimentos com mais precisão e sistema de gerenciamento de experimentos, entre outros recursos.
Enfim, ela também integra-se a outras ferramentas como a Google Analytics, Ads, BigQuery, Firebase e Accelerated Mobile Pages (AMP). Dessa maneira, pode-se agrupar e analisar todos os dados do seu negócio online e obter insights que realmente lhe ajudarão a melhorar seus resultados.
COMO INTEGRAR A GOOGLE OPTIMIZE?
Para integrar a Google Optimize à sua loja online é muito simples:
01 – Primeiramente, acesse a homepage Optimize;
02 – Logo depois, faça login com o seu e-mail e senha da Google;
03 – Clique no botão “Criar experiência”;
04 – Selecione o tipo de teste;
05 – Em seguida, selecione o site e-commerce que pretende monitorar;
06 – Posteriormente, adicione (como indicado) o snippet de código ao seu site.
Acompanhe os dados que serão gerados durante os testes e tire suas conclusões, isto é, tenha seus insights para melhorias.
VANTAGENS DE USAR A GOOGLE OPTIMIZE NO E-COMMERCE
Ao utilizar a Google Optimize você obtém vantagens como:
- Alta capacidade de avaliação de resultados por meio de testes que geram dados estatísticos;
- Obtenção de dados que viabilizam intervenções precisas no layout / Design da sua loja virtual;
- Mais facilidade para relacionar ações realizadas por usuários no ambiente da sua loja virtual;
- Mais praticidade para visualizar as áreas do seu site e-commerce que precisam ser otimizadas;
- Mais facilidade para obter insights para melhorias contínuas no seu comércio eletrônico.
Como se pode observar, essa ferramenta permite monitorar e aprimorar os pilares de todo e-commerce, que são a geração de mais visitantes, mais clientes e mais fregueses que compram cada vez mais e com Ticket Médio cada vez maior. Em outras palavras, ela viabiliza uma melhoria contínua.
Acesse e leia também o nosso artigo “Usabilidade e-commerce”. Conheça, então, 10 boas práticas de acessibilidade para sua loja virtual!