
Consegue imaginar os consumidores encontrando os produtos da sua loja virtual de forma rápida e intuitiva? Já imaginou eles fazendo isso apenas apontando a câmera para uma imagem e boom, visualizando na sequência as suas páginas de vendas nas SERPs? É, minha amiga e meu amigo leitor, é assim que funciona o Google Lens.
Ferramenta inovadora, o Google Lens é um aplicativo que faz uso de visão computacional para interpretar o ambiente. Ele pode identificar imagens do mundo real e, desse modo, descobrir e apresentar ao usuário imagens semelhantes disponíveis na web. No seu e-commerce, essa pode ser uma maneira muito interessante de fazer os consumidores encontrarem os seus produtos. Saiba mais em seguida!
COMO FUNCIONA O GOOGLE LENS?
Incrivelmente prático, o app Google Lens consegue identificar rapidamente uma imagem da galeria ou que esteja na mira da câmera do celular. Ele analisa a imagem e, logo depois, reconhece os objetos e textos que estiverem na cena.
Com este superpoder, o Google Lens consegue realizar as seguintes proezas:
- Distinguir objetos da imagem como animais, plantas e até produtos;
- Extrair textos de uma imagem;
- Traduzir textos de placas, menus e documentos;
- Fotografar problemas matemáticos e fornecer soluções;
- Ler códigos de barras e QR codes;
- Encontrar produtos semelhantes ao da imagem e, além disso, comparar preços.
Resumindo, o Google Lens é uma ferramenta útil para empresas de e-commerce como a sua. Ao fazer pesquisas visuais de produtos, ele pode ajudar os consumidores a encontrar os seus produtos e, assim, a aumentar suas vendas online. Por isso, é importante otimizar sua loja virtual para aproveitar esse tipo de pesquisa. Continue lendo!
ESTATÍSTICAS DO GOOGLE LENS
Parece que os comerciantes online ainda não se deram conta do poder do Google Lens. Para você ter uma ideia, conforme dados citados pelo vice-presidente de pesquisa e comércio de soluções globais de anúncios do Google, Brendon Kraham, o app processa nada menos do que 20 bilhões de pesquisas visuais todos os meses.
Em outras palavras, estamos falando de cerca de 240 bilhões de pesquisas visuais por ano. De acordo com Kraham, entre os vários tipos de consultas online, as quais incluem as realizadas por texto, por seleção e por voz, a pesquisa visual é a que mais cresce. Além disso, ainda segundo Kraham, os jovens que têm entre 18 e 24 anos são os que mais se envolvem com o Google Lens.
Diante disso, você comerciante precisa agir para tentar captar esse público para dentro da sua loja online. E você pode fazer muitas coisas a esse respeito. A seguir, apresentamos algumas propostas que você poderá aplicar a partir de agora. Confira!
APROVEITANDO O POTENCIAL DO GOOGLE LENS NO E-COMMERCE
Para aproveitar o potencial do Google Lens na sua loja virtual é necessário otimizar as imagens dos seus produtos de forma a garantir que elas apareçam nas pesquisas visuais do aplicativo. Tente aplicar, por exemplo, as seguintes ações de SEO:
- Nomeie os arquivos das imagens de forma descritiva, usando palavras-chave relevantes;
- Preencha as tags de alt text das imagens com as palavras-chave pertinentes;
- Use os formatos de imagens mais adequados como JPEG e PNG;
- Dimensione as imagens do jeito certo para que, desse modo, elas possam carregar rapidamente;
- Envie sitemaps para o Google Search Console, pois isso ajudará o Google a indexar as imagens.
Além disso, é de extrema importância incluir palavras-chave relevantes nos títulos, subtítulos e descrições das suas páginas de produtos. Procure colocar a imagem no topo da página. E certifique-se de que as imagens sejam responsivas.
UTILIDADE PARA O E-COMMERCE
Ao otimizar as imagens da sua loja online para o Google Lens, você melhora a experiência dos seus clientes, mas não apenas isso. Esse processo também pode aumentar o tráfego orgânico, levando mais internautas até as suas páginas de vendas.
Pense bem, existem muitas entradas para pesquisas no Google e, nesse cenário, a pesquisa visual tem o seu valor. Ela está em crescimento, principalmente agora que as gerações nativas digitais estão entrando na fase adulta. Portanto, não desperdice o potencial do Google Lens para o bem do seu e-commerce!